Navigation path

Left navigation

Additional tools

Prémios Europeus de Promoção da Iniciativa Empresarial: pré-seleção das melhores políticas de empreendedorismo

European Commission - IP/12/1064   04/10/2012

Other available languages: EN FR DE DA NL IT SV EL ET LT SK TR

Comissão Europeia

Comunicado de imprensa

Bruxelas, 4 de outubro de 2012

Prémios Europeus de Promoção da Iniciativa Empresarial: pré-seleção das melhores políticas de empreendedorismo

Os candidatos aos Prémios Europeus de Promoção da Iniciativa Empresarial ajudam a criar empresas e a desenvolvê-las, sejam elas tecnológicas ou tradicionais, locais ou internacionais. Estes prémios reconhecem a inovação e premeiam o êxito dos organismos públicos e das parcerias público-privadas na promoção das empresas e do empreendedorismo, tanto a nível nacional ou regional como local. Os projetos deste ano apoiaram os empresários — com idades entre 10 e mais de 50 anos — uma vez que, em toda a Europa, são eles que criam e desenvolvem pequenas e médias empresas (PME), essenciais para a nossa economia. Os vencedores de cada uma das cinco categorias serão anunciados na primeira Assembleia das PME, que se realizará em Chipre, a 15 de novembro de 2012. Um projeto receberá igualmente o prestigioso Grande Prémio do Júri.

Antonio Tajani, Vice-Presidente da Comissão Europeia, responsável pela Indústria e pelo Empreendedorismo, teceu os seguintes comentários: «A criatividade revelada por estes projetos demonstra exatamente por que motivo é tão importante incentivar o espírito empresarial, que é o motor da atividade económica na Europa. Estes projetos, que representam melhores práticas, reforçam a ideia de que as pequenas empresas não só impelem o futuro sucesso económico mas também que o seu setor está cada vez mais acessível e inclusivo. Temos de multiplicar estas histórias reais de sucesso e dotar a Europa de uma abordagem mais orientada para a atividade empresarial e mais favorável às empresas, sobretudo no atual contexto económico.»

Estão disponíveis mais informações sobre os projetos pré-selecionados no documento MEMO/12/739.

Informações completas sobre os prémios, o júri e os seus colaboradores

Vídeo do vencedor do grande prémio do ano passado, Barcelona Activa

«Small Business Act»

Este ano, na fase nacional dos concursos, foram apresentados mais de 402 projetos, em busca de uma oportunidade para concorrer aos prémios europeus. Registaram-se participações oriundas de um número recorde de países europeus: os 27 Estados-Membros da UE e ainda a Croácia, a Sérvia e a Turquia, num total de 30 países. Um júri de alto nível, representando as empresas, os governos e as universidades, analisou as 57 participações nacionais vencedoras e pré-selecionou 14 projetos em cinco categorias:

Categoria 1: Promoção do espírito empresarial

  • Bélgica: Apoio à fase de pré-arranque de empresas emergentes na Flandres para a criação de mais de 200 novas empresas.

  • Chipre: Aumentar o empreendedorismo das mulheres de 10 % para cerca de 30 % em 10 anos proporcionando um acesso fácil ao financiamento através de um banco cooperativo criado por mulheres empresárias.

  • Países Baixos: «Cultivar» o espírito empresarial nas crianças entre os 10 e os 12 anos.

  • Reino Unido: Incentivar a aspiração à criação de empresas entre os grupos difíceis de atingir; criação de 890 postos de trabalho através do envolvimento da comunidade local.

Categoria 2: Investimento em qualificações

  • França: Programa «PROGRESS» para a economia social e solidária, resultando na criação de 880 postos de trabalho.

  • Suécia: Promoção de um pólo de visualização digital e do empreendedorismo numa pequena cidade rural militar.

Categoria 3: Desenvolvimento do ambiente empresarial

  • Dinamarca: Prestar assistência às empresas em crise respondendo às necessidades dos empresários.

  • Estónia: Relatórios anuais apresentados por via eletrónica, originando poupanças superiores a 4,5 milhões de euros.

  • Itália: Fazer face às dificuldades enfrentadas pelas PME em zonas urbanas proporcionando o acesso ao aconselhamento ou ao financiamento a mais de 200 empresas.

Categoria 4: Apoio à internacionalização das empresas

  • Portugal: Cooperação no desenvolvimento de uma marca e divulgação dos vinhos do Douro a nível mundial.

  • Eslováquia: Apoio às atividades transfronteiriças das mulheres empresárias, proporcionando recursos e intercâmbio de melhores práticas.

Categoria 5: Iniciativa empresarial responsável e inclusiva

  • Turquia: Apoio às pessoas com deficiência no local de trabalho mediante formação profissional e um programa de tutoria.

  • Luxemburgo: Reconhecer o compromisso com um empreendedorismo socialmente responsável.

  • Lituânia: Estabelecimento de uma abordagem unificada à RSE facultando formação e apoio a mais de 500 PME.

Contexto

Desde 2006, os Prémios Europeus de Promoção da Iniciativa Empresarial têm recompensado a excelência na promoção do empreendedorismo e das pequenas empresas a nível nacional, regional ou local. Os seus objetivos consistem em identificar e reconhecer as atividades e as iniciativas bem-sucedidas desenvolvidas para promover as empresas e o empreendedorismo, pôr em evidência e partilhar exemplos de melhores práticas e políticas de empreendedorismo, criar uma maior consciencialização do papel dos empresários na sociedade e incentivar e inspirar potenciais empresários.

Contactos :

Carlo Corazza (+32 2 295 17 52)

Sara Tironi (+32 2 299 04 03)


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website