Navigation path

Left navigation

Additional tools

Transportes: novo passo para um futuro sustentável

European Commission - IP/09/1774   20/11/2009

Other available languages: EN FR DE DA ES NL IT SV FI EL CS ET HU LT MT PL SK SL BG RO

IP/ 09/1774

Bru xelas, 20 de Novembro de 2009

T ransportes: novo passo para um futuro sustentável

A Comissão Europeia acolhe hoje, em Bruxelas, uma conferência de alto nível sobre o futuro do sistema europeu de transportes. Este evento assinala o encerramento de duas consultas públicas lançadas pela Comissão, em Junho de 2009, com a Comunicação «Um futuro sustentável para os transportes» e o Livro Verde «Revisão da política relativa à RTE-T». A conferência, aberta pelo Vice-Presidente Antonio Tajani, congregará as contribuições das partes interessadas e debaterá ideias concretas surgidas durante o processo de consulta. Um Livro Branco a publicar em 2010 definirá a perspectiva para o futuro dos transportes, bem como as acções específicas a realizar na próxima década.

O Vice-Presidente Antonio Tajani, responsável pelo pelouro dos t ransportes, referiu: «Os transportes promovem o progresso da humanidade desde há milénios. O desenvolvimento dos modos e infra‑estruturas de transporte levou à descoberta de novos mundos, novas rotas e novos estilos de vida, para citar apenas alguns benefícios. A nossa futura política de transportes deverá reflectir os principais objectivos da Europa na actualidade e nos próximos anos: «descarbonizar» os transportes, fazer avançar a Europa dos cidadãos e estimular as novas fontes de crescimento e competitividade. Pessoalmente, gostaria de assistir à criação de corredores verdes e de um fundo para os transportes, em sentido lato, bem como à constituição de uma rede nuclear de projectos de RTE-T. Congratulo‑me com a reacção do público ao processo de consulta; esta conferência constitui uma nova oportunidade para as partes interessadas e os cidadão s influenciarem de forma concreta a resposta aos importantes desafios que devemos enfrentar.»

O evento , que tem por anfitrião o Vice‑Presidente Tajani e conta com o apoio da presidência sueca, destina‑se a identificar as medidas políticas que as partes interessadas gostariam de ver incluídas no próximo Livro Branco da Comissão sobre os transportes, que abrangerá a década de 2010 a 2020. A conferência deverá registar cerca de 500 participantes, que representam uma vasta gama de partes interessadas, nomeadamente operadores e autoridades no domínio dos transportes, administrações nacionais, regionais e locais, universidades e associações de utentes.

Os painéis de debate da conferência articulam‑se em torno de três grandes tópicos:

  • I ntegração dos modos de transporte, nomeadamente no contexto da política de infra-estruturas e da revisão da política relativa à rede transeuropeia de transportes (RTE-T);

  • P romoção de tecnologias inovadoras para utilização em veículos não poluentes, bem como na gestão do tráfego; e

  • Satisfação das necessidades futuras dos utentes e dos trabalhadores dos transportes .

O debate incidirá nos principais objectivos políticos da Comunicação sobre o Futuro dos Transportes e do Livro Verde sobre a RTE-T. Estes objectivos abrangem o desenvolvimento de uma RTE-T multimodal e totalmente integrada; uma política de combustíveis alternativos; a difusão de veículos e tecnologias de transporte inovadores e o papel essencial dos utentes e dos trabalhadores dos transportes, que constituem os protagonistas do sistema de transportes de amanhã.

Com base n a conferência de hoje e nas próximas conclusões do Conselho, previstas para Dezembro de 2009, a Comissão iniciará trabalhos sobre medidas concretas destinadas a definir a futura política europeia de transportes.

Em 2001, a Comissão adoptou um Livro Branco que estabelecia uma agenda para a política europeia de transportes até 2010. Aproximando‑se o termo deste período de dez anos, deverá ser adoptado no segundo semestre de 2010 um novo Livro Branco sobre os transportes.

Pa ra mais informações, incluindo uma síntese das respostas à consulta pública , consultar:

http://ec.europa.eu/transport/strategies/2009_future_of_transport_en.htm


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website