Navigation path

Left navigation

Additional tools

Comissão Europeia – Comunicado de imprensa

Antigas zonas industriais são hoje destinos de eleição do turismo sustentável

Bruxelas, 27 de Setembro de 2011: Esta noite, vinte e um destinos de toda a Europa receberam o prémio EDEN de 2011, pela reconversão e promoção exemplares de locais em declínio. Para além da cerimónia de entrega dos prémios tiveram ainda lugar uma exposição dos destinos galardoados e uma reunião da rede EDEN. De minas abandonadas e fábricas desactivadas a linhas de caminho-de-ferro desafectadas e explorações agrícolas invadidas por vegetação espontânea, estes locais delapidados foram outrora vitais para a história da Europa. Estes projectos de reconversão sustentável bem concebidos dão aos cidadãos a possibilidade de revisitar o passado e tomar conhecimento dos modos de vida tradicionais.

Todos os destinos desempenharam um papel fundamental na redinamização da sua região, dando novo alento a sítios naturais, históricos e culturais em declínio e agindo como catalisadores de uma reconversão local mais alargada. A quinta comemoração anual da iniciativa EDEN (Destinos Europeus de Excelência) subordinada ao tema «Turismo e reconversão de locais» tem lugar em Bruxelas, em 27 e 28 de Setembro. Estes eventos estão estreitamente relacionados com as Jornadas Europeias do Turismo, que se comemoraram em Bruxelas, em 27 de Setembro, e se centraram no património industrial europeu.

O Vice-Presidente da Comissão Europeia, Antonio Tajani, Comissário responsável pela Indústria e Empreendedorismo, declarou: «O tema deste ano trouxe alguns exemplos verdadeiramente notáveis de conceitos turísticos imaginativos e invulgares. Numa economia mundial em rápida evolução, a iniciativa EDEN continua a fazer sobressair o melhor do engenho e da criatividade europeus em matéria de turismo. Congratulo-me com o excelente desempenho da indústria do turismo em 2010 e 2011. Para podermos continuar nesta via há que continuar a estimular a inovação e a qualidade. A iniciativa EDEN é um bom exemplo.»

Para mais informações sobre o projecto EDEN e os vencedores dos prémios anteriores, consultar: http://ec.europa.eu/eden.

Os 21 destinos galardoados em 2011 são:

A cidade de Gmund/Caríntia (Áustria), Marche-en-Famenne (Bélgica), Pustara Višnjica (Croácia), Kalopanayiotis (Chipre), Slovacko (República Checa), casas senhoriais do Parque Nacional de Lahemaa (Estónia), Roubaix (França), município de Delfos (Grécia), Mecsek (Hungria), município de Stykkisholmur (Islândia), The Great Western Greenway, Co Mayo (Irlanda), Montevecchio, município de Guspini (Itália), aldeia de Ligatne (Letónia), casa senhorial de Rokiškis (Lituânia), Għarb (Malta), Veenhuizen (Países Baixos), Żyrardow (Polónia), Parque Natural do Faial (Portugal), Idrija (Eslovénia), Ecoparque de Trasmiera (Espanha), Hamamonu-Altındağ Ancara (Turquia).

Até à data, participaram vinte e seis países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia e Turquia.

Antecedentes

Desde o lançamento dos prémios em 2007, 98 destinos galardoados EDEN em 26 países participantes marcaram uma presença significativa no sector altamente competitivo do turismo europeu. A iniciativa EDEN visa promover modelos de desenvolvimento de turismo sustentável, dando visibilidade a locais emergentes empenhados na protecção do ambiente e no apoio às comunidades locais, bem como na conservação e promoção do seu património cultural e histórico exclusivo. A iniciativa EDEN faculta ainda uma plataforma de intercâmbio de melhores práticas no domínio do turismo através da rede EDEN.

A rede EDEN tem por objectivo estabelecer ligações entre os destinos EDEN e os governos e agências nacionais (por exemplo, os institutos nacionais de turismo), universidades e outras redes internacionais semelhantes, bem como promover e partilhar as melhores práticas no domínio do turismo sustentável. A rede pretende vir a ser, em 2011, uma associação internacional não lucrativa com uma estrutura de gestão a três níveis: assembleia geral, comité director e grupos de trabalho.

MEMO/11/639

Contacto :

Carlo Corazza +32 2 295 17 52

Andrea Maresi +32 2 299 04 03


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website