Navigation path

Left navigation

Additional tools

IP/10/36

Bruxelas, 20 de Janeiro de 2010

União Europeia inaugura o Ano Europeu 2010: Acabemos com a pobreza já!

A Comissão Europeia e a Presidência espanhola da UE lançarão amanhã o Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social. Sob o lema «Acabemos com a pobreza já!», a campanha visa pôr a luta contra a pobreza, que afecta directamente um em cada seis europeus, no centro das prioridades em toda a UE durante 2010. José Manuel Durão Barroso, Presidente da Comissão Europeia, e José Luis Rodríguez Zapatero, Primeiro‑Ministro espanhol, inaugurarão o Ano Europeu num evento que terá lugar amanhã, em Madrid.

«A luta contra a pobreza e a exclusão social é uma parte integrante da estratégia para sair da crise. São geralmente as pessoas mais vulneráveis que acabam por ser mais duramente atingidas pelo impacto de uma recessão. É por esta razão que o Ano Europeu 2010 deveria servir de catalisador para melhorar a sensibilização para este problema e dar um impulso decisivo à criação de uma sociedade mais inclusiva, que é uma parte essencial da futura estratégia da UE para 2010 por mim proposta» declarou José Manuel Durão Barroso, P residente da Comissão .

Vladimír Špidla, Comissário responsável pelo Emprego, pelos Assuntos Sociais e pela Igualdade de Oportunidades, acrescentou: «Na Europa, uma em seis pessoas enfrenta sérias dificuldades para fazer face às despesas de todos os dias, mas a pobreza pode afectar-nos a todos, e à sociedade em geral. Embora a maior parte dos instrumentos de combate à pobreza seja de âmbito nacional, três quartos dos europeus esperam que a UE também ajude. O Ano Europeu coloca esta questão no topo das prioridades, para que a Europa possa unir forças na luta contra a pobreza e a exclusão social».

Perto de 80 milhões de europeus (17% da população da UE) vivem actualmente abaixo do limiar de pobreza. Este facto alarmante encontrou grande eco junto da opinião pública, segundo um recente inquérito Eurobarómetro sobre as atitudes face à pobreza (ver também IP/09/1585 ). A grande maioria dos europeus (73%) considera que a pobreza é um problema que alastra nos respectivos países e 89% reclamam dos governos uma acção urgente para o combater. Ainda que a maioria das pessoas considere que os governos nacionais são os principais responsáveis, 74% esperam que a UE desempenhe também um papel importante neste contexto.

O Ano Europeu de 2010 tem como objectivo uma maior sensibilização dos principais intervenientes, como os governos e os parceiros sociais, e do público em geral para as causas e consequências da pobreza na Europa. Visa igualmente mobilizar estes três interlocutores para o combate à pobreza, promover a integração e a inclusão social e incentivar a assunção de compromissos claros em relação à formulação de políticas da UE e nacionais para lutar contra a pobreza e a exclusão social.

As actividades do Ano Europeu serão em grande parte descentralizadas, no quadro de programas nacionais elaborados por cada um dos 29 países participantes (os 27 Estados‑Membros da UE, a Noruega e a Islândia). Um orçamento de 17 milhões de euros permitirá financiar campanhas de sensibilização a nível europeu e nacional e centenas de projectos nacionais relacionados com as diferentes prioridades de cada país.

A campanha de comunicação do Ano Europeu inclui um concurso para jornalistas, uma iniciativa artística e duas «semanas temáticas», em Maio e Outubro, nas quais se concentrarão diversos eventos nacionais em toda a UE. O Ano Europeu terminará com uma conferência de encerramento em Bruxelas, em 17 de Dezembro, sob a Presidência belga da União.

O sítio Web da campanha ( http://www.2010againstpoverty.eu ) inclui uma plataforma dos parceiros destinada a estimular o trabalho em rede e as iniciativas conjuntas entre os principais intervenientes, como as organizações da sociedade civil e as autoridades locais e regionais. O sítio Web apresentará igualmente os eventos organizados em cada um dos países participantes.

Ver também Memo 10/08

Mais informações

Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social (2010)

http://www.2010againstpoverty.eu

Video News Release : Poverty is still a reality in Europe

http://www.tvlink.org/mediadetails.php?key=a4caf6e35e7b306be79b&title=Poverty+is+still+a+reality+in+Europe&titleleft=Social%20affairs

Inquérito Eurobarómetro sobre as atitudes face à pobreza e à exclusão social (relatório integral, relatório de síntese e fichas por país)

http://ec.europa.eu/public_opinion/archives/eb_special_en.htm


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website