Navigation path

Left navigation

Additional tools

Other available languages: EN FR DE NL IT SV ET

IP/10/ 20

Groningen, 14 de Janeiro de 2010

Os «European Border Breaker Awards» premeiam os artistas europeus debutantes no espectáculo de TV do EuroSonic Noorderslag Festival, Groningen (NL) . Milow (Bélgica) vence o primeiro Prémio EBBA do Público.

Os «European Border Breaker Awards» (EBBA) de 2010 foram apresentados pela Comissão Europeia num espectáculo de TV durante a cerimónia de abertura do EuroSonic Noorderslag Festival realizado em Groningen (Países Baixos), na presença de S.A.R. a Princesa Máxima dos Países Baixos, inúmeras individualidades e 1 200 visitantes. O espectáculo de distribuição dos prémios, que contou com actuações ao vivo de oito dos dez premiados, será transmitido em toda a Europa nos próximos dias e semanas. Após uma votação em linha, foi atribuído ao vencedor Milow, da Bélgica, o primeiro Prémio EBBA do Público.

Ao atribuir estes prémios, a Comissão Europeia , em cooperação com a União Europeia de Radiodifusão (UER), recompensa os artistas e grupos debutantes que atravessaram com êxito as suas fronteiras nacionais e alcançaram audiências fora do seu país de origem. Ao mesmo tempo, os prémios destacam e promovem a riqueza e diversidade da música europeia, a sua criatividade e o seu papel para aproximar as pessoas e estabelecer laços de compreensão mútua.

O espectáculo foi apresentado por Jools Holland, uma personalidade da BBC-TV, e por Ida Corr, anterior vencedora do concurso EBBA, e incluiu actuações ao vivo de Esmee Denters, Kerli, Sliimy, Jenny Wilson, Giusy Ferreri, Charlie Winston e Soap&Skin.

Peter Fox e Buraka Som Sistema não puderam comparecer, mas enviaram uma mensagem vídeo.

O espectáculo recebeu cobertura europeia através da UER, rede de radiodifusão das estações de televisão europeias e de estações de rádio nos seguintes países: Países Baixos, Bulgária, Estónia, Luxemburgo, Portugal, Bósnia-Herzegovina, República Checa, Áustria, Alemanha, Irlanda, Finlândia e Eslováquia.

Os vencedores deste ano de um «European Border Breakers Award» são os seguintes:

  • Charlie Winston (UK) - «Hobo»

  • Esmee Denters (NL) – «Outta Here»

  • Sliimy (FR) – «Paint Your Face»

  • Jenny Wilson (SE) – «Hardships»

  • Milow (BE) – «Milow»

  • Giusy Ferreri (IT) – «Gaetana»

  • Soap&Skin (AU) – « Lovetune For Vacuum»

  • Peter Fox (GE) – «Stadtaffe»

  • Kerli (EST) – «Love Is Dead»

  • Buraka Som Sistema (PT) – «Black Diamond»

Os «European Border Breakers Awards» realçam a necessidade de abrir o mercado europeu à criatividade europeia e de estimular a mobilidade dos artistas e do seu trabalho na Europa e fora dela. Os prémios são financiados pelo Programa Cultura da UE, que financia igualmente o Prémio de Arquitectura Contemporânea da União Europeia, o Prémio do Património Cultural da União Europeia e o Prémio de Literatura da União Europeia.

Para mais informações:

Sítio Internet EBBA: www.europeanborderbreakersawards.eu


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website