Navigation path

Left navigation

Additional tools

Agenda Digital: Vencedores do concurso «Melhor conteúdo infantil em linha»

European Commission - IP/11/746   17/06/2011

Other available languages: EN FR DE DA ES NL IT SV FI EL CS ET HU LT LV MT PL SK SL BG RO

Comissão Europeia - Comunicado de Imprensa

Agenda Digital: Vencedores do concurso «Melhor conteúdo infantil em linha»

Bruxelas, 17 de Junho de 2011. – Neelie Kroes, Vice-Presidente da Comissão Europeia e responsável pela Agenda Digital, anunciou os prémios para os criadores dos melhores conteúdos em linha, jogos inteligentes, revistas interactivas em linha ou sítios Web destinados aos jovens menores de 12 anos. A Comissão, juntamente com os centros «Internet mais Segura» de 14 países, recebeu 780 projectos no âmbito do concurso «Melhor conteúdo infantil em linha», destinado a encorajar a criação de conteúdos de qualidade e a chamar a atenção para o potencial existente para as crianças em linha. Este primeiro concurso esteve aberto a jovens e adultos, ONG e organizações públicas e comerciais. Foram três os vencedores premiados em cada uma das duas categorias (jovens e adultos). Os vencedores são nacionais da Bélgica, da Alemanha, dos Países Baixos e da Polónia.

Embora de ano para ano as crianças adiram ao mundo em linha cada vez mais cedo, apenas um em cada três jovens com idades compreendidas entre os 9 e os 12 anos considera, de acordo com um inquérito recente EUKidsOnline (IP/10/1368), que existem suficientes coisas interessantes em linha para a sua idade. Os prémios foram atribuídos em Bruxelas durante uma cerimónia realizada no âmbito da Assembleia da Agenda Digital. A Comissão está empenhada em ajudar pais e filhos a navegarem em segurança na Internet, com medidas que se enquadram na Agenda Digital para a Europa (ver IP/10/581, MEMO/10/199 e MEMO/10/200).

Nas palavras de Neelie Kroes: «É com satisfação que vejo que muitos adolescentes responderam ao desafio de criar conteúdos adequados para os seus colegas mais novos. Espero que um número maior de adultos e de empresas garantam que os seus conteúdos tornem a Internet um local mais rico e mais acolhedor para as crianças.»

Ainda este ano, a Comissão irá lançar uma iniciativa que visa tornar a Internet um local mais seguro, dando ao mesmo tempo ferramentas aos mais novos para conhecerem os seus direitos e responsabilidades em linha e tirarem o máximo partido das novas tecnologias, no respeito de si mesmos e dos outros. A Comissão continuará igualmente a estimular o crescimento e a visibilidade dos conteúdos infantis de qualidade em linha, promovendo a diversidade linguística e cultural e ajudando os pais e os professores a confiarem nos benefícios das novas tecnologias para as crianças.

Vencedores na categoria «Jovens»

1.º prémio - www.palkan.de – trata-se do portal em linha de uma «revista de alunos», centrado na aprendizagem, na comunicação entre alunos e em informações sobre a actualidade. Foi criado por alunos dos 5.º e 6.º anos da escola secundária Bruno-H.-Bürgel, na Alemanha.

2.º prémio - www.habbolive.nl – trata-se de um sítio dedicado ao mundo virtual Habbo Hotel. O Habbolive fornece aos fãs de Habbo as últimas informações sobre o que se passa em Habbo e oferece jogos infantis. Habbo foi criado por Wim Borgerdijn (14), Kimberly Nijzink (15) e Mark Bruil (15), dos Países Baixos.

3.º prémio - www.superpilot.cba.pl – trata-se de um sítio que aborda questões de segurança geral e de segurança em linha e fornece material e recursos educativos gerais. Foi criado por Aleksandra Anna Klimczak (16) e Wojciech Wiesław Froń (16), da Polónia.

Vencedores na categoria «Adultos»

1.º prémio - www.hetklokhuis.nl – trata-se de um sítio de diversão e educativo que oferece muitas possibilidades de criação de conteúdos, por exemplo através do SketchMaker e do GameMaker. Foi criado pelo Hetklokhuis, o programa de televisão neerlandês com fins educativos para as crianças.

2.º prémio - www.kinderzeitmaschine.de – trata-se de um sítio Web sobre a história da humanidade, criado por Sabine Gruler, Kirsten Wagner e Bianca Bonacci, uma iniciativa privada da Alemanha.

3.º prémio - www.ketnet.be – trata-se de um sítio Web que visa dar às crianças a possibilidade de serem criativas, por exemplo de desenharem ou conceberem jogos de perguntas e respostas. Foi criado pelo canal flamengo de televisão para crianças Ketnet.

Contextualização

O concurso para os melhores conteúdos em linha foi lançado em Outubro de 2010. Entre Novembro de 2010 e Abril de 2011, o concurso decorreu a nível nacional na Alemanha, na Bélgica, na Eslovénia, na Espanha, em França, na Grécia, na Hungria, na Islândia, na Itália, na Letónia, nos Países Baixos, na Polónia, em Portugal e na República Checa.

Os vencedores dos concursos nacionais foram nomeados para concorrerem ao prémio europeu. Um júri europeu, presidido pela professora Sonia Livingstone da London School of Economics and Political Science e pelo coordenador do projecto EUKidsOnline, seleccionou os vencedores dos prémios europeus.

Para mais informações:

Nominees for the European Award for Best Children's Online Content

Mais informações sobre o inquérito EUKidsOnline:

www.eukidsonline.net

Mais informações sobre os critérios de selecção e de atribuição de prémios do concurso:

http://ec.europa.eu/information_society/activities/sip/events/competition/index_en.htm

Producing and providing online content for children and young people- an inventory

Programa «Para uma Internet mais segura»:

http://ec.europa.eu/information_society/activities/sip/index_en.htm

Sítio Web da Agenda Digital:

http://ec.europa.eu/information_society/digital-agenda/index_en.htm

Sítio Web da Comissária Neelie Kroes:

http://ec.europa.eu/commission_2010-2014/kroes/

Acompanhe Neelie Kroes no Twitter: http://twitter.com/neeliekroeseu

Contactos :

Jonathan Todd (+32 2 299 41 07)

Linda Cain (+32 2 299 90 19)


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website