Navigation path

Left navigation

Additional tools

IP/10/1236

Bruxelas, 30 de Setembro de 2010

JORNADAS ABERTAS 2010 – Semana Europeia das Regiões e das Cidades (4-7 de Outubro): rumo à Europa 2020

A oitava edição das JORNADAS ABERTAS - semana europeia das regiões e das cidades, abre a 4 de Outubro em Bruxelas. Organizado anualmente pela Comissão Europeia e pelo Comité das Regiões da UE, o evento deste ano contará com mais de 6 000 representantes regionais e locais durante quatro dias. Subordinadas ao tema «Europa 2020: competitividade, cooperação e coesão para todas as regiões», as jornadas permitirão o intercâmbio de ideias sobre o contributo das regiões e cidades da Europa para a execução da estratégia Europa 2020. A iniciativa congrega cerca de 260 outros eventos que decorrerão a nível local em toda a Europa, incluindo uma conferência de imprensa sobre a papel do futebol na reunião de comunidades divididas.

O Comissário da Política Regional, Johannes Hahn, disse: ««As "Jornadas Abertas" decorrem numa ocasião importante. As discussões sobre o futuro orçamento da UE, o futuro da política de coesão e a aplicação da estratégia "Europa 2020" chegaram à maturidade. A troca de pontos de vista entre os organismos públicos, o mundo académico e o mundo empresarial, durante as JORNADAS ABERTAS, virá ajudar‑nos a definir de que maneira as regiões e cidades da Europa melhor poderão contribuir para executar essa estratégia. Será igualmente importante determinar de que forma a política de coesão da UE pode traduzir as ambições dessa estratégia em medidas práticas.»

Mercedes Bresso, Presidente do Comité das Regiões (CoR), afirmou o seguinte: «A estratégia "Europa 2020" precisa de propostas concretas, de um orçamento à altura das suas ambições e de uma política regional europeia consolidada. Alcançar estes objectivos é a nossa prioridade máxima. Os fundos estruturais são a melhor ferramenta operacional de que a Europa dispõe para executar as suas políticas. Para concretizar o seu potencial de desenvolvimento, a Europa precisa de reduzir a burocracia, evitar as abordagens impostas a partir do topo e delegar mais nas suas regiões e cidades. As JORNADAS ABERTAS são uma oportunidade excelente de dizer o que queremos. O evento é ainda uma montra que ilustra as várias medidas postas em prática pelas regiões e cidades para transformar a agenda política da Europa em realidade.»

Europa 2020: competitividade, cooperação e coesão para todas as regiões

As regiões estão na primeira linha quando se trata de aplicar reformas e efectuar investimentos nas áreas principais da estratégia «Europa 2020»: investigação e inovação; formação e criação de emprego; educação e competências; energia e sustentabilidade. As JORNADAS ABERTAS oferecem às mais de 240 regiões e cidades parceiras uma oportunidade comum para partilhar esta diversidade de experiências.

Também o interesse do sector privado tem vindo a crescer de ano para ano, dando continuidade ao envolvimento de empresas líderes como Philips, Veolia e IBM.

Durante a semana, serão realizados mais de 130 seminários em torno de três temas:

Competitividade (5 de Outubro): inovação, desenvolvimento regional e crescimento económico ecológico;

Cooperação (6 de Outubro): cooperação inter‑regional, transfronteiriça e macro‑regional;

Coesão (7 de Outubro): coesão territorial e social e melhor integração das diferentes políticas a nível local e regional.

Futuro da política de coesão na ordem de trabalhos

Para assegurar o êxito da política de coesão pós-2013 é preciso contar com o ponto de vista das regiões e cidades. O evento, que tem lugar pouco antes da adopção do quinto relatório sobre a coesão e na véspera do debate sobre o futuro orçamento da UE, constitui uma excelente oportunidade para se discutir sobre como dar continuidade aos actuais pontos fortes da política de coesão tendo em conta os desafios futuros.

Uma questão-chave neste debate é a de saber se as estratégias macro‑regionais, como a estratégia comunitária para a região do Danúbio, podem vir a ser um quadro importante para a aplicação das medidas políticas. O Vice-Primeiro Ministro eslovaco, Ján Figel', e a Vice‑Ministra búlgara do desenvolvimento regional e das obras públicas, Lilyana Pavlova, estarão entre os líderes políticos de alto nível que participam numa conferência de imprensa especial sobre o Danúbio, em 5 de Outubro.

Ponto de Encontro

As JORNADAS ABERTAS 2010 serão uma oportunidade de contactar os intervenientes locais e de obter mais informação sobre os projectos financiados pela UE. O Ponto de Encontro, que ficará nas instalações do Comité das Regiões e apresentará projectos e programas regionais numa exposição com mais de 50 balcões sobre Economia Ecológica e Cooperação Territorial, será complementado por 36 seminários, um dos quais com a presença da presidente da Conferência dos Presidentes de Câmara dos EUA, Elisabeth Kautz, que assinará, a 5 de Outubro, um acordo com o Comité das Regiões sobre a cooperação futura em matéria de acções climáticas.

As JORNADAS ABERTAS e a acção local: a Europa na minha região

Mas as JORNADAS ABERTAS não se resumem a Bruxelas. Entre Setembro e Novembro, terão lugar cerca de 260 eventos locais organizados por regiões e cidades parceiras em 35 países, subordinados ao tema «a Europa na minha região/a Europa na minha cidade». Além de sensibilizar a opinião pública para os investimentos da UE em projectos que afectam a vida quotidiana dos europeus, a iniciativa levará igualmente o debate sobre o futuro da política de coesão a uma audiência mais vasta.

Antecedentes

www.opendays.europa.eu

Editoriais especiais sobre EURACTIV, Europolitics e Regional Review

Anexo:

Programa Media

OPEN DAYS 2010 partner regions and cities (JORNADAS ABERTAS 2010 – regiões e cidades parceiras)

Jornadas Abertas - outros destaques da semana:

  • Universidade das JORNADAS ABERTAS: Realizada com sucesso pela primeira vez no ano passado, a universidade permitirá outra vez assistir durante toda a semana a interessantes conferências sobre o desenvolvimento regional proferidas por universitários de relevo.

  • Acordo de cooperação UE-EUA sobre as acções climáticas (5 de Outubro): Evento que envolve a Presidente da Conferência dos Presidentes de Câmara dos EUA, Elisabeth Kautz, a Comissária europeia da pasta, Connie Hedegaard, e a Presidente do CoR, Mercedes Bresso.

  • Lançamento da plataforma em linha «RegioNetwork 2020» (6 de Outubro): Concebida para permitir a partilha de informação e a cooperação entre parceiros ao longo do ano, esta comunidade virtual estará aberta aos representantes das regiões e a todos os que têm interesse profissional na política de coesão da UE.

  • Conferência de imprensa sobre a política de coesão como traço de união entre comunidades divididas: a experiência do futebol (6 de Outubro): Os responsáveis pela política regional, Comissário Hahn, pela educação e cultura, Comissária Vassiliou, e um representante da UEFA estarão presentes nesta conferência de imprensa para destacar várias iniciativas desportivas apoiadas pela política de coesão e destinadas a combater o racismo e o sectarismo.


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website