Navigation path

Left navigation

Additional tools

IP/10/1145

Bruxelas, 20 de Setembro de 2010

Jovens Repórteres contra a Pobreza – a Comissão apela aos jovens repórteres para se envolverem nas questões do desenvolvimento

A Comissão Europeia lança hoje o concurso «Jovens Repórteres contra a Pobreza» –todos os estudantes de jornalismo dos Estados-Membros da UE são convidados a apresentar uma reportagem sobre questões de desenvolvimento. Os candidatos seleccionados assegurarão a cobertura das Jornadas Europeias do Desenvolvimento que terão lugar em Bruxelas durante o mês de Dezembro. Os vencedores do concurso serão convidados para uma viagem de trabalho num dos países parceiros da Comissão em África. O concurso é lançado numa data simbólica para a cooperação para o desenvolvimento – a cinco anos apenas de 2015, data fixada para a consecução dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio e o mundo terá os olhos postos na Cimeira das Nações Unidas que se realizará em Nova Iorque em 20-22 de Setembro para acelerar os progressos no sentido da realização dos ODM.

«No dia da abertura da Cimeira ODM em Nova Iorque, tenho o maior orgulho em apelar a todos os estudantes de jornalismo europeus a juntarem-se à luta contra a pobreza no mundo. Os meios de comunicação social têm um papel muito importante a desempenhar: as reportagens são decisivas para aumentar a consciencialização, para mobilizar e para colocar o desenvolvimento no cerne do debate político. Tenho grandes expectativas em relação à criatividade e ao empenhamento dos jovens repórteres e desejo-lhes as maiores felicidades para o concurso», referiu Andris Piebalgs, Comissário europeu para o Desenvolvimento.

O concurso «Jovens Repórteres contra a Pobreza», organizado em cooperação com o Centro Europeu de Jornalismo, é uma iniciativa destinada aos estudantes de jornalismo dos Estados-Membros da UE e tem por objectivo suscitar o interesse pelas questões do desenvolvimento. A partir de hoje e até 29 de Outubro, os estudantes de jornalismo são convidados a apresentar artigos ou reportagens radiofónicas sobre a UE e o desenvolvimento. Com base nas suas reportagens e formulários de candidatura, 33 candidatos seleccionados serão convidados a participar num workshop a realizar durante as Jornadas Europeias do Desenvolvimento que se realizarão em Bruxelas em Dezembro.

Durante o workshop, os jovens jornalistas realizarão reportagens em directo das Jornadas do Desenvolvimento num sítio Web especialmente criado para o efeito http://www.youngreporters.net/. Poderão também realizar reportagens para os meios de comunicação nacionais e locais dos seus países de origem. Os participantes poderão ganhar um prémio no final do concurso em função da qualidade e da originalidade dos seus artigos, nas seguintes categorias: Melhor Artigo, Melhor Reportagem Radiofónica e Reportagem da Actualidade mais Original, seleccionado por um júri composto por jornalistas e professores de jornalismo dos Estados‑Membros da UE. O prémio final será uma viagem de trabalho a uma das Delegações da União Europeia em África.

Os outros parceiros na área dos média são: ORF, Trends-Tendances, Radio Sofia, The Cyprus Broadcasting Corporation, Politiken, The Finnish Broadcasting Company, La Croix, Die Tageszeitung, Ethnos, Budapest Business Journal, Radio Vaticana, politika.lv, Vilniaus Diena, Luxemburger Wort, Malta Independent, VPRO, RTP/RDP, Uj Magyar Szo, Pravda, Radio Koper, Agencia Efe, The Economist.

No início de Julho, a Comissão lançou igualmente, pelo segundo ano consecutivo, um concurso semelhante «Música contra a Pobreza» destinado aos jovens músicos dos Estados-Membros, convidando-os a expressarem-se sobre a luta contra a pobreza no mundo. As canções podem ser apresentadas até 17 de Outubro, o Dia Internacional de Erradicação da Pobreza.

Datas-chave do concurso «Jovens Repórteres contra a Pobreza»

  • 20 de Setembro: Lançamento do concurso

  • 29 de Outubro: Data-limite para apresentação de candidaturas

  • Início de Novembro: Selecção dos participantes no workshop a realizar durante as Jornadas Europeias do Desenvolvimento

  • 4-7 de Dezembro: Workshop em Bruxelas de cobertura jornalística das Jornadas Europeias do Desenvolvimento

  • 14 de Dezembro: Data-limite para apresentação pelos participantes das suas melhores reportagens

  • Meados de Janeiro de 2011: Anúncio dos vencedores do concurso

Para mais informações consultar:

Sítio «Jovens Repórteres contra a Pobreza» http://www.youngreporters.net/

Sítio «Música contra a Pobreza» http://www.ifightpoverty.eu/act/music-contest

IP/10/879 de 2 de Julho de 2010 sobre o lançamento do concurso «Música contra a Pobreza»

Serviço de Cooperação EuropeAid http://ec.europa.eu/europeaid/index_en.htm


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website