Navigation path

Left navigation

Additional tools

Comissão Europeia premeia projectos europeus mais pioneiros de energia sustentável

European Commission - IP/09/237   10/02/2009

Other available languages: EN FR DE NL IT

IP/09/237

Bruxelas, 10 de Fevereiro de 2009

Comissão Europeia premeia projectos europeus mais pioneiros de energia sustentável

Os vencedores do concurso Prémios Europeus à Energia Sustentável 2009 (Sustainable Energy Europe Awards 2009), este ano na sua terceira edição, foram anunciados numa cerimónia realizada no Albert Hall, em Bruxelas, em 10 de Fevereiro de 2009. Estes prémios inserem-se na Semana Europeia da Energia Sustentável e, mais genericamente, na Campanha Europeia de Energia Sustentável. Pretende-se, com este concurso, dar visibilidade a alguns exemplos das iniciativas mais notáveis, ambiciosas e inovadoras nesse campo, premiando os projectos de maior mérito. Os prémios visam igualmente dinamizar o desenvolvimento das iniciativas europeias mais recentes no domínio energético. Destinam-se a projectos originários da União Europeia, embora também possam contemplar participantes e beneficiários extracomunitários.

Concorreram à edição deste ano mais de 250 projectos, tendo sido premiados seis, em cinco categorias:

  1. Programas de cooperação >> RENDEV, PlaNet Finance Group, Saint Ouen, França. Destina-se a possibilitar o acesso das comunidades rurais do Bangladeche e da Indonésia a programas de microfinanciamento aos quais estas possam recorrer para se dotarem de sistemas de electricidade solar. Os preços destes sistemas são moderados e o projecto revelou um elevado potencial de replicação.
  2. Projectos de demonstração e de divulgação >> HyFLEET:CUTE, PE International, Leinfelden-Echterdingen, Alemanha. Trata-se do maior projecto de investigação, demonstração e divulgação de autocarros urbanos a hidrogénio a nível mundial. Participam 47 autocarros, em 10 cidades de três continentes, e 31 parceiros, ao nível industrial, estatal, universitário e consultivo. Os países participantes são a Alemanha (promotores do projecto), a Austrália, o Canadá, a China, a Islândia, o Luxemburgo, a Noruega, os Países Baixos, Portugal e o Reino Unido.
  3. Transformação de mercados, incluindo compromissos voluntários >> Sonae Sierra, Lisboa, Portugal. Empresa especialista em arquitectura civil que visa a integração de práticas de energia sustentável na concepção e gestão de edifícios. Procura sensibilizar os interessados para a sustentabilidade energética e contribuir para que o sector melhore a eficiência energética dos seus edifícios.
  4. Acções promocionais, de comunicação e educativas >> Connect, Mobiel 21, Leuven, Bélgica. O jogo designado por «Traffic Snake» insere-se no projecto de promoção CONNECT da União Europeia e constitui uma iniciativa aliciante a nível escolar de incentivo às crianças e pais a deslocarem-se durante uma semana de maneiras seguras e ecológicas. Já participaram mais de 15 000 crianças. Os parceiros do projecto são originários da Áustria, Bulgária, Eslovénia, Grécia, Hungria, Itália, Países Baixos, Polónia e Reino Unido.
  5. Comunidades com sustentabilidade energética (dois vencedores ex aequo) >> Consorzio Produttori Agricoli Acque Minerali Umbre s.r.l., Acquasparta, Itália. Trata-se de um consórcio de agricultores e municípios da Úmbria que visa a produção de energia a partir de biomassa agrícola renovável e florestal de origem local, numa perspectiva de desenvolvimento sustentável do território. Tendo começado por se fazer sentir a nível local, as consequências positivas do projecto estão a estender-se rapidamente a todo o país.
    >> Thurrock Energy Partnership, Climate Energy Ltd, Thurrock, Reino Unido. Projecto lançado com o intuito de promover activamente iniciativas no domínio da eficiência energética em Thurrock e de incentivar as pessoas a adoptarem medidas de eficiência energética ao nível dos isolamentos e do aquecimento. Prevê medidas de eficiência e segurança energética e programas de subvenção destinados a todos os residentes, mas especialmente orientados para os clientes vulneráveis.

Os interessados em entrevistar os responsáveis autárquicos devem contactar Kostas Mastakas (correio electrónico: konstantinos.mastakas@mostra.com; telefone: +32 2 537 4400 ou +32 478 64 98 91). Mais informações em www.eusew.eu e www.sustenergy.org.


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website