Navigation path

Left navigation

Additional tools

Comissão Europeia – Comunicado de imprensa

Transportes: já abriu a votação pública sobre calculadores electrónicos de percursos

Bruxelas, 5 de Dezembro de 2011 - Os cidadãos europeus foram hoje convidados a votar as suas preferências quanto aos calculadores multimodais de percursos no âmbito do Desafio Europeu da Mobilidade, lançado pelo Vice-Presidente Siim Kallas, que é também o Comissário responsável pela Mobilidade e Transportes. A ideia de base do desafio é aumentar a informação e estimular o desenvolvimento de calculadores de percursos «tudo em um», que funcionem para além das fronteiras nacionais e ofereçam meios de transporte alternativos. Chegou a hora do público manifestar a sua opinião quanto aos calculadores apresentados.

Ao lançar o desafio, o Vice-Presidente Kallas afirmou: «Uma tão grande variedade de calculadores de percursos é incompatível com o mercado único europeu de transportes de que necessitamos. Como pode ainda não ser possível planear ou reservar uma viagem pela Europa mudando do comboio para o avião, do transporte urbano para o transporte interurbano, com um único bilhete comprado em linha, através da Internet? A tecnologia já existe, temos apenas de incentivar a sua utilização». Ao abrir a votação pública de hoje, o Comissário Kallas acrescentou: «Encontrar e comparar planos de viagem alternativos, com uns simples cliques e sem o incómodo de ter de consultar múltiplos sítios Web, vai ajudar os cidadãos a escolherem a melhor solução de transporte personalizada; facilitará o funcionamento mais flexível e mais eficaz de todo o sistema de transportes. Temos de incentivar maiores desenvolvimentos nesta área mas este é o momento em que devemos analisar o que é que foi conseguido até hoje: dê-nos a sua opinião!»

O desafio para a concepção de um calculador de percursos genuinamente europeu esteve aberto a todos quantos nele quiseram participar, das empresas e instituições a qualquer cidadão com interesse em viajar. 28 exemplos de calculadores de percursos e 22 novas ideias inovadoras foram submetidos a apreciação. Infelizmente nem todos os calculadores submetidos a apreciação satisfaziam os exigentes requisitos multimodais e de utilização transfronteiras, independentemente de serem inovadores e fáceis de usar.

Agora é tempo de o público exercer o seu direito de voto, entre 5 de Dezembro de 2011 e 13 de Janeiro de 2012, sobre os12 calculadores pré seleccionados. Paralelamente, um júri especializado reunir-se-á para deliberar sobre as ideias apresentadas. As melhores propostas de cada categoria serão anunciadas pelo Vice-Presidente Kallas num evento em Bruxelas, em Fevereiro de 2012. Os vencedores de cada categoria receberão como prémio um convite para participarem no próximo Congresso Mundial de STI em Viena, Áustria, que decorrerá de 22 a 26 de Outubro de 2012, para apresentarem as suas ideias e soluções no expositor da Comissão.

A página Web do Desafio Europeu da Mobilidade, na sua versão actualizada, disponível em www.eujourneyplanner.eu, apresenta um mapa da Europa com os calculadores apresentados à votação electrónica, assim como uma lista completa dos calculadores de percursos e ideias apresentadas à Comissão em resposta ao desafio.

Face aos grandes desafios actuais do sector dos transportes, tais como o aumento do congestionamento do sistema de transportes, os custos dos combustíveis e as alterações climáticas, é necessário procurar e encontrar formas mais inteligentes de viajar. A multimodalidade, ou seja, a utilização de diferentes meios de transporte para uma única viagem porta a porta, forma parte da solução. Não é apenas melhor para o ambiente mas parece ser também mais acessível às nossas carteiras, permitindo soluções de viagem personalizadas. Embora existam mais de 100 calculadores de percursos, ainda não existe um único que permita aos cidadãos europeus encontrar informação ou reservar um bilhete para uma única viagem pela Europa independentemente do número de países ou de transportes envolvidos.

Contactos:

Helen Kearns (+32 2 298 76 38)

Dale Kidd (+32 2 295 74 61)


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website