Navigation path

Left navigation

Additional tools

IP/10/1345

Bruxelas, 18 de Outubro de 2010

Comissão recompensa empresas pela promoção do rótulo ecológico da UE

Numa cerimónia a realizar esta noite em Bruxelas, a Comissão Europeia anunciará os vencedores dos prémios de comunicação sobre o rótulo ecológico da UE em 2010. O prémio recompensa resultados notáveis obtidos na sensibilização do público para este rótulo atribuído pela União Europeia a produtos e serviços respeitadores do ambiente. O rótulo ecológico, que tem registado uma rápida expansão, figura hoje em cerca de 25 000 produtos e serviços de alojamento turístico em toda a União Europeia e não só.

A este propósito, Janez Potočnik, Comissário responsável pelo ambiente, declarou: «As empresas da UE têm um importante papel a desempenhar na alteração dos padrões de consumo. Felicito estas empresas pelo seu contributo para melhorar o estado do ambiente e promover um rótulo de excelência.»

O prémio de comunicação sobre o rótulo ecológico europeu

Lançado no ano passado, o prémio recompensa actividades de promoção excepcionais na sensibilização do público para o rótulo ecológico da UE. Procura incentivar e inspirar outros detentores do rótulo ecológico da UE para que tirem activamente partido das potencialidade do rótulo nas suas actividades de comercialização.

Para o prémio deste ano foram recebidas candidaturas de 13 organizações de 11 países (Bélgica, Chipre, República Checa, Finlândia, França, Irlanda, Itália, Portugal, Espanha, Suécia e Países Baixos). Na categoria «prestação de serviços», foram recebidas candidaturas de vários hotéis, enquanto na categoria «produtores/retalhistas», os candidatos são fabricantes de uma vasta gama de produtos, do sabão e champô aos produtos de limpeza e revestimentos para solo.

As empresas nomeadas são:

Adria Hotel, Praga (República Checa)

Alpheios International (Países Baixos)

Alvarella Ecoturismo (Espanha)

Arjowiggins Graphic (França)

Bona AB (Suécia)

Delhaize nz (Bélgica)

Jardim Atlântico (Portugal - Madeira)

Novoceram sas (França)

Sara Lee Corp – Sanex (Países Baixos)

Solus (Irlanda)

Sutter Industries SpA (Itália)

UPM-Kymmene Corporation (Finlândia)

ZX FAMI Ltd (Chipre)

O júri, constituído por peritos no domínio do ambiente e da comunicação e por representantes da Comissão Europeia, avaliou vários critérios, como a qualidade, a criatividade e a relevância das actividades, bem como a utilização efectiva do rótulo.

O rótulo ecológico da UE

O rótulo ecológico – o único rótulo ambiental pan-europeu – é um sistema voluntário lançado em 1992 para incentivar a produção e o consumo de produtos e serviços ecológicos em toda a União Europeia.

Actualmente, cerca de 25 000 produtos e serviços ostentam o logótipo do rótulo ecológico, representado por uma flor. Trata-se, nomeadamente, de produtos de limpeza, aparelhos, produtos à base de papel, têxteis, produtos para o lar, produtos para jardinagem e lubrificantes. Incluem também os serviços de alojamento turístico.

Estes produtos e serviços estão disponíveis em todos os Estados-Membros da UE e num grande número de países no resto do Mundo, como a Índia, a Nova Zelândia, o Canadá e a China.

Todos os produtos que ostentam o rótulo ecológico da UE foram objecto de uma avaliação da sua conformidade com estritos critérios ecológicos e de desempenho, efectuada por organismos independentes. O rótulo tem em conta os principais impactos ambientais do produto, bem como o seu comportamento ambiental ao longo da vida útil. A gestão do rótulo ecológico é assegurada por autoridades de todos os Estados‑Membros, bem como da Islândia, Noruega e Listenstaine.

O sistema foi revisto de modo a alargar o número de produtos e serviços abrangidos e a centrar-se nos que têm um maior potencial de aperfeiçoamento. O sistema revisto simplifica também as formalidades para as empresas que solicitam o rótulo, reduzindo os respectivos custos.

A cerimónia de atribuição dos prémios tem início às 18h30 no Hotel Plaza, Boulevard Adolphe Max 118-126, Bruxelas. Para mais pormenores, contactar o serviço de assistência Ecolabel em: ecolabel@biois.com.

Para mais informações sobre o rótulo ecológico da UE, consultar www.ecolabel.eu.


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website