Navigation path

Left navigation

Additional tools

Consulta da Comissão sobre a futura estratégia do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (IET)

European Commission - IP/11/474   14/04/2011

Other available languages: EN FR DE DA ES NL IT SV FI EL CS ET HU LT LV MT PL SK SL BG RO

IP/11/474

Bruxelas, 14 de Abril de 2011

Consulta da Comissão sobre a futura estratégia do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (IET)

Bruxelas, 14 de Abril A Comissão Europeia lança hoje uma consulta pública sobre a futura estratégia do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (IET), na sequência do êxito alcançado na fase inicial. Esta consulta ajudará a definir um programa estratégico de inovação para o IET, a apresentar pela Comissão no final do ano. O programa identificará as principais prioridades até 2020, incidindo em especial na missão e objectivos, no financiamento e futuras áreas de intervenção do Instituto. A Comissária responsável pela Educação, Cultura, Multilinguismo e Juventude, Androulla Vassiliou, de cuja autoridade depende o IET, anunciará esta consulta numa conferência em Budapeste.

«Através do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia foi possível lançar uma nova cooperação entre o ensino superior, a investigação e o sector empresarial. A Comissão está empenhada em ouvir a opinião dos seus parceiros antes de finalizar a proposta sobre a futura estratégia. O objectivo é partir dos ensinamentos da primeira fase e preparar a expansão do IET. Este Instituto tem potencial para se tornar num poderoso motor de inovação e empreendedorismo na Europa», declarou a Comissária Vassiliou.

O IET está sediado em Budapeste, mas opera a partir de 16 centros em toda a Europa, de Barcelona a Estocolmo, com base em parcerias transnacionais público-privadas conhecidas por «comunidades de conhecimento e inovação» (CCI). As CCI reúnem centros de excelência no âmbito do ensino superior, da investigação e das empresas. Até à data, foram criadas três destas comunidades: a KIC InnoEnergy no domínio da energia sustentável, a Climate-KIC dedicada às alterações climáticas e a EIT ICTLabs para as questões relativas à sociedade da informação e comunicação.

Esta consulta inscreve-se no debate mais alargado sobre o futuro financiamento da investigação e inovação da UE (ver Livro Verde da Comissão «Dos Desafios às Oportunidades: para um Quadro Estratégico Comum de Financiamento da Investigação e Inovação da UE», de 9 de Fevereiro de 2011).

Próximas etapas

A consulta começa a 14 de Abril. Todas as partes interessadas podem expressar as suas opiniões até ao dia 30 de Junho. Com base neste exercício, bem como numa avaliação independente e numa proposta do próprio IET, a Comissão apresentará o programa estratégico de inovação em Dezembro de 2011.

Contexto

O Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (IET) é um organismo autónomo da UE, que procura incentivar uma inovação de vanguarda através do conceito precursor de «comunidades de conhecimento e inovação». O IET recebeu 309 milhões de euros do orçamento da UE para o período 2007‑2013. Os responsáveis pelas CCI assinaram recentemente acordos de parceria com o IET para um período de sete anos. Os acordos incluem uma verba inicial até 10 milhões de euros por CCI. Este valor aumentará para um montante médio de 20 milhões de euros por CCI no ano seguinte. As CCI podem agora lançar programas de mestrado e de doutoramento com o selo do IET, desenvolver projectos de investigação e ajudar a criar novas empresas. Só a InnoEnergy KIC tenciona educar e formar cerca de 2 000 estudantes e profissionais a meio da carreira, nos próximos três anos, e lançar 20 empresas.

Ligações

Sítio Web do IET


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website