Navigation path

Left navigation

Additional tools

Crianças europeias darão o seu nome à constelação de satélites do Galileo

European Commission - IP/11/999   01/09/2011

Other available languages: EN FR DE DA ES NL IT SV FI EL CS ET HU LT LV MT PL SK SL BG RO

Comissão Europeia - Comunicado de Imprensa

Crianças europeias darão o seu nome à constelação de satélites do Galileo

Bruxelas, 1 de Setembro de 2011: a criança que fizer o melhor desenho sobre o tema do espaço ou da aeronáutica em cada Estado-Membro dará o seu nome a um satélite do programa Galileo. Os dois primeiros satélites, cujo lançamento está previsto para 20 de Outubro, terão os nomes dos jovens vencedores na Bélgica (Thijs) e na Bulgária (Natalia), países em que o concurso já teve lugar no início deste ano1. Hoje, a Comissão Europeia lançou o concurso nos outros 25 Estados-Membros, a fim de poder baptizar os satélites que serão lançados até 2019. Nos concursos podem participar crianças com idades compreendidas entre os 9 e os 11 anos.

Antonio Tajani, Vice-Presidente da Comissão Europeia, Comissário responsável pela Indústria e pelo Empreendedorismo, declarou: «Com a navegação por satélite, a exploração do espaço e a observação espacial, o tema do espaço reveste uma importância crescente para os cidadãos e para o nosso futuro económico. Gostaríamos de incentivar a criatividade das crianças e vê-las apaixonarem-se pelo espaço e as suas oportunidades a partir de uma idade jovem. Recompensamos esta criatividade oferecendo uma oportunidade única a 27 crianças: darem o seu nome a um satélite.»

De 1 de Setembro a 15 de Novembro, as crianças que vivem na UE e que nasceram em 2000, 2001 e 2002 – início do programa Galileo ‑ são convidadas a fazer um desenho sobre o tema do espaço e da aeronáutica e, utilizando um scanner ou uma fotografia digital, a carregar o ficheiro do desenho no sítio Web do concurso. Em cada país, um júri nacional seleccionará o melhor desenho e o vencedor terá o seu nome atribuído a um dos satélites da constelação Galileo. Os lançamentos dos satélites realizar-se-ão regularmente a partir de 2012, até que a totalidade da constelação esteja completa (deve contar 30 satélites). A ordem em que os nomes das crianças serão dados aos satélites é determinada pela ordem alfabética dos Estados-Membros na sua língua nacional.

O concurso é anunciado em cada Estado-Membro através de comunicados de imprensa e de conferências de imprensa, de correio dirigido às escolas, às associações de professores e aos portais de ensino. Esta iniciativa também deve contribuir para despertar o interesse dos alunos e permitir aos professores abordarem mais facilmente na classe o tema do espaço e da navegação por satélite.

O concurso pode ser consultado no seguinte sítio: http://www.galileocontest.eu/pt/competition.

Contexto

O programa Galileo é o projecto europeu no domínio da navegação por satélite. Cria um sistema mundial de navegação por satélite semelhante ao GPS. Dada a importância cada vez maior das aplicações de navegação por satélite, tanto para as empresas como para os cidadãos, o projecto Galileo assegurará a independência da Europa neste importante domínio, garantindo a disponibilidade dessas aplicações.

Prevê-se que o Galileo contribua com 90 mil milhões de euros para a economia europeia ao longo de um período de 20 anos, sob a forma de receitas adicionais para a indústria e de benefícios públicos e sociais, sem contar com a vantagem da independência.

A partir de 2014/2016, o Galileo prestará três serviços iniciais, graças a uma primeira constelação com um mínimo de 24 satélites: um serviço aberto (2014), um serviço público regulamentado (2016) e um serviço de busca e salvamento (2014). Seguidamente, serão criados outros serviços, que incluirão um serviço comercial combinando dois sinais codificados para aumentar o débito de dados e autenticar os dados com mais precisão.

Para mais informações:

Para mais informações sobre o Galileo:

http://ec.europa.eu/enterprise/policies/satnav/galileo

Contactos:

Carlo Corazza (+32 2 295 17 52)

Andrea Maresi (+32 2 299 04 03)

1 :

Concurso na Bélgica

Concurso na Bulgária


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website