Navigation path

Left navigation

Additional tools

Comissão propõe criar um Corpo Europeu de Voluntários para a Ajuda Humanitária

European Commission - IP/10/1543   23/11/2010

Other available languages: EN FR DE DA ES NL IT SV FI EL CS ET HU LT LV MT PL SK SL BG RO

IP/10/1543

Bruxelas, 23 de Novembro de 2010

Comissão propõe criar um Corpo Europeu de Voluntários para a Ajuda Humanitária

A Comissão adoptou hoje uma comunicação sobre a criação do Corpo Europeu de Voluntários para a Ajuda Humanitária, como previsto no Tratado de Lisboa. Este documento faz uma análise do voluntariado na Europa, define as necessidades de um tal corpo de voluntários e enuncia as condições que lhe permitirão contribuir positivamente para as operações humanitárias na Europa.

«O Corpo de Voluntários será uma oportunidade para os europeus expressarem o seu empenhamento na nossa solidariedade e trabalharem em conjunto enquanto cidadãos da UE. Ao ajudarmos as pessoas atingidas por catástrofes, estaremos a contribuir para uma sociedade europeia mais coesa.», declarou Kristalina Georgieva, a Comissária europeia para a Cooperação Internacional, Ajuda Humanitária e Resposta a Situações de Crise.

Graças à selecção, formação e afectação de voluntários, o Corpo Europeu de Voluntários dará um contributo positivo aos programas de voluntariado existentes.

O objectivo é também desenvolver fortes sinergias com as organizações e estruturas existentes. A fim de evitar a duplicação e a dispersão dos fundos, o Corpo intervirá em função dos pedidos e das necessidades e fornecerá apoio às capacidades locais.

A Comissão já encetou consultas com as partes interessadas e até ao final do ano lançará oficialmente uma consulta pública.

A Comissão continuará a a nalisar as possibilidades e as eventuais formas de cooperação com as partes interessadas. Realizará também uma avaliação de impacto em termos de relação custo-eficácia e do impacto social nas áreas em que o Corpo de Voluntários pode intervir.

Em 2011, Ano Europeu do Voluntariado, serão testadas algumas das ideias já identificadas através de acções-piloto. Para o ano seguinte está prevista uma proposta legislativa.

Para mais informações sobre a ajuda humanitária da Comissão Europeia consultar:

http://ec.europa.eu/echo/index_en.htm


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website