Navigation path

Left navigation

Additional tools

Comissão Europeia – Comunicado de imprensa

Tome bem nota desta data: novos oradores importante sobre o tema da Primavera árabe nas Jornadas Europeias do Desenvolvimento em Varsóvia

Bruxelas, 5 de Dezembro de 2011 – O Primeiro-Ministro interino da Tunísia, Beji Caid el Sebsi, e o Presidente do Conselho Nacional de Transição da Líbia, Mustafa Mohammed Abdul Jalil, são os mais recentes convidados especiais a confirmar a sua participação nas Jornadas Europeias do Desenvolvimento, a realizar em 15 e 16 de Dezembro e, que, na sequência dos acontecimentos da Primavera árabe deste ano, incidirão pela primeira vez na democracia, Direitos humanos e governação.

Os dois novos oradores integrarão uma longa lista de líderes mundiais de primeiro plano e de personalidades da cena internacional cuja presença foi já confirmada; incluindo o presidente do Níger, Mahamadou Issoufou, o Presidente do Haiti, Michel Martelly, o Presidente da Geórgia, Mikheil Saakashvili, Roza Isakovna Otunbaeva, Presidente da República do Quirguizistão e o Professor Shirin Ebadi, prémio Nobel. A lista dos VIP que confirmaram a sua presença pode ser consultada no sítio

(http://www.eudevdays.eu/2011-forum/programme/useful-documents)

Participarão nas Jornadas o Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, o Comissário para o desenvolvimento, Andris Piebalgs, e a Comissária responsável pela cooperação internacional, ajuda humanitária e resposta às crises, Kristalina Georgieva. O Presidente da Polónia, Bronisław Komorowski, participará na cerimónia de abertura.

Retransmissão em directo via Internet (web-streaming)

Pode visualizar o acontecimento em linha, em directo, ou escolher painéis e discursos específicos. Estarão disponíveis fotografias e vídeos que poderão ser descarregados e a página Internet incluirá igualmente um serviço de citações. Convidamo-lo para assistir ao acontecimento em www.eudevdays.eu.

Outros participantes de alto nível e programa

As Jornadas Europeias do Desenvolvimento, que este ano são organizadas pela Comissão Europeia e pela Presidência polaca, tornaram-se um dos principais acontecimentos da agenda internacional do desenvolvimento e terão lugar em Varsóvia em 15 e 16 de Dezembro.

O principal tema das Jornadas Europeias do Desenvolvimento será a relação entre o desenvolvimento e a democracia. Organizadas pela primeira vez num país a leste da antiga Cortina de Ferro e no contexto das mudanças políticas em curso no mundo árabe, a edição de 2011 reunirá os principais intervenientes de ambas as regiões.

Estas Jornadas permitirão aplicar a um novo contexto as experiências da transição vivida na Europa de Leste.

Os outros grandes temas são os seguintes:

(Programa oficial disponível no seguinte endereço:

http://www.eudevdays.eu/2011-forum/programme/agenda-overview)

O Comissário Andris Piebalgs dará uma conferência de imprensa na quinta-feira, 15 de Dezembro, pelas 13h00.

Os dois dias das Jornadas constituirão também uma oportunidade para a comunidade do desenvolvimento debater a nova abordagem da Comissão Europeia em matéria de cooperação para o desenvolvimento, a «Agenda para a mudança», que enfrenta um compromisso para aumentar o impacto da ajuda centrando-a num menor número de sectores e nos países com maiores necessidades.

Acreditação

O formulário de acreditação para os jornalistas poderá ser preenchido em linha utilizando o guia em linha

http://www.eudevdays.eu/sites/default/files/docs/EDD_2011_Media_Guide_v6.pdf

Contexto

As Jornadas Europeias do Desenvolvimento, foram lançadas em 2006, com vista a permitir que os principais parceiros se reunissem para debater sobre a forma de tornar a ajuda mais eficaz. As cinco edições anteriores contaram com a participação de 36 Chefes de Estado, 60 Chefes de Governo ou ministros e 7 Prémios Nobel. A última edição, realizada em 2010 em Bruxelas, atraiu 5 000 participantes no total.

Organizadas pela Comissão Europeia e pela Presidência do Conselho da União Europeia, as Jornadas Europeias do Desenvolvimento são o principal fórum europeu para as questões internacionais e a cooperação para o desenvolvimento. As jornadas têm um alcance mundial e constituem uma plataforma de colaboração para o que reúne milhares de defensores, decisores e profissionais na área do desenvolvimento.

«O Desenvolvimento e a democracia» é o tema principal da edição de 2011. Há vinte anos, a Europa Central e Oriental experimentou profundas mudanças. O último ano foi marcado pelo início dos levantamentos no Norte de África e no Médio Oriente. Este acontecimento realiza-se na altura ideal para reunir a comunidade do desenvolvimento a fim de fazer um balanço, bem como analisar e rever as ligações entre a evolução política e o progresso socioeconómico.

Os jornalistas devem inscrever-se até 7 de Dezembro.

Mais informações:

Para a inscrição: https://accreditation.pl2011.eu

Sítio Web das Jornadas Europeias do Desenvolvimento:

http://www.eudevdays.eu/

Sítio Web da DG do Desenvolvimento e da Cooperação EuropeAid:

http://ec.europa.eu/europeaid/index_en.htm

Sítio Web do Comissário Europeu responsável pelo Desenvolvimento, Andris Piebalgs:

http://ec.europa.eu/commission_2010-2014/piebalgs/index_en.htm

Contactos :

Catherine Ray (+32 2 296 99 21)

Wojtek Talko (+32 2 297 85 51)


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website