Navigation path

Left navigation

Additional tools

Comissão lança campanha sobre eficiência na utilização dos recursos

European Commission - IP/11/1196   17/10/2011

Other available languages: EN FR DE DA ES NL IT SV FI EL CS ET HU LT LV MT PL SK SL BG RO

Comissão Europeia – Comunicado de imprensa

Comissão lança campanha sobre eficiência na utilização dos recursos

Varsóvia, 17 de Outubro de 2011 – O dia de hoje assinala o lançamento da campanha da UE «Generation Awake. Your choices make a world of difference!», destinada a encorajar os consumidores a adoptarem hábitos de eficiência na utilização dos recursos. A campanha foi lançada na Polónia pelo Comissário Europeu Janez Potočnik, responsável pelo ambiente, e pelo Ministro do Ambiente polaco, Andrzej Kraszewski. O objectivo é sensibilizar para a necessidade de consumir de forma racional recursos naturais escassos de forma racional e incentivar os cidadãos a terem em conta nas respectivas decisões de compra o seu impacto no planeta.

O Comissário responsável pelo ambiente, Janez Potočnik, declarou: «Face às dificuldades enfrentadas pela economia e à diminuição dos recursos, chegou o momento de começarmos a repensar alguns dos nossos hábitos. Uma utilização mais cuidadosa dos recursos contribui tanto para a protecção do ambiente como para a realização de poupanças e para a redução dos custos empresariais. Trata‑se de produzir mais com menos recursos. Todos podemos dar o nosso contributo. Só precisamos de despertar para a realidade!».

«Generation awake»

A mensagem fundamental é «consumir de modo diferente e pensar antes de escolher». As opções certas permitir-nos-ão contribuir para a preservação dos recursos naturais, a realização de poupanças, a redução do nosso impacto no ambiente e a garantia de um futuro mais sustentável.

Os principais instrumentos disponíveis são um clipe de grande difusão na Internet, um sítio Web especialmente dedicado a este tema e uma página no Facebook, cujos visitantes são incitados a aderir à «Generation awake» e a aceitar desafios, nomeadamente utilização exclusiva dos transportes públicos durante um mês ou redução do tempo de duração do duche para economizar água.

Esta campanha, realizada à escala da Europa, está a ser lançada na Polónia, que actualmente assegura a presidência rotativa do Conselho da UE. A cerimónia de lançamento em Varsóvia decorre num stande onde os visitantes obterão conselhos sobre cozinha e moda sustentáveis, bem como sobre a utilização eficiente da energia, e inclui um debate público subordinado ao tema «As suas escolhas fazem toda a diferença», com a presença de Janez Potočnik e do Ministro Kraszewski, bem como de representantes de ONG e do sector privado.

Serão igualmente organizadas este ano outras cerimónias de lançamento na República Checa, na Hungria e no Reino Unido.

Antecedentes da campanha: porquê uma eficiência na utilização dos recursos?

Por eficiência na utilização dos recursos entende-se uma utilização sustentável dos recursos – produzir mais com menos recursos e minimizando os impactos ambientais. Trata-se de fazer as opções certas para garantir uma boa qualidade de vida, não só para a nossa geração como para as gerações futuras.

A utilização mais eficiente dos recursos naturais constitui a única forma de alcançar a saúde, a prosperidade e o bem-estar a que todos aspiramos, mas tendo em conta as limitações do planeta. A eficiência na utilização dos recursos implica uma mudança no nosso modo de pensar e nos nossos padrões de comportamento, bem como uma tomada em consideração da forma como as nossas escolhas afectam os recursos naturais. Não se trata de consumir menos, mas de consumir de maneira diferente.

O nosso futuro depende do modo como hoje utilizamos os recursos. Na ânsia de melhorarmos o nosso nível de vida, tendemos a consumir sem pensar nas consequências. Esquecemos o impacto do nosso comportamento nos recursos naturais, nomeadamente a água, os solos férteis, o ar puro e a biodiversidade. E isto tem um preço: à medida que estes recursos se tornam mais escassos, estamos a colocar em risco o nosso bem-estar futuro.

As empresas podem aproveitar esta oportunidade em seu favor. A melhoria da eficiência pode reduzir os custos. Os produtos sustentáveis e os novos serviços abrem novos mercados. A inovação pode reforçar a competitividade e gerar novos postos de trabalho.

Para mais informações, consultar o sítio Web multilingue da campanha:

www.generationawake.eu

Video clip "generation awake":

http://www.youtube.com/user/GenerationAwake

Consultar igualmente: http://ec.europa.eu/environment/resource_efficiency/index_en.htm

Contactos :

Joe Hennon (+32 2 295 35 93)

Monica Westeren (+32 2 299 18 30)


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website