Navigation path

Left navigation

Additional tools

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa: a Comissão lança o Prémio Lorenzo Natali 2010 para o jornalismo ligado ao desenvolvimento.

European Commission - IP/10/482   30/04/2010

Other available languages: EN FR DE DA ES NL IT SV FI EL CS ET HU LT LV MT PL SK SL BG RO

IP/10/482

Bruxelas, 30 de Abril de 2010

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa: a Comissão lança o Prémio Lorenzo Natali 2010 para o jornalismo ligado ao desenvolvimento.

Por ocasião do Dia mundial da liberdade de imprensa, que se celebrará no próximo dia 3 de Maio, a Comissão Europeia lançará oficialmente o Prémio Lorenzo Natali 2010. Este prémio internacional, organizado em parceria com a associação Repórteres sem Fronteiras e a Associação Mundial dos Jornais, recompensa os melhores trabalhos jornalísticos sobre os temas do Desenvolvimento, da Democracia e dos Direitos do Homem.

O Comissário Europeu para o Desenvolvimento, Andris Piebalgs, declarou: «Através do Prémio Lorenzo Natali, a Comissão Europeia recompensa os jornalistas que contribuem para fazer avançar as questões do desenvolvimento, da democracia e dos direitos do Homem. Muitos deles exercem a sua profissão em condições frequentemente difíceis, mas o seu trabalho, que consiste em revelar a realidade do terreno, é indispensável para sensibilizar os nossos cidadãos para a importância da política de desenvolvimento. Queremos, por isso, ajudá-los a prosseguir a sua missão de informação para fazer avançar a luta contra a pobreza.

O Prémio Natali é um prémio internacional que recompensa, desde 1992, os melhores trabalhos jornalísticos sobre as questões de desenvolvimento, da democracia e dos direitos do Homem. Está aberto aos jornalistas de televisão, rádio e imprensa escrita ou em linha. Em 2009, este prémio contou com a participação de mais de 1000 jornalistas originários de 130 países.

Os jornalistas que desejem participar podem apresentar a sua candidatura até 31 de Agosto de 2010 (www.prixnatali2010.eu). O anúncio dos laureados será feito no mês de Dezembro por ocasião de uma cerimónia de entrega dos prémios que se realizará em Bruxelas, na presença do Comissário europeu responsável pelo Desenvolvimento, Andris Piebalgs.

Os prémios, no valor total de 60 000 euros, recompensarão 17 jornalistas da África, da Europa, do Magrebe/Médio Oriente, da Ásia e da América Latina/Caraíbas.

Contexto:

O Prémio Lorenzo Natali faz, desde há vinte anos, parte integrante da política de desenvolvimento da Comissão Europeia. Defender a liberdade de expressão, a democracia, os direitos do Homem e o desenvolvimento, é uma forma de promover a boa governação, a paz e a melhoria das condições de vida nos países mais pobres.

Para promover o Prémio Lorenzo Natali, a Comissão Europeia associou-se este ano mais uma vez a duas das associações de imprensa mais prestigiadas do mundo:

  • Repórteres sem Fronteiras, que venceu o Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento em 2005.

  • Associação Mundial de Jornais (WAN IFRA - World Association of Newspapers and News Publishers), que representa, no total, mais de 18 000 publicações dos cinco continentes.

Lorenzo Natali (1922-1990) foi Comissário europeu e Vice-Presidente da Comissão entre 1976 e 1989, tendo sido responsável pela Cooperação e Desenvolvimento entre 1985 e 1989.

Para mais informações, consultar: http://www.prixnatali2010.eu


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website