Navigation path

Left navigation

Additional tools

Dia Mundial da Biodiversidade: Milhares de pessoas em ligação com a Natureza no quadro de uma campanha da UE

European Commission - IP/10/596   21/05/2010

Other available languages: EN FR DE DA ES NL IT SV FI EL CS ET HU LT LV MT PL SK SL BG RO

IP/10/596

Bruxelas, 21 de Maio de 2010

Dia Mundial da Biodiversidade: Milhares de pessoas em ligação com a Natureza no quadro de uma campanha da UE

É amanhã o Dia Mundial da Biodiversidade e, apesar dos esforços em todo o mundo, há estudos que mostram que a biodiversidade – toda a variedade de formas de vida no planeta – está a diminuir a um ritmo alarmante. Uma campanha inovadora da UE, centrada nesta mensagem, está a atrair a atenção de milhares de pessoas em toda a União Europeia e para além das suas fronteiras. O sítio Web da campanha já foi consultado por mais de meio milhão de pessoas e mais de 56 000 interessados manifestaram apoio à campanha no Facebook. A Comissão está a assinalar o Dia Mundial da Biodiversidade com uma série de eventos em seis países seleccionados: Espanha, Países Baixos, Bulgária, Roménia, Polónia e Itália.

O Comissário responsável pelo Ambiente, Janez Potočnik, declarou: «É muito positivo ver a forma como esta campanha está a atrair a imaginação das pessoas. Temos que manter a dinâmica e traduzir este interesse em acções concretas e em verdadeiras políticas para a salvaguarda da enorme variedade da vida na Terra».

Campanha atrai a atenção do público

Através de um sítio Web interactivo e de redes sociais dedicadas à campanha de sensibilização para a biodiversidade, pessoas de todas as idades descobrem as suas ligações com a Natureza. Nas primeiras seis semanas da campanha, o sítio Web, agora disponível em todas as línguas da UE, registou mais de 550 000 visitas, tendo o número de visitantes aumentado diariamente. Cerca de 56 000 pessoas de mais de 120 países manifestaram o seu apoio nas páginas Facebook dedicadas à biodiversidade.

Concebida em torno da divisa «Biodiversidade – a todos nos diz respeito», a campanha procura sensibilizar para o problema da perda de biodiversidade e mostrar as implicações dessas perdas no nosso dia a dia.

A campanha tem uma componente pedagógica que aponta os benefícios trazidos pela biodiversidade e salienta, em especial, o conceito de serviços prestados pelos ecossistemas e os perigos do seu desaparecimento. O tema recorrente é a ideia de ligação e interdependência.

O mais recente elemento da campanha é um sugestivo clip vídeo que transmite uma mensagem forte sobre a urgente necessidade de acção. Pretende salientar a forma como a perda de qualquer elo da cadeia da vida, por mais insignificante que pareça, pode alterar todo o equilíbrio da Natureza.

A campanha está centrada mais especificamente em países onde se considera ser particularmente útil actuar. Foi lançada com êxito em Espanha, nos Países Baixos, na Bulgária, na Roménia, na Polónia e em Itália com acções de promoção e arte urbana. Nestes seis países, seleccionados no quadro das celebrações do Dia Mundial da Biodiversidade, serão também organizadas actividades a praticar em família.

Da sensibilização à acção

Para além de promover a sensibilização, a campanha está também centrada numa maior consciencialização dos cidadãos para o papel que podem desempenhar na diminuição e contenção da perda de biodiversidade. O objectivo é encorajar as pessoas a tomar iniciativas – individualmente ou no âmbito de projectos – para proteger e cuidar da Natureza.

O sítio Web já está a incentivar activamente o público a aprender de que forma estamos ligados à natureza. Para além de fazer parte do círculo de amigos de organismos e espécies vivos, os membros do público podem também criar uma imagem biodiversificada de si mesmos no Facebook.

O que se espera é que, com a descoberta de mais informações sobre o mundo natural, que tantas vezes consideramos um direito adquirido, possamos aprender a melhor cuidar dele.

Um novo visionador da rede Natura 2000

A Comissão Europeia, com o apoio da Agência Europeia do Ambiente (AEA), lançou uma nova ferramenta informática para aproximar o público da rede Natura 2000, a sua rede emblemática de zonas protegidas.

A rede Natura 2000 é o principal instrumento de protecção da biodiversidade na União Europeia. É a maior rede ecológica de zonas protegidas do mundo, constituída por mais de 25 000 sítios e abrangendo 17% do território da UE. A rede foi criada para garantir a sobrevivência dos habitats e espécies europeus mais valiosos e salvaguarda numerosos serviços prestados pelos ecossistemas.

Utilizando a tecnologia GIS (sistemas de informação geográfica), o visionador interactivo permite aos utilizadores localizar os sítios e ter acesso a dados relativos às espécies e habitats de interesse, fazendo uso de mapas rodoviários, fotografias, imagens de satélite e documentos de apoio sobre as regiões em questão. Pretende‑se com esta ferramenta melhor sensibilizar o público em geral e fornecer um instrumento útil aos promotores imobiliários, responsáveis pelo planeamento fundiário, proprietários fundiários, autoridades governamentais, ONG e investigadores. Para mais informações e utilização do visionador, visitar http://ec.europa.eu/environment/nature/index_en.htm

Sítio Web da campanha e clip vídeo: www.weareallinthistogether.eu


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website