Navigation path

Left navigation

Additional tools

Comunicado de Imprensa da Comissão Europeia

Luta contra o tabagismo: Comissão Europeia lança campanha à escala da União

Bruxelas, 16 de Junho de 2011 – O Comissário europeu para a Saúde e Defesa do Consumidor, John Dalli, lançou hoje uma campanha à escala da União Europeia, sob o lema «Os ex-fumadores são imparáveis». O tabagismo é a principal causa de doença evitável na União Europeia e estima-se que provoque a morte de mais de 650 000 pessoas por ano na UE. Os fumadores representam um terço da população. A campanha hoje lançada, que durará três anos, centrar-se-á nos efeitos positivos do abandono do tabagismo e recorrerá a um conjunto coordenado de meios, designadamente publicidade, redes sociais, eventos e ferramentas práticas, para fazer passar a mensagem aos fumadores e ajudá-los a deixar de fumar.

«Os ex-fumadores são imparáveis»

A campanha dirige-se aos fumadores com idades compreendidas entre 25 e 34 anos, que representam quase 28 milhões de pessoas na UE. A campanha tem como objectivo chamar a atenção para o que os fumadores têm a ganhar se deixarem de fumar e apresenta ex-fumadores e as suas vitórias como modelos de conduta inspiradores para quem pretende deixar de fumar. Além disso, a campanha oferece aos fumadores ajuda prática para abandonarem o tabaco através de uma iniciativa inovadora, a «iCoach».

O primeiro ano será dedicado ao desenvolvimento e à divulgação do conceito. Os anos seguintes centrar-se-ão nas vantagens para os ex-fumadores: os benefícios físicos, pessoais e mesmo financeiros de se deixar de fumar. Prestar-se-á especial atenção a grupos específicos, como as mulheres e os grupos socioeconómicos mais desfavorecidos. Deste modo, é possível assegurar que a mensagem «Os ex-fumadores são imparáveis» será adaptada aos públicos nacionais e aos diversos grupos demográficos e atingirá todos os recantos da UE.

No lançamento da campanha, o Comissário John Dalli declarou: Os jovens começam a fumar porque são levados e pensar que é «fixe»; continuam a fumar porque o tabaco causa dependência; e mais de 650 000 pessoas morrem todos os anos na UE porque o tabaco é extremamente tóxico. As autoridades públicas têm um papel a desempenhar ao ajudar os cidadãos a quebrar este ciclo de dependência e morte e doença evitáveis. É este o propósito da campanha "Os ex-fumadores são imparáveis". Estou certo de que a campanha ajudará os fumadores a compreender que têm muito a ganhar se deixarem de fumar».

A iniciativa iCoach

A campanha «Os ex-fumadores são imparáveis» inclui uma ferramenta eficaz destinada a ajudar os fumadores a deixar de fumar. A iCoach é uma plataforma digital de acesso livre para aconselhamento sobre saúde, disponível em todas as línguas oficiais da UE. Ao contrário de outras ferramentas digitais sobre saúde, a iCoach dirige-se também às pessoas que não pretendem deixar de fumar e às que apresentam um risco elevado de recidiva.

Participação contínua da UE

O primeiro acto legislativo da UE relacionado com a luta antitabaco foi adoptado na década de 80 do século XX. Desde então, foi introduzida legislação e foram definidas políticas, a nível da UE, nos domínios da regulamentação dos produtos do tabaco, publicidade e protecção das pessoas contra o tabagismo passivo, bem como prevenção do tabagismo, sensibilização e apoio ao abandono dos hábitos tabágicos.

Esta abordagem europeia inclui, desde 2002, a realização de campanhas de sensibilização à escala da UE.

A primeira destas campanhas, financiada pela Comissão, com o lema «Não hesites em dizer não», decorreu entre 2002 e 2004.

A campanha «HELP», que decorreu entre 2005 e 2010, centrou-se na prevenção do tabagismo, no abandono dos hábitos tabágicos e no tabagismo passivo, visando, em especial, os jovens europeus dos 15 aos 25 anos de idade.

A nova campanha «Os ex-fumadores são imparáveis», que constitui o seguimento natural das precedentes, passará a centrar-se nas vantagens de deixar de fumar, em vez de nos perigos do tabagismo.

Mas há ainda muito a fazer

Apesar dos avanços conseguidos, um terço dos europeus continua a fumar regularmente e muitos continuam a morrer de doenças relacionadas com o tabagismo. Esta situação constitui não só uma tragédia humana mas também um grave problema de saúde e socioeconómico, uma vez que representa um encargo substancial para os sistemas de saúde pública e priva a Europa da mão-de-obra necessária para fomentar a competitividade.

Para mais informações:

Luta contra o tabagismo na EU

MEMO/11/349

Campanha «Os ex-fumadores são imparáveis»

www.exsmokers.eu

MEMO/11/405

Contactos :

Frédéric Vincent (+32 2 298 71 66)

Aikaterini Apostola (+32 2 298 76 24)


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website