Navigation path

Left navigation

Additional tools

Comissão Europeia - Comunicado de Imprensa

Novo apoio da Comissão para melhorar as condições de vida e a criação de emprego no Egipto

Bruxelas, 17 de Agosto de 2011 - A Comissão Europeia aprovou hoje a concessão ao Egipto de um montante de 100 milhões de EUR destinados a melhorar as condições de vida das pessoas mais desfavorecidas no Cairo, criar mais emprego e alargar o acesso à energia sustentável. O novo apoio irá melhorar as condições ambientais na região, através do financiamento de iniciativas de recolha de resíduos, reciclagem de resíduos sólidos, sistemas de energia solar para postos de saúde e eliminação das águas residuais. Irá também, através de grupos da sociedade civil, aumentar a sensibilização para os desafios ambientais com que se confrontam os residentes e ajudará a população local, especialmente as mulheres e os jovens, a participar no desenvolvimento das suas próprias regiões. 1 milhão de egípcios irá beneficiar do programa.

«O nosso apoio irá ajudar onde é mais necessário – melhores condições de vida para as pessoas mais desfavorecidas, mais empregos e energia mais barata. Contribuirá para uma verdadeira mudança na vida quotidiana dos cidadãos em todo o Egipto», afirmou o Comissário da UE para o Alargamento e a Política Europeia de Vizinhança, Štefan Füle.

No Cairo, 60 % da população vive actualmente em bairros degradados e não dispõe de serviços sociais de base como o acesso a água potável, esgotos e eliminação de resíduos. Os residentes constroem frequentemente as suas habitações sem obterem uma licença de construção adequada ou sem qualquer ligação adequada às infra‑estruturas públicas.

A nível do comércio, o apoio da Comissão permitirá melhorar as oportunidades de exportação através de acções de formação, de aconselhamento jurídico e da criação de um quadro regulamentar adequado. Para além de melhorarem a qualidade das exportações, estas medidas contribuirão também, em última análise, para a criação de emprego e para uma descida dos preços dos produtos alimentares para a população.

No domínio da energia, o programa contribuirá para a promoção de fontes de energia renováveis e para a redução das emissões de gases com efeito de estufa, através de medidas como a utilização crescente de aquecedores solares, a criação de programas de poupança de energia para a iluminação de edifícios públicos e das ruas e o reforço da transparência e da clareza das tarifas.

Este apoio, parte do programa de acção anual, ajudará o Egipto a enfrentar alguns dos seus desafios mais importantes e urgentes à medida que evolui no sentido de uma sociedade mais democrática baseada na prosperidade partilhada.

Em conformidade com as prioridades do Egipto e as duas comunicações conjuntas da Comissão Europeia e da Alta Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança («Uma Parceria para a democracia e a prosperidade partilhada com o Sul do Mediterrâneo»1 e «Uma nova estratégia para uma vizinhança em mutação»2,) o apoio financeiro da União Europeia incidirá em especial sobre:

  • a melhoria das condições de vida da população mais desfavorecida residente em zonas que não dispõem de infra-estruturas suficientes na região do Grande Cairo, (20 milhões de EUR);

  • a aplicação de reformas relacionadas com o comércio e o mercado nacional, que deverão contribuir para um crescimento económico global e a criação de emprego (20 milhões de EUR);

  • a melhoria do abastecimento de energia sustentável para toda a população através da promoção das energias renováveis e da eficiência energética, juntamente com um reforço da transparência financeira do sector energético (60 milhões de EUR).

Para mais informações

Relações UE-Egipto:

http://ec.europa.eu/europeaid/where/neighbourhood/country-cooperation/egypt/egypt_en.htmh

Política Europeia de Vizinhança (PEV):

http://ec.europa.eu/world/enp/index_en.htm

Contactos :

Michael Mann (+32 2 299 97 80)

Anca Paduraru (+32 2 296 64 30)

1 :

COM(2011)200 de 8 de Março de 2011.

2 :

COM(2011)303 de 25 de Maio de 2011.


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website