Navigation path

Left navigation

Additional tools

IP/09/1494

Bruxelas, 8 de Outubro de 2009

A Comissão deu mais um passo no desenvolvimento das energias renováveis com os países mediterrânicos e os países do Golfo

Em 9 de Outubro, Benita Ferrero-Waldner, Comissária Europeia responsável pelas Relações Externas e pela Política Europeia de Vizinhança, organizará em Bruxelas uma conferência ministerial sobre a cooperação no domínio das energias renováveis entre a UE, os países mediterrânicos e os países do Golfo, em colaboração com Andris Biebalgs, Comissário responsável pela Energia. Esta conferência tem por objectivo recolher um maior apoio político para a intensificação da cooperação neste domínio, bem como ajudar a encontrar soluções concretas para os desafios que se avizinham. Está prevista a intervenção de Ministros e representantes de alto nível da Albânia, Barém, República Checa, Egipto, França, antiga República Jugoslava da Macedónia, Alemanha, Itália, Iraque, Jordânia, Montenegro, Omã, Autoridade Nacional Palestiniana, Espanha, Síria, Tunísia e Emirados Árabes Unidos, assim como da Liga dos Estados Árabes, do Conselho de Cooperação do Golfo e da União do Magrebe Árabe. A conferência conta igualmente com a participação de representantes da indústria, de institutos de investigação e das instituições financeiras internacionais, o que constitui uma oportunidade única para explorar as possibilidades de uma futura cooperação no domínio das energias renováveis.

Benita Ferrero-Waldner sublinhou que: «As energias renováveis não são a solução para todos os desafios que se nos colocam em termos de alterações climáticas e de segurança do aprovisionamento energético - mas serão um elemento indispensável de qualquer estratégia bem sucedida. Precisamos, por conseguinte, de estabelecer uma parceria no domínio das energias renováveis com os países mediterrânicos e as regiões do Golfo. Estes parceiros dispõem de um enorme potencial de produção de energias a partir de fontes renováveis, enquanto a UE pode contribuir com o seu vasto know-how e conhecimentos especializados neste domínio. Espero que esta conferência marque uma nova etapa na realização de um verdadeiro mercado da energia verde e nos ajude a explorar em conjunto as possibilidades de unir esforços para lançar novas tecnologias, especialmente no domínio da energia solar. »

O Comissário Andries Biebalgs acrescentou: «O vasto potencial de energia solar da África do Norte e o know-how europeu no domínio das tecnologias renováveis abrem perspectivas para uma cooperação mais estreita na região mediterrânica. A apenas algumas semanas da Conferência de Copenhaga sobre alterações climáticas, não podemos desperdiçar esta oportunidade para desenvolver um sector industrial capaz de criar empregos e promover o crescimento em toda a região.»

Esta conferência permitirá apresentar as iniciativas da UE em matéria de energias renováveis, nomeadamente a Directiva «Energias renováveis» e o potencial, cada vez maior, de exportação de energias renováveis para a UE.

Ajudará os parceiros a compreenderem melhor o contributo que a UE e a Comissão poderão dar no desenvolvimento do potencial de energias renováveis na região mediterrânica e na região do Golfo, com base na experiência acumulada pela UE no âmbito da promoção, desenvolvimento e difusão das fontes de energia renováveis.

Articulada em quatro sessões, a conferência abordará os seguintes temas:

  • o papel da energia nas relações da UE com os parceiros da região mediterrânica e da região do Golfo;

  • desenvolvimento de um mercado regional da «energia verde», que tenha em conta as dimensões estratégicas, legislativas e regulamentares desse mercado;

  • os aspectos «investigação e tecnologia» das energias renováveis e as possibilidades de cooperação entre as partes interessadas da UE, da região mediterrânica e da região do Golfo;

  • possíveis iniciativas e projectos conjuntos em apoio do desenvolvimento das energias renováveis e, em especial, da energia solar.

A UE fixou-se o objectivo de cobrir 20 % do seu consumo energético com energias renováveis. Enquanto a UE continua a maximizar a sua própria produção de energias renováveis, o comércio com países terceiros poderá ajudar a concretizar este ambicioso objectivo.

Para mais informações sobre a Conferência, consultar:

http://ec.europa.eu/external_relations/energy/events/renewable_energy_conference_2009/index_en.htm

Para mais informações sobre a política externa da UE no domínio da energia:

http://ec.europa.eu/external_relations/energy/index_en.htm

Para mais informações sobre a política externa da UE no domínio das energias renováveis :

http://ec.europa.eu/energy/renewables/index_en.htm

Para mais informações sobre as iniciativas da UE em matéria de tecnologias e inovações energéticas:

http://ec.europa.eu/energy/technology/set_plan/set_plan_en.htm


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website