Navigation path

Left navigation

Additional tools

Semana Europeia da Mobilidade de 2011: «Mobilidade alternativa»

European Commission - IP/11/1032   15/09/2011

Other available languages: EN FR DE DA ES NL IT SV FI EL CS ET HU LT LV MT PL SK SL BG RO

Comissão Europeia - Comunicado de Imprensa

Semana Europeia da Mobilidade de 2011: «Mobilidade alternativa»

Bruxelas, 15 de Setembro de 2011 - De 16 a 22 de Setembro de 2011, centenas de cidades europeias irão participar na décima edição da Semana Europeia da Mobilidade, convidando os cidadãos a participar num amplo leque de actividades centradas na mobilidade sustentável. O tema deste ano – mobilidade alternativa – visa promover alternativas eficientes, em termos de recursos, aos automóveis particulares, que ainda dominam o transporte urbano. A Semana incentiva as autoridades locais e os cidadãos a porem em relevo os muitos impactos positivos dos outros meios de transporte.

Neste contexto, Janez Potočnik, Comissário responsável pelo Ambiente, declarou o seguinte: «Nos últimos dez anos, a Semana Europeia da Mobilidade tem apoiado as cidades na criação de um ambiente melhor para os cidadãos. Obteve um êxito enorme e tornou-se já um fenómeno mundial. A Semana da Mobilidade faz com que os cidadãos reflictam sobre novas e melhores formas de transporte e contribui para tornar as cidades mais agradáveis para os seus habitantes».

Meios de transporte alternativos

A utilização excessiva do automóvel está a afectar a qualidade de vida nas nossas cidades. O ruído, a poluição do ar, os congestionamentos e a redução do espaço público são sintomas deste problema. Estando vários recursos, como a energia, os solos, a água e as matérias-primas, sob pressão, existe uma consciência crescente da necessidade de formas alternativas de transporte que poluam menos, consumam menos recursos e contribuam para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa. A Semana Europeia da Mobilidade de 2011 visa incentivar os cidadãos europeus que vivem em zonas urbanas a recorrerem, de preferência, a modos de transporte hipocarbónicos, como a deslocação a pé, de bicicleta ou em transportes públicos.

Dez anos de Semana da Mobilidade

A edição de 2011 marca o décimo aniversário da Semana Europeia da Mobilidade. Na última década, a Semana da Mobilidade tem apoiado as cidades na criação de um ambiente mais agradável e saudável para os cidadãos, incentivando-as a reduzir os congestionamentos e promovendo modos de transporte sustentáveis e não motorizados.

Desde o seu lançamento, em 2002, o número de cidades participantes tem aumentado continuamente. Em 2010, sob o lema «Viaje bem, viva melhor», um número recorde (2221) de autoridades locais assinou a Carta da Semana Europeia da Mobilidade e/ou registou as suas actividades no sítio da campanha, www.mobilityweek.eu. Em 2010, registou-se, pelo quinto ano consecutivo, um número recorde de participantes.

Prémios da Semana Europeia da Mobilidade de 2011

As cidades participantes que preencham determinados critérios de elegibilidade são encorajadas a concorrer ao prémio da Semana Europeia da Mobilidade de 2011. O prémio é atribuído às cidades cujas campanhas sejam consideradas as mais inovadoras, tanto pela qualidade das actividades associadas ao tema anual como pelo leque de medidas de carácter permanente aplicadas. A cidade de Almada (Portugal) foi a vencedora do prémio da Semana Europeia da Mobilidade de 2010, logo seguida de Múrcia (Espanha) e Riga (Letónia) (ver IP/11/318).

Para mais informações, visitar o sítio Web da Semana Europeia da Mobilidade:

www.mobilityweek.eu

Contactos:

Joe Hennon (+32 2 295 35 93)

Monica Westeren (+32 2 299 18 30)


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website