Navigation path

Left navigation

Additional tools

Comissão Europeia – Comunicado de imprensa

Comissário dos Transportes lança desafio
para a criação de um calculador de itinerários
para a Europa

Bruxelas, 31 de Maio de 2011 – Siim Kallas, Vice-Presidente da Comissão Europeia, desafiou a indústria a desenvolver um genuíno calculador de itinerários europeu, que inclua todos os países e modos de transporte. Embora haja já mais de 100 calculadores, o utilizador não consegue obter informações nem reservar bilhetes em nenhum deles para viagens pela Europa, independentemente do número de países ou dos modos de transporte. O Vice-Presidente Siim Kallas, que é também o comissário responsável pelos transportes, lançou o desafio a 6 de Junho de 2011, numa conferência consagrada aos sistemas de transporte inteligentes (STI). O público será convidado a votar pela opção da sua preferência, uma vez terminado o concurso.

«Não compreendo porque há uma tão grande variedade de calculadores de itinerários, quando há um só mercado europeu», observou Siim Kallas. «Quero viajar através da Europa, mudando do avião para o comboio ou o barco ou do transporte urbano para o interurbano, com um único bilhete, composto e comprado em linha. É por isso que hoje lanço este desafio. A tecnologia existe, temos apenas de pôr a iniciativa em marcha para que milhões de europeus possam planear as suas deslocações com uns simples cliques.»

O comissário decidiu fazer o anúncio em Lyon, visto a temática da conferência organizada nesta cidade ser o contributo das TIC (tecnologias da informação e das comunicações) para a resolução de muitos dos problemas relacionados com os transportes. Face aos desafios das alterações climáticas, do congestionamento crescente e do custo dos combustíveis, é preciso encontrar formas mais inteligentes de viajar. A multimodalidade, ou seja, a utilização de diferentes modos de transporte numa única viagem, é parte da solução. Não só seria melhor para o ambiente, como poderia pesar menos na carteira do consumidor.

O desafio de criar um genuíno calculador de itinerários europeu está aberto a todos, das empresas e instituições aos viajantes potenciais. O público poderá votar nos calculadores apresentados a concurso que já estão operacionais e um júri profissional avaliará as ideias propostas para o novo calculador multimodal. Os vencedores terão o apoio da Comissão Europeia para promoverem as suas ideias.

As propostas devem ser apresentadas até 9 de Setembro. De 15 de Outubro a 15 de Novembro, os calculadores já operacionais apresentados a concurso e pré-seleccionados serão postos à votação do público no sítio Web da
Direcção-Geral da Mobilidade e dos Transportes. Um júri profissional avaliará as ideias de novos calculadores de itinerários.

O Vice-Presidente Siim Kallas inaugurou na conferência a página Web do concurso (eujourneyplanner.eu) que, além das informações relativas ao desafio, apresenta num mapa da Europa uma selecção dos calculadores de itinerários nacionais existentes, acessível por simples clique.

O Vice-Presidente Siim Kallas inaugurou também em Lyon, a 6 de Junho, o
8.º Congresso Europeu dos STI, uma iniciativa sob o lema «Mobilidade inteligente – STI para o transporte sustentável de passageiros e mercadorias nas zonas urbanas».

Contactos :

Helen Kearns (+32 2 298 76 38)

Dale Kidd (+32 2 295 74 61)


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website