Navigation path

Left navigation

Additional tools

IP/11/631

Bruxelas, 24 de Maio de 2011

A maior conferência europeia anual sobre ambiente explora o alcance da eficiência dos recursos

A Semana Verde de 2011 tem hoje início, lançando um apelo aos cidadãos para que consumam menos e vivam melhor. Nos quatro dias da conferência, mais de 3500 participants procurarão formas de utilizar de forma mais sustentável os recursos do planeta. A Semana Verde deste ano reúne participantes vindos dos sectores mais variados, que incluem instituições europeias, empresas e indústria, organizações não governamentais, autoridades públicas, comunidade científica, mundo académico e meios de comunicação. Estão programados cerca de 30 eventos fora de Bruxelas, incluindo, entre outros, na Eslovénia (25-27 de Maio, 2 de Junho) e na Polónia (11 de Junho). A conferência será transmitida na sua totalidade através da Internet.

Nas palavras de Janez Potočnik, Comissário Europeu responsável pelo Ambiente: «A eficiência dos recursos não tem só a ver com restrições e escassez – representa um amplo leque de oportunidades de crescimento e emprego produzindo menos resíduos, com um ambiente mais limpo e escolhas melhores e mais sustentáveis para os consumidores. A Semana Verde deste ano tem por objectivo demonstrar claramente o alcance da política ambiental, de importância fundamental para o modo como escolhemos viver a nossa vida.»

O tema deste ano apoia a iniciativa emblemática «Uma Europa eficiente em termos de recursos» no âmbito da Estratégia Europa 2020, encorajando a transição para uma economia hipocarbónica e eficiente em termos de resursos, a fim de alcançar um crescimento sustentável. Com contribuições de vários serviços da Comissão, a conferência abrange uma gama de matérias mais vasta que nunca. A par de debates sobre questões ambientais tradicionais como a disponibilidade dos recursos, a reciclagem, a biodiversidade e o solo, a conferência irá debruçar-se sobre questões que incluem a transição para uma economia eficiente em termos de recursos; produtos químicos menos poluentes; qualificações, emprego e inovação ecológicos; financiamento da eco-inovação; resíduos alimentares; resíduos enquanto recurso; eficiência hídrica; construção e ideias comerciais para a «economia circular».

38 sessões, workshops e eventos especiais

Uma exposição com mais de 50 stands permite que várias organizações e empresas apresentem as suas melhores práticas de utilização eficiente dos recursos. Ao mesmo tempo, são projectados os filmes «The Lightbulb Conspiracy», «Amazon Alive», «The Story of Stuff», «Il Suolo Minacciato» e é apresentada uma exposição ao ar livre «Measure for measure, daily food - daily garbage» da autoria de Rosanna Maiolino.

Prémios a projectos LIFE-Natureza distinguirão os projectos com maior impacto positivo no ambiente, incluindo os projectos vencedores na Alemanha, Espanha, Finlândia, Grécia, Hungria e Itália.

Primeiro voo internacional de avião a energia solar

Um dos pontos culminantes será a visita ao Solar Impulse no aeroporto de Bruxelas em Zaventem. Trata-se do primeiro avião concebido para voar dia e noite sem necessidade de combustível e sem produzir emissões de carbono, demonstrando o potencial das novas tecnologias em termos de poupança de energia e de produção de energia renovável. Encontra-se em exposição na capital europeia de 23 a 29 de Maio de 2011.

Principais oradores:

  • Janez Potočnik, Comissário Europeu responsável pelo Ambiente

  • Connie Hedegaard, Comissária Europeia responsável pela Acção Climática

  • Dacian Cioloş, Comissário Europeu responsável pela Agricultura e Desenvolvimento Rural

  • John Dalli, Comissário Europeu responsável pela Saúde e Defesa do Consumidor

  • Maria Damanaki, Comissária Europeia responsável pelas Pescas e Assuntos Marítimos

  • Algirdas Šemeta, Comissário Europeu responsável pela Fiscalidade e União Aduaneira, Auditoria e Luta Antifraude

  • Achim Steiner, Sub-Secretário Geral das Nações Unidas, Director Executivo do PNUA

  • Valentin Thurn, Director da Thurnfilm

  • Ernst von Weizsäcker, Painel Internacional das Nações Unidas para a Gestão dos Recursos Sustentáveis

  • Paul Holthus, Director Executivo, World Ocean Council

  • Denis Knoops, Vice-Presidente Sénior da ERRT (European Retail Round Table) e membro do Conselho Executivo, Delhaize Belgium

  • Richard Swannell, Director de Concepção e Minimização dos Recursos, WRAP

Informações adicionais:

Para obter o programa da Semana Verde de 2011 e seguir as sessões em directo:

http://www.greenweek2011.eu/


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website