Navigation path

Left navigation

Additional tools

Ambiente - Consumo e produção sustentáveis: Os retalhistas europeus adoptam um código de conduta verde

European Commission - IP/10/824   24/06/2010

Other available languages: EN FR DE DA ES NL IT SV FI EL CS ET HU LT LV MT PL SK SL BG RO

IP/10/824

Bruxelas, 24 de Junho de 2010

Ambiente - Consumo e produção sustentáveis: Os retalhistas europeus adoptam um código de conduta verde

Os empresários europeus adoptaram hoje um código de conduta ambiental voluntário para o sector retalhista. Os retalhistas que subscreveram o código comprometem-se a cumprir um conjunto de princípios e medidas para reduzir a sua pegada ambiental. Este Código de Sustentabilidade Ambiental para o Sector Retalhista foi apresentado ao Comissário Europeu para o Ambiente, Janez Potočnik, num evento organizado para celebrar o primeiro aniversário do Fórum dos Retalhistas. Este fórum foi criado no ano passado por iniciativa da Comissão Europeia e do sector retalhista europeu para promover modelos de consumo mais sustentáveis do ponto de vista ecológico.

O Comissário Europeu para o Ambiente, Janez Potočnik, declarou: «A publicação deste código assinala um marco importante para o Fórum dos Retalhistas e constitui uma boa notícia para os consumidores. Aborda os principais temas de interesse ecológico, como as fontes de aprovisionamento, a gestão dos resíduos, a eficiência dos recursos e a comunicação com os clientes. Ao subscreverem este código de conduta, os retalhistas revelam que se preocupam com os impactos ambientais das suas empresas e que adoptam medidas para os reduzir.»

Sir Terry Leahy, Director-Geral de PLC Tesco e Presidente da Mesa-Redonda do Sector Retalhista Europeu, declarou: «Um ano depois do lançamento do Fórum dos Retalhistas, congratulamo-nos com os progressos realizados: As enormes mudanças que estão a ser introduzidas nos estabelecimentos comerciais, nos nossos sistemas de distribuição, nas relações com os nossos fornecedores, com os nossos parceiros das ONG e, evidentemente, com os nossos clientes. Estamos hoje a dar mais um passo com a publicação deste código. Sabemos que ainda temos muito caminho pela frente e estou confiante de que a aplicação do código nos ajudará nesta missão. Estamos perante um grande exemplo de criação de um movimento de massas a favor do consumo verde que funciona na prática.»

O Dr. Rainhardt Von Leoprechting, Vice-Presidente e Director de Relações Empresariais de Metro Group e Presidente de EuroCommerce, declarou: «O sector retalhista não só tem um peso enorme na economia europeia, sendo responsável por 13 % do PIB, mas também constitui o elo de ligação entre as empresas e milhões de consumidores. Neste papel fundamental, podemos colaborar com todos os agentes da cadeia de aprovisionamento para desenvolver novas soluções sustentáveis. Juntos podemos construir um futuro melhor, mais verde, para a Europa.»

Código ambiental voluntário para o sector retalhista

Os retalhistas europeus estão numa posição-chave para promoverem um consumo mais sustentável através das suas acções, das suas parcerias com os fornecedores e do seu contacto diário com os consumidores.

O reconhecimento do papel influente que desempenham levou à criação do Fórum dos Retalhistas, uma iniciativa no âmbito do plano de acção da UE sobre consumo e produção sustentáveis e políticas industriais sustentáveis. As empresas que são membros do Fórum incluem muitos retalhistas multinacionais, que se comprometeram a reduzir a sua pegada ambiental através de uma série de acções empresariais específicas.

O Fórum dos Retalhistas deu hoje mais um passo rumo à sustentabilidade através da apresentação de um código de conduta europeu voluntário para os retalhistas. O Código de Sustentabilidade Ambiental para o Sector Retalhista centra-se no aprovisionamento sustentável de produtos específicos como a madeira ou o peixe, numa maior eficiência dos recursos nos estabelecimentos comerciais, na optimização dos transporte e da distribuição, em melhores práticas de gestão dos resíduos e na melhoria da comunicação com os consumidores. Os signatários comprometem-se a informar sobre os seus progressos, por exemplo, através de um relatório anual sobre o desenvolvimento sustentável das suas empresas.

Mais de 20 grandes retalhistas e associações de retalhistas já subscreveram o código de conduta, uma medida apoiada pelo Conselho da União Europeia nas suas conclusões de Dezembro de 2008.

Fórum dos Retalhistas

O Fórum dos Retalhistas foi lançado em 2009 com o objectivo de facilitar uma melhor compreensão das medidas práticas necessárias para promover o consumo sustentável no sector do retalho.

A participação no Fórum dos Retalhistas é voluntária e está aberta a todos os retalhistas que adiram ao Plano de Acção em matéria de Ambiente para o Sector Retalhista (REAP). Até hoje, 21 retalhistas e 7 associações de retalho tornaram-se membros.

No seu primeiro ano de actividade, o Fórum abordou algumas questões fundamentais, como a eficiência energética, os transportes e a logística, e a comunicação e comercialização. Vários documentos com propostas de acção que destacam exemplos de boas práticas do sector do retalho estão disponíveis no sítio Web do Fórum: http://ec.europa.eu/environment/industry/retail/index_en.htm


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website