Navigation path

Left navigation

Additional tools

Comissão Europeia – Comunicado de imprensa

Agenda Digital: Projecto premiado e com financiamento da UE poderá conduzir a ligações em banda larga mais potentes

Bruxelas, 28 de Outubro de 2011. Um projecto financiado pela UE que desenvolveu uma solução de longo prazo para o congestionamento do tráfego da Internet acaba de receber um prémio na Semana da Internet do Futuro em Poznan, Polónia. O projecto TRILOGY recebeu o Prémio Internet do Futuro pelo seu notável contributo para a arquitectura e os protocolos da Internet e poderá proporcionar aos Europeus ligações mais rápidas e fiáveis.

O projecto, orçamentado em 9,2 milhões de euros e concluído em Março de 2011, após um período de vigência de três anos, congregou investigadores e empresas da Bélgica, da Finlândia, da Alemanha, da Grécia, de Espanha, do Reino Unido e dos Estados Unidos, para o estudo de métodos de gestão do tráfego, de modo a minimizar o congestionamento nos pontos de estrangulamento da rede, oferecendo assim aos utentes da Internet ligações de melhor qualidade. A UE contribuiu com 5,9 milhões de euros, sob a forma de financiamento de investigação no domínio das TIC.

Especificamente, o projecto TRILOGY elaborou o Protocolo de Controlo da Transmissão por Via Múltipla (MPTCP), uma ampliação do protocolo TCP da Internet, que permite a transmissão entre nós da rede simultaneamente através de uma multiplicidade de vias, um algoritmo para o encaminhamento por diversas vias, a fim de aproveitar o multifornecimento (multi-homing) nos pontos terminais, e extensões de visibilidade dos congestionamentos (Congestion Exposure) do protocolo Internet, para monitorizar o congestionamento da rede. Em combinação, estes melhoramentos tornarão a Internet mais resistente, flexível e economicamente eficiente.

O prémio reconhece o esforço europeu de investigação para o desenvolvimento da Internet futura, no contexto de um tráfego em crescimento incessante e que testemunha a sobrecarga das redes de banda larga por novas aplicações e pela procura de transmissões vídeo.

Os resultados do projecto TRILOGY estão já a ser aproveitados pela indústria das TIC e integrados em sistemas de fonte aberta e outros sistemas comerciais, assegurando a todos os utentes ligações Internet mais resistentes e flexíveis.

Utilizar os fundos do 7.º Programa-Quadro de Investigação e Desenvolvimento (7.º PQ) para apoiar soluções TIC inovadoras que ajudem os cidadãos e as empresas da UE é uma prioridade da Agenda Digital para a Europa (cf. IP/10/581, MEMO/10/199 e MEMO/10/200).

Contexto

O tráfego na Internet atingiu níveis sem precedentes. Por exemplo, em 2011, só o YouTube chega a 3 mil milhões de visualizações por dia e a um carregamento de vídeos por minuto equivalente a 2 dias. A procura tem causado um decréscimo na disponibilidade de largura de banda e, ocasionalmente, lança dúvidas quanto à capacidade da própria arquitectura da Internet.

O Projecto TRILOGY preparou novos blocos arquitecturais para ajudar a gerir o congestionamento do tráfego da Internet.

O Protocolo de Controlo da Transmissão por Via Múltipla (MPTCP) transmite dados entre dois nós da rede através de uma multiplicidade de vias ao mesmo tempo, a fim de agregar a capacidade e a fiabilidade de várias vias da rede e beneficiar do multifornecimento nos pontos terminais – por exemplo, um dispositivo móvel com diversas interfaces sem fios. Está disponível, para o sistema operativo Linux, uma versão de fonte aberta deste protocolo, que foi ensaiada e instalada em aparelhos Android e Nokia. Por outro lado, a empresa de TIC Oracle está a implantar o MPTCP no seu sistema operativo Solaris.

Encaminhamento por vias múltiplas: O TRILOGY preparou um algoritmo para o encaminhamento por vias múltiplas, que permite aos encaminhadores da Internet seleccionarem uma série de vias para um dado destino, em contraste com a via única do sistema actual. O tráfego é assim disseminado por uma multiplicidade de vias, resultando em ligações mais resistentes, caso uma das vias colapse ou fique sobrecarregada, e numa melhor utilização global da rede.

A Congestion Exposure (CONEX) permite que os dispositivos IP monitorizem e partilhem na rede dados pormenorizados sobre congestionamento. Até hoje, tal só era possível em relação aos pontos terminais da rede. Consequentemente, um utente ou uma rede podem ser responsibilizados pelo seu impacto noutros utentes, o que também estimula o investimento em novas capacidades.

O prémio foi anunciado na sessão de encerramento da Assembleia Internet do Futuro (FIA), no âmbito da Semana da Internet do Futuro que decorreu em Poznan, Polónia, entre 24 e 28 de Outubro. Organizada semestralmente, sob a responsabilidade do país que detém a Presidência da UE, a Assembleia reúne projectos europeus no domínio da Internet do Futuro e oferece uma plataforma de debate sobre os mais recentes resultados e novidades em matéria de investigação.

Os prémios Internet do Futuro promovem as melhores iniciativas europeias, nacionais e regionais sobre o futuro da Internet. Financiado ao abrigo do 7.º Programa-Quadro de Investigação e Desenvolvimento, da Comissão Europeia, o TRILOGY é um exemplo de vanguarda da investigação europeia sobre as redes futuras.

Parceiros no projecto

BT Plc

Deutsche Telekom AG

NEC Europe Ltd.

Nokia Oyj

Roke Manor Research Limited

Athens University of Economics and Business – Research Center

Universidad Carlos III de Madrid

University College London

Université catholique de Louvain

EURESCOM – European Institute for Research and Strategic Studies in Telecommunications GmbH

Stanford University

Ligações úteis

http://www.trilogy-project.org/

Prémio Internet do Futuro: http://www.cefims.eu/fiaward/

Assembleia Internet do Futuro:

http://www.event.fi-poznan.eu/fia/page/1377/Agenda_details.html?view=program&conference=36

Sítio Web da Agenda Digital: http://ec.europa.eu/digital-agenda

Sítio Web de Neelie Kroes: http://ec.europa.eu/commission_2010-2014/kroes/

Acompanhe Neelie Kroes no Twitter: http://twitter.com/neeliekroeseu

Contacts :

Dennis Abbott (+32 2 295 92 58)

Linda Cain (+32 2 299 90 19)


Side Bar