Navigation path
Left navigation
Additional tools
IP/09/232 Bruxelas, 10 de Fevereiro de 2009 [Graphic in PDF & Word format] Redes sociais: Comissão medeia acordo entre as principais empresas da WebPela primeira vez, 17 grandes empresas da Web assinaram um acordo europeu destinado a aumentar a segurança dos menores de 18 anos que utilizam sítios Web de contacto social, entre os quais: Arto, Bebo, Dailymotion, Facebook, Giovani.it, Google/YouTube, Hyves, Microsoft Europe, Myspace, Nasza-klaza.pl, Netlog, One.lt, Skyrock, StudiVZ, Sulake/Habbo Hotel, Yahoo!Europe e Zap.lu. Os sítios de redes sociais são um fenómeno social e económico emergente, que atrai 41,7 milhões de utilizadores regulares na Europa e muda o modo como interagimos uns com os outros na Web. A utilização de «redes sociais» na Europa aumentou no ano passado cerca de 35% e prevê-se que, até 2012, o número de utilizadores mais do que duplique, passando para 107,4 milhões. Para que as suas redes de contacto social possam continuar a crescer, os jovens utilizadores precisam de se sentir seguros ao alargarem-nas ou ao partilharem informações pessoais. O acordo hoje assinado no Luxemburgo por ocasião do Dia da Internet mais Segura, organizado pela Comissão Europeia, dará aos adolescentes os meios para lidarem com os potenciais riscos a que estão sujeitos, como o assédio em linha ou a divulgação de informações pessoais."A Comissão aplaude este primeiro acordo europeu sobre redes sociais, que constitui um passo importante no sentido de tornar mais segura a participação dos nossos filhos nestas redes, na Europa," afirmou Viviane Reding, Comissária europeia responsável pela Sociedade da Informação e os Media. " As redes sociais possuem um enorme potencial de florescimento na Europa, contribuindo para impulsionar a economia e tornar a nossa sociedade mais interactiva – desde que as crianças e os adolescentes tenham a confiança necessária e as ferramentas adequadas para preservarem a sua segurança ao fazerem novos «amigos» e ao partilharem dados pessoais em linha. Seguirei atentamente a aplicação do acordo hoje assinado e a Comissão voltará a este assunto dentro de um ano." Hoje, os responsáveis dos principais sítios de redes sociais da Europa reuniram-se pela primeira vez por ocasião do Dia da Internet mais Segura para reconhecerem a sua responsabilidade e identificarem os potenciais riscos a que estão expostos os menores de 18 anos que utilizam esses sítios. Incluem-se nesses riscos: o assédio (assédio de crianças em sítios Internet ou por SMS), a manipulação psicológica (a conquista da amizade de uma criança por um adulto com a intenção de abusar dela sexualmente) e os comportamentos de risco, como a revelação de informações pessoais. O objectivo é limitar esses riscos através das seguintes medidas:
O sítios de redes sociais informarão a Comissão, até Abril de 2009, das respectivas políticas de segurança e do modo como aplicarão estes princípios. Antecedentes: O acordo de hoje é resultado das discussões travadas em sede da Task Force para as redes sociais, instituída pela Comissão em Abril de 2008. Este grupo reuniu responsáveis de sítios de redes sociais, ONG e investigadores, e constitui um bom exemplo de auto-regulação do sector, uma abordagem defendida pela Comissão, se eficazmente implementada. Existem outras iniciativas do mesmo tipo neste domínio: por exemplo, as orientações do Ministério da Administração Interna (Home Office) do Reino Unido sobre redes sociais (Social Networking guidance), de Abril de 2008, e os acordos separados do Myspace e do Facebook com 49 State Attorneys General (Procuradores-Gerais Estaduais) nos Estados Unidos. O Dia da Internet mais Segura organiza-se todos os anos desde 2004 e inclui eventos em mais de 50 países da Europa e do resto do mundo. O Dia da Internet mais Segura de 2007 teve como resultado, na sequência de uma iniciativa da Comissária Viviane Reding, um acordo sobre a utilização mais segura dos telemóveis pelos adolescentes, assinado por todos os principais operadores de telefonia móvel (ver IP/07/139). Um dossiê de imprensa contendo o texto final do acordo, um MEMO e um clip audiovisual sobre assédio em linha, que será transmitido nos canais televisivos da União Europeia, da Noruega e da Islândia, assim como na Internet, encontra-se disponível em: http://ec.europa.eu/information_society/newsroom/cf/itemlongdetail.cfm?item_id=4672 Para mais informações http://ec.europa.eu/information_society/activities/social_networking/index_en.htm Annex List of signatories of the Safer Social Networking Principles Arto, Bebo, Dailymotion, Facebook, Giovani.it, Google/YouTube, Hyves, Microsoft Europe, Myspace, Nasza-klaza.pl, Netlog, One.lt, Skyrock, StudiVZ, Sulake/Habbo Hotel, Yahoo!Europe, and Zap.lu. Safer Internet Day around Europe and worldwide Today's signing ceremony in Luxembourg is a key event, amongst the many others taking place worldwide to mark "Safer Internet Day", and which include:
The European internet safety network INSAFE organised a online competition. 6000 participants took part and the 6 winners have been awarded their prize today in Luxembourg. For the full calendar of events see http://www.saferinternet.org. The Safer Internet Day is an annual event (see IP/06/126, IP/05/148, IP/04/171) organised by INSAFE, and co-funded by the Commission’s Safer Internet Programme (IP/08/1899). |
Side Bar