Navigation path

Left navigation

Additional tools

Other available languages: EN FR DE ES

IP/10/591

Bruxelas, 21 de Maio de 2010

Vice-Presidente Siim Kallas lidera delegação de alto nível na Cimeira União Europeia – América Latina sobre aviação civil

A cimeira União Europeia – América Latina sobre aviação civil terá lugar no Rio de Janeiro em 25 e 26 de Maio de 2010. Trata-se de um evento conjunto organizado pela Comissão Europeia, a Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil e a Comissão Latino-Americana da Aviação Civil. O objectivo é reforçar a cooperação política, técnica e industrial entre a América Latina e a União Europeia no sector da aviação. A América Latina é um dos mercados da aviação com maior e mais rápido crescimento a nível mundial, com importância estratégica para a UE e para o seu sector do transporte aéreo.

De acordo com o Vice-Presidente Siim Kallas, responsável pela pasta dos transportes, «A União Europeia e a América Latina têm muito a ganhar com uma cooperação mais estreita para poderem dar resposta aos grandes desafios que se colocam ao transporte aéreo nos próximos anos. A cimeira UE – América Latina sobre aviação civil constitui uma excelente oportunidade de juntar decisores políticos de alto nível e responsáveis do sector de modo a identificar as áreas prioritárias para uma cooperação reforçada».

Os trabalhos da cimeira serão abertos por Siim Kallas - Vice-Presidente da Comissão, José Blanco - Ministro dos Transportes e Obras Públicas de Espanha, em representação da Presidência da União Europeia, Nelson Jobim - Ministro da Defesa do Brasil e José Huepe Pérez - Presidente da Comissão Latino-Americana da Aviação Civil. A delegação europeia é composta de cerca de 100 representantes, incluindo as transportadoras aéreas, os aeroportos, a indústria aeroespacial, os prestadores de serviços, os governos nacionais e a Comissão Europeia, para além das instituições-chave da União Europeia no domínio da aviação. No total, a cimeira contará com a participação de mais de 300 delegados. Além disso, está também a ser organizada uma exposição sobre oportunidades de negócio e cooperação no domínio da aviação entre a União Europeia e a América Latina, que decorrerá em paralelo.

Principais temas a abordar durante a cimeira:

  • Eliminação dos obstáculos ao transporte aéreo na UE e na América Latina,

  • Evolução registada pela indústria aeronáutica na América Latina e na UE,

  • Segurança - desafios e potencial de cooperação,

  • Gestão do tráfego aéreo e novas tecnologias,

  • Implicações ambientais do transporte aéreo,

  • Infra-estruturas aeroportuárias e política aeroportuária,

  • Dimensão económica e social do sector da aviação,

  • Cooperação futura entre a UE e a América Latina no domínio da aviação civil, nomeadamente em matéria de assistência técnica e de cooperação industrial.

Durante a sua visita ao Brasil, o Vice-Presidente Siim Kallas manterá igualmente encontros bilaterais com vários líderes e responsáveis latino-americanos do sector do transporte aéreo. Espera-se que a cimeira sirva também para aprovar um conjunto de acordos visando reforçar a cooperação entre a União Europeia e a América Latina, bem como no plano bilateral entre a União Europeia e o Brasil, em matéria de aviação.

O transporte aéreo é vital para as relações União Europeia – América Latina, a nível comercial e de contactos entre povos. O transporte aéreo entre a União Europeia e a América Latina aumentou significativamente nos últimos anos, com a duplicação do número de passageiros entre 1997 e 2008. De acordo com as previsões, o mercado do transporte aéreo latino-americano registará um dos mais rápidos crescimentos à escala mundial nas duas próximas décadas, tanto no plano regional como dos voos de longo curso para e a partir da UE. Actualmente, nos voos directos entre a América Latina e a União Europeia são transportados mais de 20 milhões de passageiros por ano.

Para mais informações:

http://ec.europa.eu/transport/air/events/eu_latinamerica_aviation_summit_en.htm

Ver também:

COM(2010) 210: Desenvolver uma política de aviação civil da UE com o Brasil


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website