Navigation path

Left navigation

Additional tools

Filme financiado pela UE coroado de êxito – «O Discurso do Rei» conquista Óscar

European Commission - IP/11/239   28/02/2011

Other available languages: EN FR DE DA ES NL IT SV FI EL CS ET HU LT LV MT PL SK SL BG RO

IP/11/239

Bruxelas, 28 de Fevereiro de 2011

Filme financiado pela UE coroado de êxito – «O Discurso do Rei» conquista Óscar

A Comissária Europeia Androulla Vassiliou saudou o grande êxito do filme «O Discurso do Rei», financiado pela UE, que conquistou quatro Óscares na 83.ª edição dos Óscares da Academia realizada ontem em Hollywood. O filme, que beneficiou de apoio à distribuição cinematográfica ao abrigo do programa MEDIA da UE, num montante de 562 000 euros, conquistou os Óscares de Melhor Filme, Melhor Realizador (Tom Hooper), Melhor Actor (Colin Firth) e Melhor Argumento Original (David Seidler). Outro filme financiado pelo programa MEDIA, o dinamarquês «Hævnen» (Num Mundo Melhor), realizado por Susanne Bier, conquistou a estatueta dourada de Melhor Filme Estrangeiro.

A Comissária Vassiliou, que tutela a Educação e a Cultura, comentou: «Foi uma noite memorável para a indústria cinematográfica europeia e o programa MEDIA. A Europa adora cinema e o mundo adora os nossos filmes! Quero congratular Tom Hooper e Susanne Bier, que nos mostraram que um orçamento astronómico não é uma condição indispensável para realizar filmes de craveira mundial. Provou-se, assim, que a indústria cinematográfica europeia pode competir com as melhores.»

Tom Hooper realizou «O Discurso do Rei» por menos de 11 milhões de euros, um montante irrisório para os padrões de Hollywood. O financiamento de que o filme beneficiou ao abrigo do MEDIA tem por objectivo incentivar a distribuição fora do país de origem – neste caso, além das fronteiras do Reino Unido.

«Hævnen» (Num Mundo Melhor), que é o terceiro filme dinamarquês a conquistar o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro depois de «A Festa de Babette» (1987) e «Pelle, o Conquistador» (1988), recebeu 540 000 euros de apoio à distribuição ao abrigo do programa MEDIA. Dois outros filmes que beneficiaram do apoio da UE foram também nomeados para os Óscares – «Canino» (de Yorgos Lanthimos, Grécia, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro) recebeu 21 000 euros e «O Mágico» (de Sylvain Chomet, Reino Unido/França, na categoria de Melhor Longa-Metragem de Animação), recebeu 126 000 euros.

O montante de financiamento concedido aos distribuidores pelo programa MEDIA baseia-se em vários critérios, entre outros, receitas de bilheteira anteriores provenientes de filmes estrangeiros. O financiamento é reinvestido em custos de distribuição futuros, bem como para ajudar a minorar os riscos. Ao abrigo do MEDIA, os filmes podem também beneficiar de financiamento na fase de pré-produção (desenvolvimento).

Para mais informações: http://ec.europa.eu/media

Trailers oficiais dos dois filmes:

O Discurso do Rei:

http://www.cineuropa.org/ffocusvideo.aspx?lang=en&treeID=2194&documentID=194057

Hævnen (Num Mundo Melhor):

http://www.cineuropa.org/video.aspx?lang=en&documentID=150262


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website