Navigation path

Left navigation

Additional tools

Dia Europeu do Turismo promove rotas culturais na UE

European Commission - IP/10/1177   27/09/2010

Other available languages: EN FR DE DA ES NL IT SV FI EL CS ET HU LT LV MT PL SK SL BG RO

IP/10/1177

Bruxelas, 27 de Setembro de 2010

Dia Europeu do Turismo promove rotas culturais na UE

A Comissão Europeia, o Parlamento Europeu, os Estados-Membros e o Conselho da Europa estão dispostos a reforçar a cooperação para promover as «Rotas Culturais». Esta foi a mensagem que os principais actores europeus do sector do turismo transmitiram formalmente hoje, em Bruxelas, onde a Comissão celebra o Dia Europeu do Turismo por ocasião do Dia Mundial do Turismo. Desde a entrada em vigor do Tratado de Lisboa, em 1 de Dezembro de 2009, a União Europeia assumiu um novo papel para a promoção da competitividade do sector do turismo, o desenvolvimento de um turismo sustentável e de qualidade e a visibilidade da Europa enquanto destino turístico de excepção.

Na opinião de Antonio Tajani, Vice-Presidente da Comissão Europeia e Comissário responsável pelas Empresas e Indústria: «Precisamos manter a indústria europeia do turismo na frente das soluções inovadoras. O conceito de «rotas culturais» contribui para a diversificação da oferta turística europeia. Responde a uma procura crescente por parte dos turistas que desejam explorar novos destinos e culturas. Neste contexto, a Comissão – em linha com o novo Tratado de Lisboa – pode desempenhar um papel importante, coordenando as políticas nacionais e maximizando o seu impacto.»

Por sua vez, Androulla Vassiliou, a Comissária responsável pela Educação, Cultura, Multilinguismo e Juventude, declarou que: «As rotas culturais levar-nos-ão numa viagem orientada pelos princípios fundamentais da Europa: os direitos humanos, a democracia cultural, a diversidade cultural, a identidade, o diálogo e o intercâmbio».

As rotas culturais europeias representam um produto turístico verdadeiramente pan‑europeu. Os itinerários culturais, o tema do Ano Europeu do Turismo deste ano, podem ser alargados a um conjunto de medidas mais vasto, que beneficie tanto a indústria como os europeus. Podem igualmente contribuir para uma menor concentração de turistas em determinados locais turísticos, superar o problema da sazonalidade ao propor um novo modelo de turismo e reforçar a cidadania da UE através da descoberta do nosso património comum. Alguns exemplos destas rotas incluem a Rota da Cortina de Ferro, a Rota Fenícia, a Rota da Oliveira e a Via Cássia (ver Memo/10/446 para uma visão geral de todos os itinerários considerados hoje).

A conferência de hoje reúne numerosos eurodeputados, membros da Presidência Belga, ministros responsáveis pelo Turismo de vários Estados-Membros, representantes de diferentes autoridades regionais da UE e da Comissão Europeia, demonstrando todos a sua vontade de contribuir para o desenvolvimento e a promoção das rotas culturais.

A União Europeia pode contribuir para a diversificação da oferta e intensificação dos fluxos intra-europeus, desenvolvendo produtos turísticos temáticos à escala europeia.

À margem da conferência, o Vice-Presidente Tajani mediou o debate entre alguns Estados-Membros da UE, que assinaram os seguintes memorandos de entendimento tendo em vista a realização conjunta de algumas iniciativas no domínio do turismo:

  • A Itália e a França, que em breve poderão ser seguidas pelo Reino Unido e a Suíça, assinaram um memorando que compromete estes países a desenvolver uma estratégia comum a longo prazo para a protecção e promoção das rotas culturais, começando pela «Via Cássia», um antigo percurso utilizado pelos peregrinos entre Canterbury e Roma.

  • A Espanha, Itália e França também chegaram a acordo sobre a criação de um logótipo «Paixão Europeia» para a comercialização conjunta da sua oferta turística nos mercados BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China).

Outras informações sobre as rotas culturais

MEMO/10/446

http://ec.europa.eu/enterprise/sectors/tourism/index_en.htm

http://www.coe.int/t/dc/files/Events/itineraires/default_en.asp


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website