Navigation path

Left navigation

Additional tools

IP/10/1654

Bruxelas, 3 de Dezembro de 2010

Novo sítio Web que identifica veículos mais ecológicos e eficientes

A Comissão Europeia lança amanhã um sítio Web fácil de utilizar para ajudar os poderes públicos e todos aqueles que se interessam pela protecção do ambiente a escolher os veículos menos poluentes e energeticamente mais eficientes do mercado. O Clean Vehicle Portal (Portal Veículos não poluentes) - disponível em http://www.cleanvehicle.eu – será uma ajuda preciosa, já que a nova directiva relativa à promoção de veículos não poluentes e energeticamente eficientes1 exige que, a partir deste mês, todas as compras de veículos para serviços de transportes públicos tenham em conta o consumo de energia, as emissões de CO2 e as emissões poluentes. Fornece informações sobre a legislação relativa aos veículos não poluentes e energeticamente eficientes ao nível da União Europeia e em todos os Estados-Membros; permite aceder aos dados técnicos da maior base de dados de veículos da Europa; e facilita os concursos públicos conjuntos.

Siim Kallas, Vice-Presidente da Comissão Europeia, responsável pelos Transportes, declarou: «Esta directiva e este sítio Web darão um impulso às tecnologias não poluentes e energeticamente eficientes, ao mostrar o custo real da utilização dos veículos. O custo inicial da compra não pode ser o único critério: o consumo de energia e as emissões poluentes ao longo da vida dos veículos devem também ser tidos em conta. A nossa política de fazer reflectir todos os custos no preço torna a opção mais ecológica a mais indicada. Este sítio Web será uma ajuda preciosa para determinar quais são os veículos mais ecológicos e mais eficientes.»

A directiva exige que o sector público utilize o seu poder de compra para promover veículos não poluentes e energeticamente eficientes. Representa, assim, um passo importante na direcção dos objectivos da UE para 2020, em matéria de eficiência energética, de emissões de CO2 e de energias renováveis. O objectivo é estimular o mercado dos veículos não poluentes e energeticamente eficientes e encorajar as empresas a inovar e a investir. O aumento das vendas ajudará a reduzir os custos, através de economias de escala e a melhorar progressivamente os desempenhos energéticos e ambientais do conjunto do parque automóvel.

O custo da energia consumida e o impacto ambiental dos veículos têm uma importância capital para os utilizadores, quer profissionais, quer privados. Por esse motivo, o novo Clean Vehicle Portal abrange veículos de tipos variados, desde os ligeiros de passageiros aos utilitários pesados e ligeiros e aos autocarros. Fornece informações sobre diferentes tecnologias e sobre o consumo de energia e as emissões dos veículos disponíveis nos mercados europeus. Apresenta um panorama das regras em matéria de concursos públicos e dos regimes de incentivo para a compra de veículos não poluentes e energeticamente eficientes nos diferentes Estados-Membros e oferece, ainda, apoio à contratação pública conjunta.

O desenvolvimento do Clean Vehicle Portal foi gerido pela Agência de Execução para a Competitividade e a Inovação (EACI).

Mais informações:

Directiva Veículos não poluentes:

http://ec.europa.eu/transport/urban/vehicles/directive/directive_en.htm

Clean Vehicle Portal:

http://www.cleanvehicle.eu

Agência de Execução para a Competitividade e a Inovação (EACI):

http://ec.europa.eu/eaci/

Ver igualmente o MEMO/10/645

1 :

Directiva 2009/33/CE, de 23 de Abril de 2009, JO L 120 de 15.5.2009, p. 5-12.


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website