Navigation path

Left navigation

Additional tools

IP/11/210

Bruxelas, 22 de Fevereiro de 2011

A Comissão Europeia encontra-se com o Governo russo para conversações a nível de executivos

O Presidente José Manuel Barroso e a Comissão Europeia acolherão, em 24 de Fevereiro de 2011, o Governo russo liderado pelo Primeiro-Ministro Vladimir Putin. Estas conversações a nível de executivos abrangerão a totalidade das questões ligadas às relações UE-Rússia, desde o apoio ao processo de modernização da Rússia até às questões ligadas ao comércio e à energia, desde a necessidade de instituir uma cooperação tecnológica mais estreita até aos assuntos internacionais.

Antes da reunião, o Presidente da Comissão afirmou: «Espero realizar conversações profícuas com o Primeiro-Ministro Putin e o seu Governo. O grau de profundidade das nossas conversações reflectirá mais uma vez a grande interdependência entre a Rússia e a União Europeia e demonstrará o nosso interesse partilhado em abordar preocupações comuns através de um diálogo aberto. Em especial, espero que esta reunião dê um novo impulso à nossa Parceria para a Modernização. Devemos utilizar igualmente este impulso positivo para dar o derradeiro passo no sentido da adesão da Rússia à OMC e fazer avançar significativamente a conclusão de um novo acordo entre a UE e a Rússia, incluindo as questões relacionadas com o comércio, os investimentos e a energia.»

Desde 1997 têm-se realizado visitas mútuas entre o Governo russo e a Comissão, tendo a mais recente tido lugar em Moscovo, em Fevereiro de 2009. Esta reunião a nível de executivos será a mais alargada de sempre, envolvendo o Colégio dos Comissários e uma dúzia de Ministros da Federação Russa. Serão igualmente assinados vários documentos sobre a energia, incluindo um mecanismo de alerta rápido actualizado. O Presidente Barroso e o Primeiro-Ministro Putin darão uma conferência de imprensa por volta das 13.00 horas.

Antecedentes – temas centrais:

As conversações a nível de executivos assentarão na evolução positiva das relações UE–Rússia e deverão permitir progressos nalguns temas centrais indicados a seguir. A Parceria para a Modernização, proposta pelo Presidente Barroso em Novembro de 2009, foi lançada na Cimeira de Rostov de 2010, com um programa de trabalho progressivo, acordado no último mês de Dezembro. Esta Parceria fornece um apoio operacional ao processo de modernização da Rússia, incluindo o reforço do Estado de direito. O encontro Comissão-Rússia permitirá traçar novas orientações para a Parceria e garantirá que esta será posta em execução rapidamente e em todos os seus vectores.

A conclusão no último Outono das negociações bilaterais sobre a adesão da Rússia à OMC forneceram um impulso significativo ao processo multilateral, podendo este processo ficar concluído em 2011. As negociações a nível de executivos deverão manter esta dinâmica e debater a forma de superar as questões residuais. Na mesma linha, espera-se que a reunião contribua com um impulso renovado para as negociações em curso sobre um novo acordo UE-Rússia.

A Comissão e o Governo russo farão igualmente um ponto da situação sobre o trabalho conjunto em curso relativo aos passos comuns no sentido de um regime de isenção da obrigação de visto. Por último, as conversações abrangerão vários temas internacionais de interesse comum e debaterão a possibilidade de uma cooperação mais estreita a nível da nossa vizinhança comum.

Para mais informações:

MEMO/11/104

Relações UE – Rússia: http://www.eeas.europa.eu/russia/index_en.htm


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website