Navigation path

Left navigation

Additional tools

A Comissão está mais verde do que nunca

European Commission - IP/09/1349   23/09/2009

Other available languages: EN FR DE DA ES NL IT SV FI EL CS ET HU LT LV MT PL SK SL BG RO

IP/09/1349

Bruxelas, 23 de Setembro de 2009

A Comissão está mais verde do que nunca

Há muito tempo que a Comissão está na vanguarda política do combate às alterações climáticas. Enquanto organização com um número importante de funcionários, a Comissão constitui por si só um exemplo e o seu impacto é real. Com base no êxito alcançado com o seu projecto-piloto lançado em 2001, a Comissão decidiu hoje alargar o seu sistema de gestão ambiental a todas as suas actividades e edifícios em Bruxelas e no Luxemburgo. Graças a este sistema de certificação — baseado no Regulamento EMAS (sistema de ecogestão e auditoria) — a Comissão aplica um sistema que define e avalia os aspectos ambientais das suas actividades, o qual permite introduzir melhorias constantes em áreas como a eficiência energética, a utilização óptima dos recursos naturais e a redução das emissões de CO 2.

«Há muito tempo que o nosso pessoal demonstra estar genuinamente empenhado na diminuição do impacto ambiental das actividades da Comissão. Desde 1997 que a Comissão se empenha em pôr em prática uma gestão interna ecológica, que a levou a avaliar, reduzir e elaborar relatórios sobre o impacto ambiental das suas actividades através da aplicação do Regulamento EMAS a título experimental. Ao alargar o EMAS a toda a Comissão, estamos a tirar partido da experiência acumulada para enfrentar o desafio de uma redução constante do nosso impacto sobre o ambiente nos próximos anos», declarou Siim Kallas, Vice-Presidente da Comissão Europeia responsável pelos Assuntos Administrativos, Auditoria e Luta Antifraude.

Alargar o sistema de gestão ambiental a toda a Comissão em Bruxelas e no Luxemburgo

Os resultados positivos da fase-piloto provam que o sistema de gestão ambiental baseado no Regulamento EMAS é o instrumento mais adequado para gerir e melhorar o comportamento ambiental da Comissão. O sistema também demonstrou ser capaz de gerar sinergias entre os vários serviços e os funcionários envolvidos, fazendo-os participar em nome de objectivos comuns. A decisão tomada pela Comissão alarga este sistema de gestão a todas as suas actividades e edifícios em Bruxelas e no Luxemburgo. O registo oficial EMAS por parte das autoridades nacionais competentes deverá estar concluído em 2012 para todas as actividades da Comissão e em 2014 para todos os edifícios.

Principais realizações da fase-piloto do EMAS em Bruxelas (2002 ‑ 2008)

1) Redução do consumo de energia, de água e das emissões de CO 2 dos edifícios 1

O consumo de electricidade e de água diminuiu 14% e 23% por m², respectivamente, ao passo que as emissões de CO 2 diminuíram mais de 7% por m² nestes edifícios.

(2) Redução do consumo de papel

Desde 2003, o consumo de papel offset diminuiu 48% e o de papel de escritório 41%

(3) Redução da produção de resíduos

Os resíduos produzidos diminuíram 11%, passando de 331 kg/pessoa/ano para 294 kg/pessoa/ano. Cerca de 54% deste volume é reciclado.

(4) Promoção de meios de transporte sustentáveis

Os dados do último inquérito (meados de 2008) indicam que os esforços da Comissão para promover os meios de transporte sustentáveis tiveram repercussões positivas. A percentagem de funcionários de Bruxelas que se desloca para o seu local de trabalho utilizando uma viatura privada diminuiu para 29% (contra 50% em 1998), ao passo que a percentagem dos que utilizam os transportes públicos (autocarro, eléctrico, metro ou comboio) aumentou para 50% (contra 32% em 1998).

A Comissão está a colaborar estreitamente com a Região de Bruxelas num novo projecto de planeamento urbanístico centrado na sua principal zona de implantação. Um dos objectivos do projecto é tornar a zona em causa um lugar mais respeitador do ambiente, concedendo uma atenção específica aos transportes sustentáveis.

Todas as declarações ambientais da Comissão podem ser consultadas no sítio Internet do EMAS:

http://ec.europa.eu/environment/emas/index_en.htm (na rubrica Tools | environmental statement library | secção 99).

1 :

Para efeitos comparativos, apenas são tomados em consideração os 19 edifícios actualmente incluídos no âmbito do EMAS.


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website