Navigation path

Left navigation

Additional tools

IP/10/879

Bruxelas, 2 de Julho de 2010

Concurso «Música contra a pobreza»: os jovens europeus exprimem-se contra a pobreza no mundo

A Comissão Europeia lança hoje o concurso europeu de música, convidando jovens europeus entre os 15 e os 25 anos a compor canções de apoio à luta contra a pobreza no mundo. Cada participante criará uma canção original sobre o tema geral do desenvolvimento, nomeadamente os oito Objectivos de Desenvolvimento do Milénio. Os vencedores - seleccionados por votação em linha e por um júri de profissionais da música – ganham a gravação da sua canção num estúdio profissional e terão oportunidade de actuar durante as Jornadas Europeias do Desenvolvimento que se realizam em Dezembro de 2010 em Bruxelas. O concurso de música faz parte da campanha «Eu luto contra a pobreza», que visa sensibilizar os jovens para a acção da UE no domínio da cooperação para o desenvolvimento.

«A música é um poderoso instrumento de mobilização das pessoas de todas as idades e de todos os países para a luta contra a pobreza. Este concurso de música enquadra-se no desejo da Comissão de implicar e sensibilizar os jovens para a importância dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio. Espero que haja muitas contribuições, do rap ao hip-hop, passando pelo hard-rock», afirmou Andris Piebalgs, Comissário Europeu para o Desenvolvimento.

Os jovens cidadãos dos Estados-Membros da UE com idades entre os 15 e os 25 anos são convidados, através das redes da Internet e dos festivais de música, a apresentar, através da Internet até 30 de Setembro, uma canção relacionada com a luta contra a pobreza. Os concorrentes manifestam igualmente o seu apoio a um dos oito Objectivos de Desenvolvimento do Milénio: erradicar a pobreza extrema e a fome, alcançar a educação primária universal, promover a igualdade entre homens e mulheres, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde materna, combater o VIH/SIDA, a malária e outras doenças, garantir a sustentabilidade ambiental e desenvolver uma parceria global para o desenvolvimento. A votação terá lugar em linha até 31 de Outubro de 2010. Haverá dois vencedores, cujos nomes serão revelados em Novembro: um será seleccionado através da votação em linha e o outro por um júri profissional. Os prémios são a gravação das canções num estúdio profissional e a oportunidade de actuar durante as Jornadas Europeias do Desenvolvimento que se realizam em Dezembro de 2010 em Bruxelas.

Como só já faltam cinco anos até ao final do prazo de 2015 para alcançar os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki‑moon, convidou os líderes mundiais para uma cimeira a realizar em Nova Iorque entre 20 e 22 de Setembro de 2010, para tentar acelerar o progresso rumo aos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.

Para mais informações, consultar:

Sítio Web do concurso «Música contra a pobreza»:

www.ifightpoverty.eu/pt/act/music-contest

Junta-te a nós no Facebook:

www.facebook.com/IFightPoverty

Sítio Web do Comissário Piebalgs:

http://ec.europa.eu/commission_2010-2014/piebalgs


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website