Navigation path

Left navigation

Additional tools

Vencedores do Prémio da UE para o Património Cultural/Prémios Europa Nostra de 2011

European Commission - IP/11/443   07/04/2011

Other available languages: EN FR DE DA ES NL IT SV FI EL CS ET HU LT LV MT PL SK SL BG RO

IP/11/443

Bruxelas/Haia, 7 de Abril de 2011

Vencedores do Prémio da UE para o Património Cultural/Prémios Europa Nostra de 2011

Os nomes dos 27 vencedores do Prémio da União Europeia para o Património Cultural/Prémios Europa Nostra de 2011 serão anunciados hoje pela Comissão Europeia e a fundação Europa Nostra (ver lista de laureados abaixo). Os prémios serão entregues no dia 10 de Junho, por ocasião de uma cerimónia no Concertgebouw, em Amesterdão, na presença de Androulla Vassiliou, a Comissária Europeia responsável pela Educação, Cultura, Multilinguismo e Juventude, e Plácido Domingo, o famoso tenor e presidente da fundação Europa Nostra. Dos 27 projectos vencedores, seis receberão nesta cerimónia o «grande prémio», uma distinção atribuída aos projectos de 2011 que demonstraram maior nível de excelência na conservação do património cultural.

Para visionar esta entrevista, clique aqui:

http://ec.europa.eu/avservices/video/videoplayer.cfm?ref=I069419

http://ec.europa.eu/avservices/photo/photo.cfm?id=5884&sitelang=en

«Cada vencedor representa o melhor das realizações europeias em prol da conservação, da investigação e da educação, bem como as contribuições mais exemplares a nível individual e colectivo. O património cultural é um elemento essencial da nossa diversidade cultural e da nossa história comum. Aproxima o nosso passado, presente e futuro. Ajudou a valorizar a Europa enquanto principal destino turístico do mundo e contribui significativamente para a economia da União», declarou a Comissária Vassiliou.

«Sem a conjugação de competências e esforços de muitos profissionais e voluntários e sem o envolvimento dos jovens, o património europeu não tem futuro. Estes prémios celebram o amor, a paixão, a entrega e a dedicação destas pessoas pela conservação da beleza e alma da Europa», acrescentou o presidente da fundação Europa Nostra, Plácido Domingo.

Os 27 laureados foram seleccionados num total de quase 140 projectos apresentados em 31 países. A selecção final foi realizada por um júri composto por especialistas independentes de toda a Europa. Os vencedores dos seis «grandes prémios» receberão 10 000 euros por pessoa e uma placa para o edifício vencedor ou um troféu pelo projecto apresentado.

O património cultural resulta num contributo significativo, e frequentemente menosprezado, a favor do crescimento e da criação de emprego. Este sector representa uma parte importante das indústrias culturais e criativas, que asseguram emprego a 8,5 milhões de pessoas na UE e justificam 4,5 % do PIB da Europa. Estima-se que a despesa com a conservação do património cultural pelas entidades públicas e privadas ascenda a 5 mil milhões de euros por ano. Os números publicados pela Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Económicos (OCDE) mostram que 40 % do turismo mundial tem uma vertente cultural. O património cultural é também um recurso crucial para o desenvolvimento sustentável e a coesão social.

Os prémios são apoiados pelo Programa «Cultura» da União Europeia, que investiu 26 milhões de euros no co-financiamento de projectos de conservação do património desde 2007. Outros programas financiados pela UE também apoiam este domínio: o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional concedeu 3 mil milhões de euros para a protecção e preservação do património cultural, 2,2 mil milhões de euros para o desenvolvimento de infra-estruturas culturais e 775 milhões de euros para serviços culturais em 2007-2013. Desde 1998, foram disponibilizados 89 milhões de euros adicionais no âmbito dos programas‑quadro da UE para a investigação e o desenvolvimento tecnológico.

Nota aos redactores

A fundação Europa Nostra é a voz do património cultural na Europa. Congrega e representa 250 organizações não governamentais, 150 associações e 1500 indivíduos de mais de 50 países, que se dedicam à preservação do património cultural e paisagístico da Europa. Constitui uma rede de diálogo, distingue as melhores realizações no domínio do património cultural, organiza campanhas contra as ameaças aos edifícios, locais e paisagens de interesse cultural mais vulneráveis, bem como campanhas a favor da adopção de políticas sustentáveis e normas de elevada qualidade em matéria de conservação do património cultural. Plácido Domingo foi eleito, por unanimidade, em assembleia geral, presidente da fundação Europa Nostra em Junho de 2010, pelo seu dedicado empenho neste sector.

A cerimónia de entrega dos prémios em Amesterdão está integrada no Congresso Europeu do Património Cultural, organizado anualmente pela fundação Europa Nostra.

Os prémios beneficiam igualmente do apoio da Associação das Lotarias Caritativas da União Europeia.

O prazo de candidatura para a próxima edição dos prémios Europa Nostra é 1 de Outubro de 2011. A cerimónia de atribuição dos prémios terá lugar em Lisboa, em Junho de 2012.

Laureados de 2011 (lista alfabética por país)

Categoria 1 — Conservação:

Nesta categoria, será entregue um prémio Europa Nostra a um projecto de um país europeu que não faz parte do Programa «Cultura» da UE:

Categoria 2 — Investigação:

Categoria 3 — Contribuição exemplar:

Categoria 4 — Educação, formação e sensibilização:

http://ec.europa.eu/culture

http://www.europanostra.org


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website