Navigation path

Left navigation

Additional tools

A Comissão procede à revisão do seu Código de Conduta dos Comissários

European Commission - IP/11/498   20/04/2011

Other available languages: EN FR DE DA ES NL IT SV FI EL CS ET HU LT LV MT PL SK SL BG RO

IP/11/498

Bruxelas, 20 de Abril de 2011

A Comissão procede à revisão do seu Código de Conduta dos Comissários

A Comissão decidiu, na sua reunião semanal de hoje, proceder à revisão do seu Código de Conduta dos Comissários. As alterações introduzidas consolidam o enquadramento ético através do reforço e da clarificação de várias disposições.

Nas suas Orientações políticas para a próxima Comissão, publicadas em Setembro de 2009, o Presidente Barroso anunciou a sua intenção de proceder à revisão do Código de Conduta dos Comissários, que, esperava, se tornasse um «documento de referência que possa inspirar as outras instituições da UE».

O actual Código de Conduta é já um dos mais rigorosos aplicados a titulares de cargos públicos. A nova revisão do Código de Conduta vem na sequência de vários estudos realizados recentemente pela Comissão Europeia e pelo Parlamento Europeu, bem como pela OCDE (Post-Public Employment – Good Practices for Preventing Conflict of Interest, 2010). Estes estudos incluem outras recomendações úteis no sentido de reforçar o carácter exaustivo e a eficácia do Código de Conduta da Comissão e reflectem‑se nas seguintes alterações:

  • Regras mais claras a nível das actividades políticas, nomeadamente no que se refere à participação dos Comissários em campanhas eleitorais;

  • Regras mais rigorosas aplicadas às actividades exercidas depois de abandonarem o Colégio, nomeadamente critérios de orientação para a avaliação do Comité de Ética ad hoc, e a extensão da obrigação de notificação das actividades exercidas após o final do mandato de 12 para 18 meses;

  • Revisão anual das declarações de interesse;

  • Introdução de um procedimento claro para abordar eventuais riscos de conflito de interesses durante o mandato;

  • Regras mais claras em matéria de ofertas e hospitalidade;

  • Exclusão de cônjuges, parceiros e membros directos da família dos Gabinetes dos membros da Comissão;

  • Reforço do mandato do Comité de Ética ad hoc.

O Código de Conduta dos Comissários respeita plenamente o artigo 17.º do Tratado da União Europeia e o artigo 245.º do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia. Confere uma dimensão operacional às obrigações de independência e integridade impostas aos membros da Comissão, definidas em termos gerais nestas disposições.

Em conformidade com o Acordo-Quadro sobre as Relações entre o Parlamento Europeu e a Comissão, o Parlamento Europeu foi convidado a apresentar as suas observações sobre as alterações propostas. O Código de Conduta adoptado hoje toma em consideração os pontos de vista expressos pelo Parlamento Europeu.


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website