Navigation path

Left navigation

Additional tools

Comissão Europeia

Comunicado de imprensa

Bruxelas, 12 de outubro de 2012

Erasmus para Jovens Empresários apoiou mais de 2 600 empresários

Em vésperas da Semana das PME, que decorrerá de 15 a 21 de outubro, o Programa Erasmus para Jovens Empresários atingiu um marco importante: o Programa apoiou mais de 2 600 empresários, tendo sido organizados até à data mais de 1 300 intercâmbios entre novos empresários e empresários estabelecidos. Numa cerimónia realizada ontem à noite em Bruxelas, os empresários e os pontos de contacto locais (organizações intermediárias) receberam prémios por terem contribuído ativamente e com sucesso para o Programa.

As participações no concurso demonstram que o Programa ganhou balanço – em especial ao longo do último ano – e que trouxe benefícios tanto para os novos empresários como para os empresários de acolhimento, e ainda para a economia da UE. Foram utilizadas cinco categorias de prémios diferentes para avaliar o Vídeo da Melhor História de Sucesso, a Melhor Cooperação Pós-Parceria, o Melhor Conceito de Empresa de Novos Empresários, o Melhor Empresário de Acolhimento e a Melhor Organização Intermediária.

Antonio Tajani, Vice-Presidente da Comissão Europeia, Comissário responsável pela política empresarial e industrial, salientou: «É necessário melhorar a internacionalização das PME da UE, já que são relativamente poucas as que exportam os seus bens e serviços, tanto dentro como fora da UE. Tantos os empresários de acolhimento como os novos empresários beneficiam da iniciativa Erasmus para Jovens Empresários, que lhes permite reforçar o seu acesso aos mercados e identificar potenciais parceiros noutros países da UE.»

Ver entrevista com participantes Erasmus

Para mais informação acerca do Programa Erasmus para Empresários

Mais informação acerca dos prémios

Exemplos de intercâmbios - casos de estudo

Vencedores dos Prémios Erasmus Espírito Empresarial 2012

Para Vídeo da Melhor História de Sucesso

  • Novo empresário: Luca Oggianu (IT) – empresário de acolhimento (HE) Christophe Chatillon (BE): Serviços digitais no domínio das aplicações

  • Novo empresário: Ramon Francos Sanchez (ES) – EA Piotr Przewrocki (PL): Serviços multimédia

  • Novo empresário: Liga Stige (LV) – EA George Skafidas (EL): Serviços intermediários aduaneiros

Para Melhor Cooperação Pós-Parceria

  • Novo empresário: Sébastien Aubert (FR) – EA Thierry Baujard (DE): Produção e financiamento de filmes

  • Novo empresário: Dimitris Matsakis (EL) – EA Pierre Engel (FR): Consultoria e criação de capacidades no âmbito das tecnologias espaciais

  • Novo empresário: Sylvain Lemoine (FR) – EA Carl Georg Rasmussen (DK): Transportes sustentáveis

Para Melhor Conceito de Empresa

  • Novo empresário: Marius Dan Croitoru (RO): Plataformas em linha para estudantes e jovens profissionais

  • Novo empresário: Esther Pascual Fernandez (ES): Reutilização de estrume animal no fabrico de vasos para plantas

  • Novo empresário: Marco Migliorisi (IT): Moda ecológica

Para Melhor Empresário de Acolhimento

  • Joseph A. Bugeja (MT): Viagens e turismo

  • Gianluca Massimiliano Frongia (IT): Promoção do desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens para que se tornem cidadãos ativos

  • Seppo Huurinainen (FI): Fornecedor de sistemas de bioenergia ERP (Enterprise Resource Planning - planificação dos recursos da empresa)

Para Melhor Organização Intermediária

  • Unioncamere del Veneto - Eurosportello Veneto (IT)

Acerca do Programa Erasmus para Jovens Empresários

Desde 2009, um empresário que pretenda criar uma empresa ou que a tenha recentemente criado pode beneficiar da orientação de um empresário experiente noutro país, trabalhando a seu lado por um período que pode ir até seis meses. A iniciativa «Erasmus para Jovens Empresários» facilita a criação de redes entre empresários, aproveitando os conhecimentos e a experiência transfronteiras no interior da UE.

As estatísticas mostram que 93 % dos novos empresários e 86 % dos empresários de acolhimento que participaram no Programa afirmam que o intercâmbio contribui para o desenvolvimento das sua empresas. 84 % dos empresários de acolhimento gostariam de acolher um novo empresário. Muitos dos intercâmbios resultam numa cooperação a longo prazo entre dois empresários, bem como na internacionalização das suas empresas. Além disso, o programa não só contribui para a criação de novas empresas como também as torna mais robustas e sustentáveis.

O Programa foi lançado pela Comissão Europeia como um projeto-piloto. Em virtude dos seus resultados positivos, a Comissão decidiu incluí-lo no Programa para a Competitividade e a Inovação (PCI) e prevê-se a sua continuação ao abrigo do Programa para a Competitividade das Empresas e PME (COSME).

Semana Europeia das PME 2012 – Mais mulheres empresárias para criar crescimento e emprego

A Semana Europeia das PME 2012 destina-se a promover e apoiar as mulheres empresárias. Esta semana tem como objetivo:

  • fornecer informações sobre o apoio disponibilizado pela UE e as autoridades nacionais, regionais e locais às micro, pequenas e médias empresas.

  • promover o espírito empresarial de modo a que mais pessoas, especialmente jovens, considerem seriamente a possibilidade de ser empresários enquanto opção de carreira.

  • reconhecer o contributo dos empresários para o bem-estar, o emprego, a inovação e a competitividade na Europa.

A Cimeira da Semana Europeia das PME 2012 decorrerá em Bruxelas em 17 de outubro. O tema da conferência será «As Mulheres e o Espírito Empresarial».

Mais informação sobre a semana das PME.

Contactos :

Carlo Corazza (+32 2 295 17 52)

Sara Tironi (+32 2 299 04 03)


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website