Navigation path

Left navigation

Additional tools

IP/11/328

Bruxelas, 18 de Março de 2011

Comissário Dacian Cioloş visita a China para promover produtos alimentares de qualidade da União Europeia

Dacian Cioloş, o membro da Comissão com a tutela da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, visitará a China de domingo, 20 de Março, até sexta‑feira, 25 de Março, para promover produtos alimentares europeus de qualidade com indicação geográfica. Acompanhará o comissário uma delegação de 30 dirigentes empresariais do sector alimentar de toda a União Europeia, na qual se vê representada uma série tentadora de produtos de renome mundial. Nas reuniões com as autoridades chinesas, o comissário Cioloş também discutirá as possibilidades de reconhecimento mútuo de produtos alimentares com indicação geográfica da China e da União Europeia. Participará igualmente em iniciativas no domínio agrícola e das indicações geográficas com empresas e as autoridades públicas e dará oficialmente início ao projecto comercial emblemático UE-China, um dos maiores programas comerciais de sempre da União Europeia. Acompanhado da delegação empresarial, o comissário visitará Xangai, Hancheu (Hángzhōu), Sucheu (Sūzhōu) e Pequim – incluindo uma região onde é cultivado o chá Long Jing, mundialmente famoso –, para conhecer melhor as célebres tradições gastronómicas chinesas e descobrir a riqueza da China rural.

Antes de iniciar esta importante visita, o comissário Cioloş afirmou que «o objectivo da viagem é despertar o interesse dos consumidores chineses pelos produtos europeus de qualidade. Temos mais de 3200 produtos alimentares com indicação geográfica protegida, por serem obtidos, no todo ou em parte, numa zona geográfica determinada recorrendo a saberes e tradições reconhecidos. A lista também inclui vinhos e bebidas espirituosas. Infelizmente, muitas vezes só os entendidos sabem da existência desses produtos. Espero que a nossa visita ajude a mudar esta situação

A China também possui um rico património de produtos tradicionais e o comissário Cioloş avistar‑se-á com os seus homólogos do governo chinês para discutir a melhor maneira de proteger reciprocamente estas indicações geográficas e de fomentar o comércio dos produtos em causa no mercado da UE e no mercado chinês. O comissário encontrar-se-á com figuras de topo do governo chinês e da administração pública chinesa, nomeadamente o Vice-Primeiro Ministro (com a tutela da agricultura), Hui Liangyu, o Ministro da Agricultura, Han Changfu, o Ministro do Comércio, Chen Deming, o ministro Zhi Shuping, da Administração-Geral de Supervisão da Qualidade, Inspecção e Quarentenas (AQSIQ), e o vice-ministro Fu Shuangjian, da Administração Estatal da Indústria e do Comércio (SAIC).

A culinária chinesa é muito popular na Europa. Um estudo de 2006 indica que a comida estrangeira mais apreciada na União Europeia é a comida chinesa e oriental em geral, com 42 % de quota de mercado, o que é revelador do grande entusiasmo pelos produtos chineses na Europa. O comércio de produtos agrícolas entre a União Europeia e a China aumentou substancialmente nos últimos anos, tendo as exportações da UE em 2010 superado em 50 % as de 2009 (ver o quadro do anexo 1).

Em Xangai, o comissário Cioloş entregará um prémio a alguns dos melhores cozinheiros da cidade, numa mostra culinária em que estarão em competição criações originais que combinem influências europeias e chinesas. O comissário anunciará ainda uma semana de promoção de produtos europeus com indicação geográfica em vários restaurantes famosos de Xangai.

Para mais informações:

  • Elementos sobre o programa da visita: www.gi-visit-press.eu.

  • Anexo 1: Comércio UE-China de produtos agrícolas em 2005-2010 (109 €).

  • Anexo 2: Delegação empresarial.

Anexo 1: Comércio UE-China de produtos agrícolas em 2005-2010 (109 €)

2005

2006

2007

2008

2009

2010

Exportações da UE

1 232

1 375

1 625

1 797

2 160

3 263

Importações da UE

2 618

2 948

3 447

3 721

3 232

3 914

Balança comercial

-1 386

-1 573

-1 822

-1 924

-1 072

- 651

Anexo 2: Delegação empresarial

Produtos com indicação geográfica representados

Estado-Membro

Baena (azeite)

Espanha

Bayerisches Bier (cerveja)

Alemanha

Bordeaux (vinho)

França

Českobudějovické pivo (cerveja)

República Checa

Cognac

França

Comté (queijo)

França

Feta (queijo)

Grécia

Grana Padano (queijo)

Itália

Grappa

Itália

Irish Whiskey

Irlanda

Lithuanian vodka

Lituânia

Loukoumi Geroskipou (doce)

Chipre

Polish vodka

Polónia

Porto

Portugal

Prosciutto di Parma (presunto)

Itália

Rioja (vinho)

Espanha

Roquefort (queijo)

França

Scotch Beef/Scotch Lamb

Reino Unido

Scottish Farmed Salmon

Reino Unido

Sitia Olive Oil

Grécia

Stilton (queijo)

Reino Unido

Swedish Vodka

Suécia

Tarnave (vinho)

Roménia

Tokaj (vinho)

Hungria

Welsh Beef and Welsh Lamb

Reino Unido

West Country Farmhouse Cheddar (queijo)

Reino Unido


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website