Navigation path

Left navigation

Additional tools

Semana Europeia da Mobilidade 2009: Melhorar o clima nas cidades

European Commission - IP/09/1317   15/09/2009

Other available languages: EN FR DE DA ES NL IT SV FI EL CS ET HU LT LV MT PL SK SL BG RO

IP/09/1317

Bruxelas, 15 de Setembro 2009

Semana Europeia da Mobilidade 2009: Melhorar o clima nas cidades

De 16 a 22 de Setembro de 2009, centenas de cidades europeias participarão na oitava edição da Semana Europeia da Mobilidade e convidarão os seus cidadãos para uma vasta gama de actividades de promoção da mobilidade sustentável. O tema da campanha de 2009 – Melhorar o clima nas cidades - sublinha a importância dos esforços realizados a nível local para abordar o problema das alterações climáticas e melhorar a qualidade de vida através da promoção de modos de locomoção alternativos ao automóvel, como a bicicleta, os trajectos a pé, os transportes públicos e regimes alternativos, como a utilização partilhada do automóvel em viagens comuns (car-sharing and car-pooling).

Segundo as palavras de Antonio Tajani, Vice-Presidente da Comissão Europeia responsável pelos transportes: «A Semana Europeia da Mobilidade é um bom exemplo de como as iniciativas a nível europeu podem incentivar e facilitar as intervenções locais. Um novo plano de acção sobre mobilidade urbana que pretendo propor em breve segue exactamente esta linha de pensamento. O plano fornecerá às autoridades municipais um conjunto de instrumentos práticos que lhes permite abordar as alterações climáticas e tornar a mobilidade urbana mais sustentável.»

O Comissário responsável pelo Ambiente, Stavros Dimas, referiu: «Os automóveis particulares são grandes emissores de gases com efeito de estufa e contribuem para as alterações climáticas, afectando seriamente a qualidade de vida nas cidades. Por conseguinte, as administrações públicas e os cidadãos da União Europeia devem adoptar modos de transporte mais sustentáveis. Desta forma, poder-se-á reduzir o impacto das alterações climáticas e melhorar as condições de vida nas cidades.»

Melhorar o clima nas cidades

2009 deveria ser um ano crucial na luta contra as alterações climáticas, com os líderes mundiais perseguindo o objectivo de chegar a um acordo sobre o Protocolo de Quioto, na conferência das Nações Unidas sobre as alterações climáticas (COP15) a realizar em Copenhaga no mês de Dezembro. Hoje em dia, mais de 70% da população europeia vive nas áreas urbanas, pelo que as autoridades locais têm à sua disposição um potencial considerável para atenuar os efeitos das alterações climáticas, graças à concepção de políticas públicas coerentes com os objectivos globais e à mobilização dos cidadãos para reduzir a sua pegada de carbono. A semana da mobilidade pretende sensibilizar as pessoas para o facto de, embora os transportes representem cerca de um terço do consumo energético total e um quinto das emissões de gases com efeito de estufa, a utilização de modos de transporte alternativos poder alterar significativamente esses números.

Iniciativas da Semana Europeia da Mobilidade 2009

Em Almada , Portugal, 18 de Setembro, os cidadãos receberão «viagens a troco de lixo», isto é, em troca de materiais recicláveis tais como latas, garrafas de plástico, e pilhas, receberão bilhetes gratuitos para os transportes públicos. Além disso, haverá projecção ao ar livre de diversos filmes conhecidos, subordinados ao tema das alterações climáticas.

Em Budapeste , Hungria, haverá três dias sem carros: 19, 20 e 22 de Setembro. A avenida Andrássy, que faz parte do património mundial da UNESCO, será fechada ao trânsito e transformada numa "rua viva", com relva nos pavimentos, actividades desportivas, teatro, demonstrações de veículos limpos, corridas de bicicleta e pintura de rua para as crianças.

Salzburgo , na Áustria, leva a efeito uma acção de sensibilização - «Salzburg-Anders Mobil» - para a mobilidade sustentável e os modos alternativos de transporte, com demonstrações de veículos eléctricos, corridas de riquexó na cidade e reuniões com ONG locais sobre transportes e ambiente.

Participação crescente

Desde o seu lançamento em 2002, o número de cidades participantes no evento sextuplicou. No ano passado, no âmbito do tema « Ar puro para todos», um número recorde de 2 102 autoridades locais assinou a Carta SEM e/ou registou as suas actividades no sítio da campanha www.mobilityweek.eu . Em termos de população, isto traduz-se em 220 milhões de cidadãos em 39 países potencialmente envolvidos na SEM 2008.

Estes números correspondem a um aumento de quase 4% em relação a 2007, com uma boa participação dos antigos e dos novos Estados-Membros da UE, dos países candidatos à adesão e dos países do EEE/ EFTA. O êxito das SEM levou a que o modelo da campanha fosse cada vez mais utilizado por países não europeus, como o Brasil, a Venezuela, a Colômbia, o Canadá, o Japão, a Coreia do Sul e Taiwan, tendo grandes cidades como o Rio de Janeiro, Taipé, Montreal, Yokohama e Quito participado na SEM 2008.

A Semana Europeia da Mobilidade é coordenada por três organizações não‑governamentais especializadas em questões relacionadas com o ambiente urbano: Eurocities, Energie-Cités e Climate Alliance. A Direcção-Geral do Ambiente da Comissão Europeia concede apoio financeiro e organiza os prémios anuais da Semana Europeia da Mobilidade para o melhor programa de actividades e medidas.

Legado duradouro

A Semana da Mobilidade destina-se a mudar os hábitos de transporte dos cidadãos mediante a oferta de alternativas ao automóvel, que respeitem o ambiente. Os cidadãos têm oportunidade de experimentar formas alternativas de transporte e as autoridades locais de testar novos serviços e infra-estruturas. A iniciativa garante um legado duradouro, uma vez que as cidades participantes são incentivadas a lançar, no mínimo, uma medida prática permanente.

Entre os exemplos recentes, contam‑se uma garantia de reembolso para os utentes dos transportes públicos em Frankfurt, caso estes registem atrasos superiores a 10 minutos, e o sítio Web da cidade de Edimburgo ( www.educatedtravel.info/ ) , que incita os cidadãos a analisar as suas opções de transporte, especialmente se frequentam um novo estabelecimento de ensino primário ou secundário ou uma universidade. Em inúmeras cidades, o ponto culminante da Semana Europeia da Mobilidade é um dia sem carros.

Para mais informações, visitar o sítio Web da Semana Europeia da Mobilidade :

www.mobilityweek.eu


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website