Navigation path

Left navigation

Additional tools

IP/11/318

Bruxelas, 15 de Março de 2011

Ambiente: Almada vence prémio da Semana Europeia da Mobilidade 2010

A cidade de Almada ganhou o prémio da Semana Europeia da Mobilidade 2010. Um painel independente de técnicos em mobilidade considerou Almada a cidade que mais se empenhou na promoção de alternativas ao automóvel e mais salientou o impacto positivo de outros meios de transporte na saúde humana e no ambiente, durante a Semana Europeia da Mobilidade 2010. Múrcia, em Espanha, e a capital letã, Riga, estiveram na corrida final. Os prémios foram entregues pelo Membro da Comissão responsável pelo ambiente, Janez Potočnik, numa cerimónia realizada em Bruxelas, a 14 de Março.

O Comissário Janez Potočnik declarou: «Há demasiados europeus que usam o carro mesmo para pequenas deslocações. O aumento da poluição e dos congestionamentos são nocivos para o ambiente e para a saúde. A Semana Europeia da Mobilidade premeia autarquias que conseguem incentivar as pessoas a utilizar outros meios de deslocação, contribuindo assim para melhorar a saúde e a qualidade de vida nas cidades. Espero que Almada, Múrcia e Riga inspirem muitas outras cidades por toda a Europa.»

Semana Europeia da Mobilidade 2010

A nona edição anual da Semana Europeia da Mobilidade (SEM), que decorreu entre 16 e 22 de Setembro de 2010, teve uma participação oficial recorde de 2221 cidades e vilas europeias. A edição de 2010 girou em torno do tema «Viaje bem, viva melhor», destinado a realçar as vantagens da mobilidade activa sustentável para a saúde e o bem‑estar dos cidadãos. O prémio recompensa a autarquia que mais fez para sensibilizar o público para a mobilidade sustentável, como forma de promoção da actividade física e de redução do ruído, da poluição atmosférica e dos congestionamentos, cujos efeitos prejudiciais para a saúde e o bem‑estar são bem conhecidos. A cidade vencedora foi escolhida por um painel independente de técnicos dos transportes, que avaliaram 30 candidaturas e elaboraram uma lista de 10 autarquias que consideraram terem desenvolvido um trabalho excepcional durante a SEM 2010.

Vencedora: Almada

A cidade costeira de Almada promoveu a mobilidade sustentável através de dezenas de medidas de carácter permanente. Para comemorar o 10.º aniversário da SEM em Almada, o município – juntamente com a Agência Portuguesa para a Energia – organizou uma semana impressionante de actividades dedicadas ao transporte sustentável e à saúde, que culminou com um grande acontecimento, em 18 de Setembro – o Festival da Mobilidade –, e a realização de mercados ao ar livre, demonstração de veículos eléctricos, feiras de bicicletas, concertos, actividades desportivas, corridas de bicicletas, ateliês, filmes, exposições e dança, espectáculos e manifestações artísticas de rua. Almada melhorou também a infra‑estrutura rodoviária para peões e ciclistas e criou parques de estacionamento para bicicletas e pontos de carregamento para bicicletas e veículos eléctricos. No Dia Sem Carros, Almada converteu o centro histórico e comercial de Cacilhas em zona pedonal.

Finalista: Múrcia

Na edição de 2010 da Semana Europeia da Mobilidade, a Agência da Energia de Múrcia, Espanha, organizou um conjunto criativo de actividades de promoção da mobilidade saudável e sustentável dirigido a diversos grupos. O município lançou uma série de medidas permanentes de incentivo à utilização da bicicleta, incluindo uma estratégia ciclista, um serviço com um sítio Web especialmente criado para o efeito, um sistema público de bicicletas e bicicletas gratuitas para os funcionários municipais. A cidade aumentou igualmente as linhas de autocarros, introduziu tarifas integradas com redução do preço do bilhete para categorias específicas de utilizadores e melhorou os serviços electrónicos de gestão do tráfego.

Finalista: Riga

A capital letã, Riga, incentivou a mobilidade activa oferecendo um programa ambicioso de actividades em torno da bicicleta: concursos, exposições, programas informativos, passeios revivalistas em bicicleta, promoção de veículos eléctricos, demonstrações de medição da qualidade do ar e segurança rodoviária, manifestações artísticas, concertos e jogos de rua sobre os transportes e a saúde. Durante toda a semana, os cidadãos foram incentivados a encontrar e propor melhoramentos da infra‑estrutura pedonal e ciclista. A organização do concurso «O Local de Trabalho Mais Saudável» permitiu ao Serviço de Tráfego da Cidade de Riga recolher informações sobre as medidas adoptadas no local de trabalho para incentivar estilos de vida mais saudáveis e a mobilidade activa. Riga organizou ainda vários eventos do Dia Sem Carros, reservando ruas do centro da cidade para actividades pedonais, bicicletas e outros modos de transporte sustentáveis.

Semana Europeia da Mobilidade 2011

A SEM 2011 terá lugar de 16 a 22 de Setembro, sob o moto «Mobilidade alternativa».

http://www.mobilityweek.eu


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website