Navigation path

Left navigation

Additional tools

IP/11/462

Bruxelas, 12 de Abril de 2011

A UE acolhe um Seminário Internacional sobre Recrutamento

Reúne-se hoje em Bruxelas um grupo de influentes organismos nacionais e internacionais para debaterem o futuro do recrutamento no sector público. Organizado por Maroš Šefčovič, Vice-Presidente da Comissão para as Relações Interinstitucionais e a Administração, este seminário vai centrar‑se na identificação e partilha das melhores práticas, a fim de garantir a qualidade do pessoal e uma relação custo/recrutamento óptima no sector público.

O seminário constituirá uma primeira tentativa para reunir um certo número de destacados representantes do sector público a nível nacional e internacional numa base mundial. Realiza‑se num contexto de incerteza económica com todos os desafios que tal acarreta, juntamente com uma concorrência crescente de outros sectores do mercado de trabalho.

O Vice-Presidente Šefčovič, falando antes do evento, declarou aos jornalistas: «O pessoal e o recrutamento são questões cada vez mais importantes para as organizações do sector público de todo o mundo; necessitam de garantir mais do que nunca que oferecem um valor acrescentado nestes tempos de austeridade. Estamos convictos de que fizemos muito em pouco tempo para melhorar os procedimentos de selecção do pessoal da UE e aguardo com expectativa o momento de partilhar os nossos conhecimentos e a nossa experiência com os nossos parceiros de todo o mundo.»

O grupo internacional de representantes que participa no seminário inclui as Nações Unidas, a União Africana, a Comissão do Serviço Público do Canadá, a Organização Internacional das Migrações e o Conselho da Europa – bem como vários Estados‑Membros da UE. Além disso, os Directores executivos da Global Association of Test Publishers e da Association of Graduate Recruiters do Reino Unido darão as opiniões de peritos em matéria de selecção de pessoal e recrutamento de licenciados do sector público.

O evento foi organizado na sequência da importante modernização dos métodos de selecção do pessoal da UE, em que se verificou uma mudança a nível das provas, tendo‑se passado de testes baseados no conhecimento para testes baseados nas competências e introduzido um ciclo anual, a fim de tornar mais previsíveis os períodos de lançamento de candidatura de concursos para os actuais licenciados.

David Bearfield, Director do EPSO, que liderou a modernização dos procedimentos de selecção da UE, saudou o evento: «Congratulamo‑nos com o facto de nos últimos seis meses termos podido partilhar a experiência do nosso processo de modernização com vários parceiros internacionais. O evento de hoje constitui uma fantástica oportunidade para continuarmos a trabalhar em conjunto, a fim de melhorarmos o recrutamento no sector público a nível internacional - algo que é do interesse de todos.»

Os estudantes universitários e os licenciados europeus têm apenas alguns dias para se candidatarem ao recrutamento de «AD» da UE para 2011, que encerra ao meio‑dia CET (hora de Bruxelas) do dia 14 de Abril de 2011.


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website