Navigation path

Left navigation

Additional tools

Comissão Europeia - Comunicado de imprensa

Agenda Digital: Commissão lança consulta sobre a implantação generalizada da iluminação LED na Europa

Bruxelas, 15 de Dezembro de 2011 – A Comissão Europeia adoptou hoje um Livro Verde sobre o futuro da iluminação assente na tecnologia LED (light-emitting diode) e lançou uma consulta pública sobre a matéria. A iluminação LED é uma das formas de iluminação menos energívoras e mais versáteis – permitindo economias de energia e reduções das facturas de electricidade da ordem dos 70% quando comparada com outras tecnologias de iluminação. A implantação mais rápida da tecnologia LED garantirá o sucesso da indústria europeia da iluminação e contribuirá para reduzir em cerca de 20%, até 2020, a energia consumida. A iluminação LED depara-se com uma série de problemas no mercado: preços de venda elevados, dado tratar-se de uma tecnologia mais sofisticada do que as alternativas, pouca familiaridade dos potenciais utilizadores com esta tecnologia e inexistência de normas comuns. A consulta, cujo objectivo é obter reacções às ideias da Comissão, decorrerá até 29 de Fevereiro de 2012.

Neelie Kroes, Vice-Presidente da Comissão Europeia, declarou: "As vantagens da generalização da iluminação LED são fáceis de calcular. Lucram os consumidores com a redução da factura e lucra o planeta, com a maior preservação dos seus recursos. Gostaríamos de conhecer as vossas ideias sobre o modo de acelerar a implantação desta tecnologia, criar o maior número de empregos possível e maximizar os ganhos económicos que a Europa poderá obter com a generalização do uso da iluminação LED."

A consulta inclui perguntas essenciais como estas:

  • Que medidas poderão contribuir para eliminar os actuais obstáculos e acelerar a implantação da iluminação LED na Europa?

  • Como garantir a presença no mercado europeu de produtos LED de boa qualidade, seguros e que respondam à expectativas do consumidor?

  • Como reforçar a cooperação do sector da iluminação com arquitectos, conceptores de sistemas de iluminação, instaladores de dispositivos eléctricos e os sectores do imobiliário e da construção?

  • Qual a melhor forma de a UE apoiar o empreendedorismo e a competitividade no sector da iluminação?

A promoção da iluminação LED e das economias de energia que a mesma permite é um objectivo essencial da Agenda Digital para a Europa (ver IP/10/581, MEMO/10/199 e MEMO/10/200).

Contextualização

Com o fim da venda de lâmpadas tradicionais na União Europeia em Setembro de 2012, cerca de 8000 milhões de lâmpadas incandescentes instaladas nas nossas casas, nos escritórios e nas ruas serão, nos próximos anos, substituídos por soluções de iluminação que garantem menor consumo. Estas soluções incluem as tecnologias de iluminação LED e OLED (LED orgânico) também conhecidas por «iluminação com electrónica do estado sólido» (SSL).

A SSL oferece uma luz e um desempenho visual de alta qualidade e opções de design cada vez mais satisfatórias.

A SSL pode constituir um motor de inovação nos sectores da iluminação e da construção e oferece excelentes oportunidades para as nossas empresas – muitas delas PME – criando empregos e crescimento na Europa.

Ligações úteis:

The Green Paper and public consultation

Sítio Web da Agenda Digital

Sítio Web de Neelie Kroes

Acompanhe Neelie Kroes no Twitter

Contactos:

Ryan Heath (+32 2 296 17 16); Twitter: @ECspokesRyan

Linda Cain (+32 2 299 90 19)


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website