Navigation path

Left navigation

Additional tools

Agenda Digital: Grandes empresas do sector das TIC aderem à iniciativa da Comissão Europeia para reduzir o consumo de electricidade

European Commission - IP/10/1185   28/09/2010

Other available languages: EN FR DE DA ES NL IT SV FI EL CS ET HU LT LV MT PL SK SL BG RO

IP/10/1185

Bruxelas, 28 de Setembro de 2010

Agenda Digital: Grandes empresas do sector das TIC aderem à iniciativa da Comissão Europeia para reduzir o consumo de electricidade

Os equipamentos e serviços das tecnologias da informação e das comunicações (TIC) consomem mais de 8% da energia eléctrica da UE e produzem cerca de 4% das suas emissões de CO2 Estes números poderão duplicar até 2020. O Centro Comum de Investigação (CCI), um organismo da Comissão Europeia, gere códigos de conduta voluntários para que as empresas do sector TIC invertam esta tendência. Hoje, em Bruxelas, no evento intitulado "ICT 2010-Digitally Driven", mais 16 empresas do sector acordaram em reduzir o consumo de electricidade dos seus equipamentos de banda larga e centros de dados. Espera-se, em muitos casos, uma redução de 50%. Embora seja uma medida voluntária, 36 das maiores empresas do sector das TIC na Europa já aplicam os códigos de conduta. A Agenda Digital para a Europa, adoptada pela Comissão em Maio de 2010 (IP/10/581, MEMO/10/199, MEMO/10/200), pretende garantir que o sector das TIC dê o exemplo na redução das suas emissões de gases com efeito de estufa.

Nas palavras da Comissária Máire Geoghegan-Quinn: «O êxito destes códigos de conduta mostra que as empresas reconhecem que o aumento da eficiência energética impulsionado pela inovação constitui uma prioridade comercial, económica e ambiental. Temos aqui um bom exemplo do trabalho pouco visível desenvolvido pelo CCI em apoio da estratégia Europa 2020.».

Nas palavras de Neelie Kroes, vice-presidente da Comissão Europeia, responsável pela Agenda Digital: «A aplicação destes dois códigos de conduta poderá reduzir significativamente o consumo de electricidade na UE e conduzir a uma poupança de 4500 M€ por ano. Saúdo estas medidas, que vão no sentido de um futuro mais sustentável.»

Código de conduta para os equipamentos de banda larga

Os equipamentos de banda larga são responsáveis por cerca de 15% do consumo de energia geral do sector das TIC, ou cerca de 47 TWh em 2010 na UE.

10 empresas (operadores de telecomunicações e fabricantes) já assinaram este código de conduta, que abrange cerca de 25 milhões de linhas de banda larga na UE (27%). Com a adesão de 10 novas empresas, a cobertura aumentará para 65 milhões na UE (72%) mais 10 milhões na Noruega, na Suíça e na Turquia.

O código de conduta relativo aos equipamentos de banda larga existe desde 2007 e estabelece um consumo máximo de energia (nas instalações do consumidor e nas subestações dos operadores de telecomunicações) para muitos tipos de equipamentos, como modems, comutadores, routers e centros de interligação domésticos. As economias de energia obtêm-se através da utilização obrigatória dos melhores componentes de baixo consumo disponíveis, garantindo ao mesmo tempo que a banda larga rápida e ultra‑rápida possa chegar a todos os cidadãos europeus até 2020, como previsto na Agenda Digital para a Europa.

Código de conduta para centros de dados

Os centros de dados são responsáveis por cerca de 18% do consumo de energia do sector das TIC e prevê-se que o seu crescimento seja mais rápido do que em qualquer outra tecnologia TIC. Em toda a Europa, consomem cerca de 56 TWh de electricidade por ano. Os centros de dados incluem todos os edifícios e instalações que albergam servidores de empresa e equipamentos conexos de comunicação com os servidores para fornecerem serviços de dados dos mais variados tipos.

Seis novas empresas irão subscrever hoje o código de conduta e juntar-se às 26 participantes (com 42 centros de dados) que se encontram actualmente registadas. Há mais de 100 apoiantes, empresas que desenvolvem produtos, soluções e programas que permitem aos proprietários e operadores dos centros de dados cumprirem os objectivos do código de conduta.

Este código de conduta, criado em Outubro de 2008, visa evitar práticas de concepção ultrapassadas que sejam responsáveis por ineficiências no consumo de energia. Em 2010, foi complementado por uma série de recomendações de melhores práticas sobre concepção, aquisição e exploração em domínios como o software, a arquitectura TI e a infra-estrutura TI. Por exemplo, no que respeita à gestão eficiente das condições ambientais, fornecendo refrigeração exactamente quando ela é precisa nas unidades de processamento dos servidores e evitando o sobrearrefecimento.

O código deve igualmente contribuir para que os operadores dos centros de dados conheçam os benefícios financeiros, ambientais e infra‑estruturais da melhoria da eficiência energética dos seus equipamentos. Essa prática é consonante com outro objectivo essencial da Agenda Digital: assegurar que o sector das TIC seja pioneiro na comunicação de informações sobre as suas emissões de gases com efeito de estufa e adoptar, até 2011, uma metodologia comum, abrindo assim o caminho para que outros sectores energívoros sigam o exemplo.

ICT4EE (utilização das TIC para a eficiência energética)

Enquanto que os códigos de conduta pretendem responder ao desafio da eficiência energética no que respeita à banda larga e aos centros de dados, o fórum ICT4EE visa as pegadas energética e carbónica globais do sector. Foi criado pelo sector das TIC na sequência da Recomendação de 2009 da Comissão Europeia que visava facilitar a transição para uma economia hipocarbónica baseada nas TIC (ver IP/09/1498). O fórum está a trabalhar no desenvolvimento de métodos que permitam medir, de modo uniforme, o desempenho energético e carbónico do sector e quantificar os benefícios que as soluções TIC trazem para outros sectores, como os edifícios, os transportes, etc.

Contexto

Os códigos de conduta oferecem uma plataforma de reunião das partes interessadas europeias para discutirem e acordarem acções voluntárias que melhorem a eficiência energética. Para além dos dois já mencionados, foram criados três outros códigos relativos aos serviços de televisão digital, à eficiência das fontes de alimentação externas e aos sistemas CA de alimentação ininterrupta.

Geridos e produzidos pelo Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia, o seu principal objectivo é informar e estimular as empresas TIC a reduzirem o consumo de energia de um modo eficaz e económico sem pôr em causa a função fundamental das instalações ou dos equipamentos.

Ao assinarem os códigos de conduta, as empresas comprometem-se voluntariamente a reduzir o consumo de energia num montante acordado, num calendário pré-definido, através da adopção das melhores práticas.

Para mais informações:

Sobre os códigos de conduta e outros assuntos:

http://re.jrc.ec.europa.eu/energyefficiency/html/standby_initiative_main.htm

GeSI – Global e-Sustainability Initiative: http://www.gesi.org/

As TIC para a eficiência energética:

http://ec.europa.eu/information_society/activities/sustainable_growth/ict_sector/index_en.htm

ANNEX: List of companies participating in the Codes of Conduct

DATA CENTRES

New signees:

Belgacom

France Telecom-Orange

TDC Services

Telecom Italia

Telefonica

Turk Telekom

Signees:

A1 Telekom Austria AG

Bracknell Forest Borough Council

British Telecommunications plc

Business & Decision

Bytesnet BV

EvoSwitch Netherlands B.V.

FUJITSU Services

Hewlett-Packard

IBM Deutschland Business Services GmbH

IBM United Kingdom Limited

INTEL

LAMDA Hellix S.A.

Memset Ltd. Corporate level

Microsoft Corporation

Onyx Group Limited

Petroleum Geo-Services (PGS)

Reed Specialist Recruitment

TCN Telehousing

TelecityGroup CoC

The UK Grid Network Ltd

Thomson Reuters

TISSAT S.A.

UK Meteorological Office

VCD Infra Solutions

Vodafone Group Service GmbH

Bull SAS

BROADBAND

New signees:

A1 Telekom Austria AG

Belgacom

British Telecom

KPN

France Telecom-Orange

OTE

Portugal Telecom

Telefonica

Telenor

Turk Telekom

Signees:

Alcatel-Lucent

CISCO

Deutsche Telekom

Huawei Technologies

Nokia Siemens Networks

Swisscom

TDC Services

Telecom Italia

Telia Sonera

Technicolor


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website