Navigation path

Left navigation

Additional tools

Comissão Europeia

Comunicado de imprensa

Bruxelas, 4 de outubro de 2012

Agenda Digital: grandes bancos, empresas de telecomunicações e administrações públicas reúnem esforços na simulação de um ciberataque a nível da UE

Centenas de peritos em cibersegurança de toda a UE vão testar o seu grau de preparação para combater os ciberataques, numa simulação que se prolongará por todo o dia de hoje na Europa. O exercício CiberEuropa 2012 envolve 400 peritos de grandes instituições financeiras, empresas de telecomunicações, fornecedores de serviços Internet e administrações nacionais e locais de toda a Europa, que se confrontarão com mais de 1200 ciberincidentes distintos (incluindo mais de 30 000 mensagens de correio eletrónico) durante a simulação de um ataque de negação de serviço distribuída (distributed denial of service, ou DDoS). O exercício pretende testar a forma como irão responder e cooperar entre si em caso de ataque sustentado contra os sítios Web públicos e os sistemas informáticos dos grandes bancos europeus. A acontecer na realidade, um ataque deste género causaria enormes problemas para milhões de cidadãos e empresas em toda a Europa, bem como milhões de euros de prejuízo para a economia da UE.

Nas palavras de Neelie Kroes, vice-presidente da Comissão Europeia: «É a primeira vez que os bancos e as empresas ligadas à Internet participam num exercício de simulação de um ciberataque à escala da UE. Esta cooperação é essencial devido ao aumento da escala e da sofisticação dos ciberataques. Trabalhar em conjunto a nível europeu para manter em funcionamento a Internet e outras infraestruturas essenciais é o lema deste exercício.»

Os incidentes informáticos são cada vez mais frequentes. Em 2011, os ataques através da rede aumentaram 36%. Entre 2007 e 2010, as empresas que notificaram incidentes de segurança com impacto financeiro aumentaram para o quádruplo (passando de 5% em 2007 para 20% em 2010).

Durante a próxima década, os peritos do Fórum Económico Mundial estimam em 10% a probabilidade de ocorrência de um grande incidente numa Infraestrutura Crítica da Informação que cause prejuízos económicos de 200 mil milhões de euros.

Contexto

Este exercício teórico utiliza um sistema autónomo para simular as características e o desempenho das próprias infraestruturas críticas da informação. Não envolverá qualquer infraestrutura realmente existente. Os peritos da ENISA (a Agência Europeia para a Segurança das Redes e da Informação) apresentarão um primeiro esboço dos resultados iniciais nos dias imediatamente após o exercício e um relatório com as principais conclusões será publicado antes do final do ano.

O CiberEuropa 2012 decorre em paralelo com o Mês Europeu da Cibersegurança e é o segundo exercício organizado pelos Estados-Membros, pela Comissão e pela ENISA de simulação de um ciberataque a nível da UE. O exercício de 2012 atinge um âmbito e uma escala muito superiores aos do exercício inaugural, em 2010 (IP/10/1459).

As instituições europeias criaram também recentemente a sua própria equipa de resposta a emergências informáticas (CERT-EU), com o objetivo de proteger as instituições contra as ameaças e incidentes no domínio da segurança informática (ver IP/12/949). A Comissão Europeia e o Serviço Europeu para a Ação Externa têm a intenção de apresentar, até ao final de 2012, uma estratégia global sobre a segurança no ciberespaço. Um elemento fundamental dessa estratégia será uma proposta legislativa destinada a melhorar a segurança das redes e da informação em toda a UE. A proposta irá prever a criação de um mecanismo de cooperação entre os Estados‑Membros e introduzirá requisitos de segurança para o setor privado. No quadro da preparação dessa mesma proposta, a Comissão está atualmente a conduzir uma consulta junto dos governos, das empresas e dos consumidores sobre a segurança das redes e dos sistemas de informação, incluindo a Internet (ver IP/12/818). A consulta decorre até 15 de outubro.

Ligações úteis

Política da UE em matéria de segurança das redes e da informação:

Sítio Web da ENISA

Sítio Web da Agenda Digital:

Dê-nos a sua opinião

Hash Tag: CyberEurope12

Sítio Web de Neelie Kroes:

Acompanhe Neelie no Twitter

Contactos:

Ryan Heath (+32 2 296 17 16), Twitter: http://twitter.com/RyanHeathEU

Linda Cain (+32 2 299 90 19)


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website