Navigation path

Left navigation

Additional tools

JORNADAS ABERTAS 2011 – Semana Europeia das Regiões e das Cidades (10‑13 de Outubro): Debater o futuro da política de coesão da UE

European Commission - IP/11/1161   07/10/2011

Other available languages: EN FR DE DA ES NL IT SV FI EL CS ET HU LT LV MT PL SK SL BG RO

Comissão Europeia – Comunicado de imprensa

JORNADAS ABERTAS 2011 – Semana Europeia das Regiões e das Cidades (10‑13 de Outubro): Debater o futuro da política de coesão da UE

Bruxelas, 7 de Outubro de 2011. As JORNADAS ABERTAS 2011 – Nona Semana Europeia das Regiões e das Cidades terão início em Bruxelas em 10 de Outubro, na presença do Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, da Presidente do Comité das Regiões, Mercedes Bresso, e do Comissário Europeu responsável pela política regional, Johannes Hahn. Organizado conjuntamente pela Comissão e pelo Comité das Regiões, o evento reúne mais de 6 000 parceiros regionais e locais de mais de 200 regiões da UE e de oito países terceiros e é a primeira oportunidade para discutir as propostas da Comissão relativas a uma nova abordagem da política de coesão da UE (IP/11/1159).

O Comissário da Política Regional, Johannes Hahn, comentou: «As JORNADAS ABERTAS 2011 constituem uma oportunidade ideal para os nossos parceiros regionais participarem no debate sobre o futuro da política de coesão, num momento em que este está em curso. A Comissão acaba de apresentar uma importante revisão da política, tendo lançado as bases para um maior impacto dos investimentos da UE. Contamos com o apoio activo das regiões e das cidades para avançar com medidas concretas que traduzam os objectivos de crescimento e de emprego da UE em investimentos e projectos inteligentes.»

Mercedes Bresso, Presidente do Comité das Regiões, acrescentou ainda: «As JORNADAS ABERTAS deste ano não poderiam ser mais oportunas, pois representam a primeira oportunidade de debater o pacote legislativo sobre a futura política regional. Nos tempos de crise em que vivemos, temos de garantir que cada euro gasto a nível da UE tem um impacto real no terreno e reforça o sentimento de solidariedade dos cidadãos. Vamos analisar atentamente as propostas da Comissão neste domínio para saber como poderão ser melhoradas no interesse das regiões e cidades da Europa.»

Antecedentes

Sob o título «Investir no futuro da Europa: Regiões e municípios empenhados no crescimento inteligente, sustentável e inclusivo», realizar‑se‑ão mais de 100 seminários em torno de três vertentes temáticas:

  • Europa 2020: Os seminários apresentarão e discutirão o modo como a política de coesão e as regiões e cidades contribuem para um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo.

  • Melhores prestações: Os debates incidirão na forma de melhorar os resultados da política de coesão, através, por exemplo, do «Quadro Estratégico Comum», abrangendo todos os fundos da UE com impacto territorial entre 2014 e 2020.

  • Aspectos geográficos: Os debates incidirão em estratégias territoriais integradas para as regiões, cidades, zonas fronteiriças e macro‑regiões. Além disso, um grupo de académicos de renome de diferentes países europeus, especializados em estudos urbanos e regionais, foi convidado para dez conferências e seminários conjuntos na universidade das JORNADAS ABERTAS. Terá igualmente lugar uma série de seminários com países da Parceria Oriental, e com a China, a América Latina, a Ucrânia e a Austrália, que facilitarão o intercâmbio global no domínio da política regional.

Ponto de Encontro

As parcerias público‑privadas serão o tema principal do «Ponto de Encontro» deste ano, realizado nas instalações do Comité das Regiões. Nos seminários e sessões destinadas à criação de redes, que contarão com a participação de peritos de entidades regionais e locais, de instituições financeiras e empresas privadas, serão apresentados 65 casos de parcerias público‑privadas (PPP) de 19 países e diversos sectores (tecnologias da informação, transportes, energia, desenvolvimento urbano, telecomunicações, etc.).

A Europa na minha região/cidade

A par dos seminários de Bruxelas, estão previstos 253 eventos locais subordinados ao tema « A Europa na minha região/cidade» entre Setembro e Novembro, nos 27 Estados‑Membros da UE, bem como na Bósnia‑Herzegovina, Croácia, Islândia, Montenegro, Noruega, Sérvia, Suíça e Turquia.

Mais informações:

www.opendays.europa.eu

IP/11/1159

COR/11/45

Também é possível seguir as JORNADAS ABERTAS @EU_Regional on Twitter, sendo possível publicar mensagens com o tag #euopendays ou juntar‑se a outros participantes das JORNADAS ABERTAS em RegioNetwork 2020.

Todas as fotografias do evento poderão ser vistas no Flickr.

Outros destaques do programa

Programa Media

Mapa das regiões participantes

ANEXO

Jornadas Abertas – destaques da semana:

  • Sessão de abertura, 10 de Outubro, 15:00‑18:00, Hemiciclo do PE: Deverão participar nesta sessão perto de 1 100 representantes regionais e locais. Após os discursos de boas‑vindas de Danuta Hübner, do Presidente da Comissão REGI do Parlamento Europeu, de Johannes Hahn e de Mercedes Bresso, serão proferidos discursos introdutórios por Jerzy Buzek, Presidente do Parlamento Europeu, José Manuel Barroso, Presidente da Comissão Europeia, e Elżbieta Bieńkowska, Ministra do Desenvolvimento Regional da Polónia. A segunda parte terá início com a apresentação das propostas de regulamentos no âmbito da política de coesão da UE para o período de 2014‑2020, por Johannes Hahn, seguida de um debate com os presentes sobre os três grandes temas das JORNADAS ABERTAS.

  • Reunião das Comissões REGI e COTER, 11 de Outubro, 9:00‑10:45, Comité das Regiões: Numa reunião pública das duas comissões do Parlamento Europeu e do Comité das Regiões que se ocupam da política de coesão da UE, serão debatidas as propostas legislativas com ênfase na dimensão territorial da política de coesão pós‑2013.

  • Sessão plenária especial, 13 de Outubro, 9:30‑11:15, edifício Charlemagne: Esta sessão debruçar‑se‑á sobre o papel dos fundos, no âmbito do novo «Quadro Estratégico Comum», para associar o investimento ao abrigo da política de coesão, do desenvolvimento rural e da política das pescas à estratégia «Europa 2020», e reunirá os Comissários Johannes Hahn, László Andor e Maria Damanaki.

Contactos:

Ton Van Lierop (+32 2 296 65 65)

Marie‑Pierre Jouglain (+32 2 298 44 49)


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website