Navigation path

Left navigation

Additional tools

IP/ 09/1366

Bruxelas, 28 de Setembro de 2009

Campanha Alimentação Saudável «A equipa dos sabores» – Uma nova iniciativa da UE para promover hábitos saudáveis e uma dieta equilibrada entre as crianças

Mariann Fischer Boel, Comissária responsável pela Agricultura e pelo Desenvolvimento Rural, lançou hoje uma nova Campanha Alimentação Saudável para as crianças europeias em idade escolar. Sob o lema «Come, bebe e mexe-te!», três exposições itinerantes percorrerão sete países europeus, dando às crianças a oportunidade de participar em actividades educativas e lúdicas. A Comissão Europeia lançou também um sítio Web interactivo, concursos e outros eventos tendo em mente um grande objectivo – mudar os hábitos alimentares das crianças. Para ajudar a fazer passar a mensagem, a campanha contará com o apoio da campeã de ténis belga Justine Henin e do recordista do Guinness, de 8 anos de idade, Rosolino Cannio .

«Quando olhamos à nossa volta e vemos o número de crianças com excesso de peso, é óbvio que temos de agir já», afirmou Mariann Fischer Boel, Comissária responsável pela Agricultura e pelo Desenvolvimento Rural. «Os programas Fruta nas Escolas e Leite nas Escolas são dois passos na boa direcção e, com a Campanha Alimentação Saudável, a mensagem “é fixe estar em forma” é também levada até à porta dos estabelecimentos escolares».

A Comissária da UE responsável pela Saúde, Androulla Vassiliou, declarou: «A Campanha Alimentação Saudável é um complemento aos nossos esforços para reduzir a obesidade infantil na Europa no âmbito da estratégia da UE em matéria de nutrição, actividade física e saúde. É da maior importância que todas as políticas da UE contribuam para os esforços destinados a reforçar e apoiar ambientes mais saudáveis para todos os cidadãos».

Antecedentes

A Campanha Alimentação Saudável será desenvolvida em paralelo com os programas Fruta nas Escolas e Leite nas Escolas – importantes iniciativas da UE em prol de um regime mais equilibrado e de hábitos alimentares mais saudáveis entre as crianças.

A Campanha Alimentação Saudável leva directamente até às escolas a mensagem: Come, bebe e mexe-te! Ao longo de oito semanas, as exposições itinerantes viajarão pela Bélgica, França, Reino Unido, Irlanda, Estónia, Lituânia e Polónia. Cada exposição visitará duas escolas por dia. No total, as actividades sob o tema da alimentação saudável chegarão a 18 000 crianças em 180 escolas. A mensagem a transmitir é: Come bem, porque é fixe estar em forma .

Paralelamente às exposições itinerantes, estará disponível ao longo das 8 semanas no sítio Web «A equipa dos sabores» (Tasty bunch) um jogo interactivo de caça ao tesouro no qual todas as crianças das escolas da UE com idades compreendidas entre os 8 e os 15 anos podem tentar ganhar numerosos artigos desportivos.

Uma recente sondagem Eurobarómetro mostra que três quartos dos inquiridos se declaram «totalmente de acordo» com a afirmação segundo a qual «parece haver agora mais crianças obesas do que há cinco anos». Com efeito, cerca de 22 milhões de crianças têm excesso de peso na UE e, destas, 5 milhões são obesas.

Para mais informações:

Campanha «A equipa dos sabores»:

http :// ec . europa . eu / agriculture / tasty - bunch /

Podem ser consultados comunicados de imprensa actualizados em

http://ec.europa.eu/agriculture/tasty-bunch/press-corner/index_en.htm

Programa Fruta nas Escolas:

http://ec.europa.eu/agriculture/markets/fruitveg/sfs/index_en.htm

Programa Leite nas Escolas:

http://ec.europa.eu/agriculture/markets/milk/schoolmilk/index_en.htm

Portal de saúde pública da UE – Nutrição:

http://ec.europa.eu/health-eu/my_lifestyle/nutrition/index_en.htm

Iniciativa da UE sobre saúde dos jovens:

MEMO/09 /421 e http://health.europa.eu/youth


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website