Navigation path

Left navigation

Additional tools

IP/11/575

Bruxelas, 16 de Maio de 2011

Agenda Digital: Comissão pede opiniões sobre o modo de explorar a nebulosa computacional na Europa

A Comissão Europeia pretende recolher as opiniões dos cidadãos, das empresas, das administrações públicas e dos restantes interessados sobre o modo de aproveitar plenamente as vantagens da nebulosa computacional. A nebulosa computacional permite que as empresas, as administrações públicas e os particulares, utilizando redes como a Internet, tenham acesso aos seus dados e ao seu software em computadores situados noutros locais, o que ajudará as empresas — em especial as PME — a reduzirem drasticamente os custos informáticos e os governos a oferecerem serviços com menores custos e proporcionará poupança de energia, graças a uma utilização mais eficiente do hardware. A nebulosa computacional é já amplamente utilizada, nomeadamente nos serviços Web de correio electrónico. Esta tendência está a acentuar-se, prevendo-se que, em 2014, os serviços de nebulosa computacional gerem receitas próximas de 35 000 milhões de euros na Europa. A promoção das condições adequadas para que cidadãos e empresas aproveitem da melhor maneira este avanço técnico é uma das acções previstas na Agenda Digital para a Europa (ver IP/10/581, MEMO/10/199 e MEMO/10/200). A consulta pública em linha decorrerá até 31 de Agosto. As respostas serão tidas em conta na preparação da estratégia europeia para a nebulosa computacional que a Comissão apresentará em 2012.

Nas palavras de Neelie Kroes, Vice-Presidente da Comissão Europeia, responsável pela Agenda Digital: «Estou entusiasmada com os potenciais benefícios da nebulosa computacional: a redução dos custos, a melhoria dos serviços e a criação de novas oportunidades de negócio. Necessitamos de uma estratégia bem definida para a nebulosa computacional, de modo a tirarmos o máximo partido das suas potencialidades. Os contributos que pedimos a todos os interessados são importantes para avançarmos no bom caminho».

A nebulosa computacional pode vir a tornar-se um novo e importante sector de serviços que oferecerá grandes oportunidades às empresas europeias tecnológicas e de telecomunicações. As empresas e as administrações públicas clientes podem beneficiar de custos mais baixos e de serviços avançados recorrendo à nebulosa computacional em vez de instalarem e manterem software e equipamento informático próprios.

A Comissão convida todos os interessados, nomeadamente os criadores e os utilizadores de serviços de nebulosa computacional, a comunicarem as suas experiências, necessidades, expectativas e perspectivas no que respeita à utilização e oferta desses sistemas. O inquérito visa, inter alia, obter contributos nas seguintes matérias:

  • protecção dos dados e responsabilização, em especial em situações transfronteiras;

  • outros obstáculos legais e técnicos que podem retardar o desenvolvimento de serviços de nebulosa computacional na Europa;

  • normalização e soluções de interoperabilidade;

  • adopção dos serviços de nebulosa computacional, em especial pelas PME;

  • formas de promover a investigação e a inovação no domínio da nebulosa computacional.

Os resultados da consulta serão tomados em conta na estratégia europeia para a nebulosa computacional que a Comissão apresentará em 2012. Esta estratégia visa clarificar as condições legais necessárias para a aceitação dos serviços de nebulosa computacional na Europa, estimular o desenvolvimento de uma indústria competitiva e de um mercado concorrencial europeus neste domínio e facilitar a implantação de serviços inovadores de nebulosa computacional para os cidadãos e as empresas.

Acesso à consulta pública:

http://ec.europa.eu/yourvoice/ipm/forms/dispatch?form=cloudcomputing&lang=en

Sítio Web da Agenda Digital:

http://ec.europa.eu/information_society/digital-agenda/index_en.htm

Sítio Web da Comissária Neelie Kroes:

http://ec.europa.eu/commission_2010-2014/kroes/

Acompanhe Neelie Kroes no Twitter: http://twitter.com/neeliekroeseu


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website