Navigation path

Left navigation

Additional tools

Reserve esta data: venha e participe nas Jornadas Europeias do Desenvolvimento, 6 e 7 de Dezembro em Bruxelas

European Commission - IP/10/1461   03/11/2010

Other available languages: EN FR DE DA ES NL IT SV FI EL CS ET HU LT LV MT PL SK SL BG RO

IP/10/1461

Bruxelas,3 de Novembro de 2010

Reserve esta data: venha e participe nas Jornadas Europeias do Desenvolvimento, 6 e 7 de Dezembro em Bruxelas

Em 6 e 7 de Dezembro, a Comissão Europeia vai organizar a 5.ª edição das Jornadas Europeias do Desenvolvimento (JED) em Bruxelas, em cooperação com a Presidência belga da União Europeia. O Presidente José Manuel Barroso proferirá um discurso inaugural na sessão de abertura deste importante fórum de debate político, que reúne actuais e antigos Chefes de Estado e de Governo da Europa, da África e do resto do mundo, representantes de alto nível de governos e de organizações internacionais, bem como profissionais do desenvolvimento, ONG, meios de comunicação social e membros da sociedade civil. Organizadas apenas alguns dias após a Cimeira África–UE de Trípoli, paralelamente à Conferência das Nações Unidas sobre as alterações climáticas realizada em Cancun, as Jornadas Europeias do Desenvolvimento proporcionam uma interface oportuna e concreta para os intervenientes e os governos abordarem os desafios mundiais numa atmosfera aberta e frequentemente informal. Para assistir às Jornadas Europeias do Desenvolvimento, registe‑se em: http://register.eudevdays.eu/.

«As Jornadas Europeias do Desenvolvimento constituem um marco histórico no calendário europeu do desenvolvimento e são a principal plataforma europeia para o diálogo e a troca de pontos de vista sobre questões de desenvolvimento», declarou Andris Piebalgs, Comissário europeu responsável pelo Desenvolvimento. «Proporcionam uma oportunidade única aos intervenientes no domínio do desenvolvimento para debaterem e partilharem ideias; fornecem um canal para o público descobrir a música, a arte e os filmes do mundo em desenvolvimento. A edição deste ano das Jornadas Europeias do Desenvolvimento realiza‑se num momento crucial, em que a política de desenvolvimento está a evoluir em resposta ao novo cenário institucional da UE e ao actual contexto mundial.»

JED 2010: programa actual

Sob a égide do Presidente José Manuel Barroso e de Andris Piebalgs, Comissário responsável pelo Desenvolvimento, a edição de 2010 das JED acolherá 15 painéis de alto nível, dois discursos e 30 seminários sobre questões sensíveis como o papel do desenvolvimento no cenário institucional previsto no Tratado de Lisboa, a governação, uma reflexão sobre o futuro da cooperação para o desenvolvimento, o acesso à energia, o «Quadro para a saúde mundial», a gestão dos recursos naturais, o apoio ao sector privado, a eficácia da ajuda, os direitos humanos, etc. Serão organizadas inúmeras manifestações à margem das JED, serão anunciados prémios e apresentados relatórios. Um ponto alto destes eventos será a cerimónia da entrega de prémios da edição deste ano do Prémio de Jornalismo Lorenzo Natali na Câmara Municipal de Bruxelas e a cerimónia da entrega dos prémios aos vencedores do concurso «Música contra a pobreza». (Para ver a lista dos eventos paralelos, ver abaixo a ligação para o projecto de programa das JED).

Neste momento, a lista dos participantes que confirmaram a sua presença inclui, para além dos representantes da Comissão da UE: os actuais Presidentes do Benim, Burquina Faso, Ruanda, Mali, Tanzânia e Malavi (que presentemente preside à União Africana), os Primeiros‑Ministros do Zimbabué e da Autoridade Palestiniana, o Presidente do Parlamento Europeu, Jerzy Buzek, Jean Ping (Presidente da Comissão da União Africana), o antigo Presidente da França, Jacques Chirac, reconhecidos académicos como o Prof. Paolo Buss, Prof. Paul Collier, Dr. Armando De Negri e Dr. Rajendra Pachauri, bem como representantes de organizações internacionais como Filippo Grandi (UNRWA), Dr.Ibn Chambas (Secretário‑Geral dos países ACP) e Cheick Sidi Diarra (Alto Representante das Nações Unidas para os países menos desenvolvidos). Confirmaram igualmente a sua participação representantes das fundações Nike e Bill & Melina Gates.

Estão abertas as inscrições!

Os meios de comunicação social interessados em assistir às Jornadas Europeias do Desenvolvimento devem registar-se agora em linha no seguinte endereço: http://register.eudevdays.eu/.

Além disso, para dar a todos a possibilidade de acompanharem os eventos e os debates, este ano o sítio Web consagrado às JED www.eudevdays.eu – oferecerá um conjunto completo de recursos disponíveis na Web. Estarão disponíveis serviços de retransmissão em directo na Internet (Web-streaming), resumos audiovisuais diários, um serviço de citações, acesso a uma equipa de filmagens, postos de televisão e de rádio e muitos outros equipamentos destinados a facilitar o trabalho dos jornalistas e representantes dos meios de comunicação. A lista completa dos serviços fornecidos encontra-se no «Guia para os meios de comunicação social» (ver ligação abaixo).

Antecedentes:

As Jornadas Europeias do Desenvolvimento foram lançadas em 2006 como um instrumento para melhorar a eficácia da ajuda e reforçar o consenso europeu sobre a cooperação para o desenvolvimento. As quatro edições anteriores contaram com a participação de 31 Chefes de Estado, 44 Chefes de Governo ou ministros e 6 Prémios Nobel. A última edição, realizada em 2009 em Estocolmo, atraiu 6 000 participantes no total.

Ligações úteis:

Guia JED para os meios de comunicação social:

http://eudevdays.eu/download/EDD_2010_media-guide.pdf

Projecto de programa das JED:

http://eudevdays.eu/download/EDD_2010_Full_Draft_Programme.pdf

Sítio Web de Andris Piebalgs, Comissário europeu para o Desenvolvimento:

http://ec.europa.eu/commission_2010-2014/piebalgs/index_en.htm


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website