Navigation path

Left navigation

Additional tools

Other available languages: EN FR DE DA EL SL

Comissão Europeia – Comunicado de imprensa

Guimarães e Maribor: Capitais Europeias da Cultura 2012

Bruxelas, 30 de Dezembro de 2011 – Guimarães (Portugal) e Maribor (Eslovénia) recebem o título de Capitais Europeias da Cultura 2012 em 1 de Janeiro. As duas cidades planearam um calendário recheado de eventos para todo o ano, com o objectivo de se darem a conhecer ao mundo e construírem um legado duradouro para os seus cidadãos. O programa oficial arranca em 13 de Janeiro em Maribor e em 21 de Janeiro em Guimarães.

Androulla Vassiliou, Comissária para a Educação, a Cultura, o Multilinguismo e a Juventude, declarou: «As duas cidades prepararam uma programação cultural rica para todo o ano, que será do agrado tanto dos habitantes locais como dos visitantes. Mesmo em tempos de conjuntura económica difícil, o título de Capital Europeia da Cultura constitui uma oportunidade fantástica de impulsionar o desenvolvimento duradouro da cidade através da cultura , dinamizar o turismo e criar postos de trabalho, gerando ao mesmo tempo reservas de energia positiva e criativa. A iniciativa da UE tem dados provas de grande sucesso desde a sua criação há 25 anos e estou certa de que Guimarães e Maribor darão continuidade a esta tradição. Desejo a ambas as Capitais da Cultura 2012 um ano magnífico!»

O lançamento oficial de Maribor 2012 terá lugar no fim-de-semana de 13-15 de Janeiro, com eventos centrados na música, no teatro e na dança. Ao longo do ano, estão programadas inúmeras e variadas iniciativas culturais, conjugando abordagens tradicionais e inovadoras que vão dos desfiles de Carnaval à dança contemporânea. Os eventos dirigir-se-ão em especial aos jovens.

Guimarães dará início às suas festividades no Sábado, 21 de Janeiro, com um espectáculo teatral multimédia ao ar livre. O programa das iniciativas centra-se em quatro temas: Cidade, Comunidade, Pensamento e Artes.

Representantes de Tallinn (Estónia) e Turku (Finlândia), as Capitais Europeias da Cultura 2011, estarão presentes nos eventos de lançamento em ambas as cidades para passar o testemunho às Capitais 2012.

Contexto

A organização e o financiamento das Capitais Europeias da Cultura são principalmente da responsabilidade das cidades e dos Estados-Membros em questão.

A Comissão Europeia contribuiu com uma subvenção de 1,5 milhões de euros para cada cidade. Conhecida como Prémio Melina Mercouri, ministra grega da Cultura que inspirou a iniciativa, a subvenção é concedida na condição de a programação cultural da cidade satisfazer três critérios: dar relevo à dimensão europeia, fomentar a participação do público e ser parte integrante do desenvolvimento cultural e social da cidade a longo prazo.

O título de Capital Europeia da Cultura constitui uma oportunidade excelente para as cidades melhorarem ou mesmo transformarem a sua imagem, passarem a figurar no mapa mundial e repensarem o seu desenvolvimento através da cultura. O título tem um impacto duradouro, não apenas na cultura mas também em termos sociais e económicos, tanto para a cidade como para a região que a circunda. Um estudo recente1 demonstrou que o número de turistas que ficam pelo menos uma noite na cidade aumentou, em média, 12% comparativamente ao ano anterior ao do evento; esta percentagem ascendeu a 25% em Liverpool em 2008 e Sibiu (Roménia) em 2007.

As regras e condições actuais para receber o título de Cidade Europeia da Cultura constam de uma decisão de 2006 (1622/2006/EC) do Parlamento Europeu e do Conselho de Ministros.

Após Guimarães e Maribor em 2012, as futuras Capitais Europeias da Cultura serão Marselha (França) e Košice (Eslováquia) em 2013, Umeå (Suécia) e Riga (Letónia) em 2014 e Mons (Bélgica) e Plzeň (República Checa) em 2015.

Para mais informações:

http://www.guimaraes2012.pt/

http://www.maribor2012.info/

http://ec.europa.eu/culture/our-programmes-and-actions/capitals/european-capitals-of-culture_en.htm

Contactos :

Dennis Abbott (+32 2 295 92 58)

Dina Avraam (+32 2 295 96 67)

1 :

European Cities and Capitals of Culture, Palmer/Rae Associates: http://ec.europa.eu/culture/key-documents/doc926_en.htm


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website