Navigation path

Left navigation

Additional tools

Jornadas RTE-T impulsionam projectos europeus fundamentais na área dos transportes

European Commission - IP/10/701   08/06/2010

Other available languages: EN FR DE DA ES NL IT SV FI EL CS ET HU LT LV MT PL SK SL BG RO

IP/10/701

Bruxelas, 8 de Junho de 2010

Jornadas RTE-T impulsionam projectos europeus fundamentais na área dos transportes

Três grandes projectos europeus na área dos transportes, estendendo-se dos países do Báltico à Península Ibérica, receberam hoje um forte impulso com a assinatura de três memorandos de entendimento. A assinatura destes documentos pelos Estados-Membros interessados, com o visto do vice‑presidente da Comissão Europeia Siim Kallas e dos coordenadores europeus da rede transeuropeia de transportes (RTE-T), demonstra o seu empenho na execução destes projectos com a maior brevidade e eficiência. Os projectos são o «Rail Baltica», que liga a Estónia e a Polónia, as linhas de alta velocidade que ligam a França, Espanha e Portugal, e o eixo leste‑oeste Lyon–Turim–Trieste–Liubliana–Budapeste.

«A execução dos projectos prioritários da RTE-T e a sua entrada em serviço são essenciais para promover a livre circulação dos cidadãos europeus, a coesão territorial da União Europeia e o mercado interno», afirmou o vice-presidente Siim Kallas, responsável pela pasta dos transportes. «Para se colherem e ampliarem estes benefícios, é necessário manter a execução dos projectos no topo da agenda política e consagrar em documento oficial a coordenação entre os Estados‑Membros e a Comissão. A assinatura destes importantes actos, a que hoje procedemos, é a demonstração do nosso empenho nestes projectos cruciais da RTE-T que se estendem dos países do Báltico à Península Ibérica.»

Os três memorandos de entendimento são assinados pelos representantes ministeriais dos Estados-Membros interessados e visados pelo vice-presidente Siim Kallas e pelos três coordenadores europeus da RTE-T:

  • O projecto prioritário 3 — eixo de alta velocidade do Sudoeste da Europa — é essencial para colmatar o hiato que há muito separa, pela diferença de bitola e os obstáculos naturais, a rede ibérica das outras redes europeias. Assinam o memorando José Blanco Lopez, pela Espanha, António Mendonça, por Portugal, e Dominique Bussereau, pela França, assim como Siim Kallas e Carlo Secchi (coordenador europeu).

  • O projecto prioritário 6 — Eixo Lyon–Turim–Trieste–Liubliana–Budapeste — é uma ligação leste-oeste com um papel crucial na integração europeia após o alargamento de 2004. Assinam o memorando Dominique Bussereau, pela França, Altero Matteoli, pela Itália, Patrick Vlačič, pela Eslovénia, e Tamás Fellegi, pela Hungria, assim como Siim Kallas e Laurens Jan Brinkhorst (coordenador europeu).

  • O projecto prioritário 27 — Rail Baltica — não só liga os países bálticos como melhora as ligações à Europa central e à Escandinávia. Assinam o memorando Cezary Grabarczyk pela Polónia, Arūnas Štaras pela Lituânia, Aivita Lublina‑Golmane pela Letónia, Eero Pärgmäe pela Estónia, Mikael Nyberg pela Finlândia, assim como Siim Kallas e Pavel Telička (coordenador europeu).

Mais informações sobre os projectos prioritários da RTE-T em:

http://ec.europa.eu/transport/infrastructure/index_en.htm


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website